Azul e Branco

DSC00450

Em "Salvadô", no dia 2 de fevereiro, comemora-se a Festa do Rio Vermelho. Pescadores levam oferendas ao mar para agradar à rainha das águas e obter boa sorte nas pescarias. Coincidentemente, sexta-feira, como na noite de ano novo, é dia de vestir branco, uma cor pura, para atrair boa energia. Muitos, optam por vestir azul claro, cor atribuída à Mãe D'água. Sexta é, também, dia de comida baiana, frutos do mar e arroz branco.

Em muitas culturas, oferecer comida é uma maneira de agradecer, partilhar boa sorte e abundância. Os indianos acreditam que oferecendo comida, compartilham o que possuem de melhor. Se não me engano em São Paulo, uma vez por ano, italianos e seus descendentes distribuem massas e doces. Para trazer paz e prosperidade, os japoneses distribuem um bolinho de arroz, chamado moti, que deve ser comido no primeiro dia do ano. Foi pensando em tudo isso, que nasceu o "post" de hoje, arroz branquinho, soltinho, símbolo de pureza, fartura, dádiva. E nada melhor como ilustração que a beleza simples do sofisticado arroz Basmati.

Algumas pessoas têm o dom de cozinhar arroz soltinho, qualquer arroz. Eu nunca fui muito feliz. Tentei diversas técnicas e dicas para conseguir bons resultados e nunca me dei por satisfeita. Se me encantava com o arroz de fulano ou de beltrano, pedia a receita, seguia ao pé da letra mas meu arroz saía ligadinho ou durinho, nunca ao ponto. Cheguei a acreditar que era questão de vocação como o "dedo verde" para plantas. Então, depois que casei, descobri o aromático milagroso e meus problemas se acabaram. Hoje, poderia até fazer o teste que aprendi com minha sogra, deixar um punhadinho cair no chão, para ter certeza que nenhum grão permanece grudado. Entretanto, nunca me arrisquei.

9 comentários:

Eli disse...

Minha querida, arroz aqui em casa é feito na panela elétrica para arroz sem óleo e sem sal, creio que você não comeria. risos Mas fica bem cozidinho com um perfume e sabor dos Deuses! Adoro conhecer a cultura dos lugares.

Agdah disse...

Eliana, menina, eu como arroz de qualquer jeito mas tenho essa obsessão por arroz soltinho. Lá em casa todos têm problemas de hipertensão e colesterol e até meu marido também prefere arroz de todo dia sem sal ou óleo.

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu so uso o basmati e faco arroz de preguicoso - na panela, 1 x arroz, 1 1/2 x agua, sal, 1 c cha oleo, alho em po, fogo alto, ferve, fogo baixo, 5 a 10 min. voala! dah sempre certo, nao sei pq. :-)

Agdah disse...

Fer,

Menina, eu tenho que experimentar o alho em pó no arroz.

Lua Limaverde disse...

Tenho uma relação de amor e ódio com o arroz. Não gosto muito, mas acho necessário às vezes. O engraçado é que não gosto de arroz soltinho, prefiro um meio-termo, digamos, um ligadinho-meio-solto (rs). Mas esse da sua foto está com uma cara de estar tão macio... :)

Cinara disse...

Agda, achei hilário o teste da sua sogra! Deixar um punhado de arroz cair no chão, para ver se não continuam grudados... O pior é que faz sentido! ;o) Meu arroz só fica soltinho quando faço aquele parboilizado, tipo Uncle Ben's. Minha sorte é que meu marido ADORA esse arroz! Bjs

Agdah disse...

Luna,
Ligadinho meio solto é "hilário" como diz Cinara.

Cinara,
Até Uncle Ben's não me valeu, menina. Ou saía durinho e ficava com gosto de plástico ou se cozinhava mais, grudava.

Unknown disse...

Agdah,

Te conheci nos comentários da Fer e vim aqui visitar tua cozinha. Adorei o "post do arroz". Fazer o tal arroz soltinho (das sogras e empregadas domésticas) pelo que pude ver nos comentários não é assim tarefa tão fácil, o que me consola, pois também tenho cá minha briga nessa hora. Acho que é uma questão de prática mesmo...de fazer todo dia e encontrar o ponto preferido, dosando a água...ou não...rs...sei lá.

Adorei o teste ensinado pela sogra e também a dica do Basmati. Já ouvi falar dele, mas nunca experimentei. Como curiosa de plantão, experimentarei assim que encontrar esse tipo de arroz por aqui...se encontrar, rs.

Agora vou passear pela tua cozinha - de caneta na mão - pois já vi que vou adorar tudo por aqui.

beijo procê,

ana disse...

Agdah,

Sou eu de novo. Parece que o blogger anda cheio de bugs por causa dessas mudanças. Como você não me conhece ainda, resolvi deixar aqui meu endereço, já que quando se clica no meu nome dá que o meu perfil não pode ser compartilhado...ora essas, que coisa!!

Então, caso você queira fazer uma visita, fique à vontade, ok? Anote aí:
http://brigadeiro-de-colher.blogspot.com/,

beijo,