Experimentos

Lá em casa, nenhuma festividade, estaria completa sem pão delícia. Pãezinhos leves como nuvens, que dissolvem na boca tal qual algodão-doce. Muito saborosos, são polvilhados com queijo ralado e generosamente dispostos em cascata, acompanhando frios, patês e geléias, mas até sozinhos são divinos. Infelizmente, minhas tentativas de recriar essa maravilha, não têm sido bem-sucedidas. Ainda não consegui uma receita infalível que reproduza com fidelidade a textura suave e cremosa dos originais. Mas, vou continuar tentando...

Pãozinho Delícia
1 envelope de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
1 kg de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite morno
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
½ xícara (chá) de óleo de sua preferência
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de manteiga derretida e 100 g de queijo ralado para polvilhar

Prepare o fermento conforme as instruções da embalagem, lembrando de reduzir a quantidade de leite conforme a quantidade de água utilizada na preparação. Agregue aos demais ingredientes em uma tigela e junte a farinha. Misture bem com colher de pau, ou batedeira até que fique consistente. Em superfície lisa, trabalhe a massa. Depois, cubra e descanse por 30 minutos. Divida a massa em 60 porções. Com as mãos sempre bem untadas, modele os pãezinhos em formato redondo ou oval. Coloque-os em assadeira untada e polvilhada com farinha. Cubra novamente e descanse por 1 1/2 hora ou até dobrarem de volume. Asse em forno preaquecido (200ºC), por cerca 15 minutos ou até dourarem levemente. Retire do forno e deixe amornar. Pincele cada pãozinho com a manteiga derretida e polvilhe com o queijo ralado.

3 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

eh um paozinho de queijo ou pao normal? esta com uma cara de estar bom! ;-)

Eli disse...

Menina a sua descrição do pão me deixou babando. hehehe

Agdah disse...

Fer, é um pãozinho normal. O povo chama de pão de festa ou de queijo mas só leva queijo ralado por cima. É bem diferente do pão mineiro.

Eliana, coisa é cá quando a saudade bate e começo a desejar o danado...