Ontem no mercado, enquanto fazia compras, ouvia dois indivíduos conversando em português, concluí que eram paulistas pelo sotaque. Não é que eu tenha ficado ali escutando o papo alheio, mas não tinha como evitar. Minha curiosidade despertou quando falaram animadamente de uma tal "sardela" das cantinas italianas em São Paulo. Para total surpresa deles, acabei entrando na conversa e indagando sobre a iguaria desconhecida.
Segundo me disseram, sardela é uma espécie de patê feito com pimentões vermelhos, geralmente servido com pão italiano. Parece ser um prato ítalo-brasileiro, não muito popular no nordeste. Achei perfeito para acompanhar o pão não sovado, que fiz novamente.
As receitas que encontrei continham anchovas ou sardinhas e algumas até as duas. Escolhi essa, mas acho que testarei outras para comparar. Como algumas pessoas ficaram curiosas em relação à textura e aparência interior do pão, tirei um "close" da fatia.
Sardela
500 g de pimentão vermelho (usei 4 grandes)
1/4 xícara (chá) de polpa de tomate
2 dente(s) de alho
Noz-moscada a gosto
50 g de alici (anchovas)
Molho de pimenta vermelha a gosto
1/2 xícara (chá) de azeite doce (usei menos)
1 folha de louro
Refoguei o alho em pouco de azeite e bati no processador com os pimentões e o purê de tomate. Levei tudo ao fogo para apurar com o louro, mexendo de vez em quando, até aparecer o fundo da panela. Esperei esfriar e temperei com a noz-moscada, alici amassadinho, pimenta e azeite doce. Ajustei o sal e servi com pão.
Menina, que lindo, tanto o patê como a tigela. Pena q meu marido nao curte pimentao... mas eu curto... acho q vou fazer sardela no fim de semana.
ResponderExcluirbjs
Márcia, menina, você já está na ativa?
ResponderExcluirPara acompanhar uma bebida fresca, parece óptimo! :-)
ResponderExcluirFicou ótimo Agda. Eu gosto muito de sardela e a receita esta direitinha.Com esse pao deve ter ficado divino!!
ResponderExcluirachei linda por demais sua tigelainha! uma graça!
ResponderExcluirsegundo meus avós, que são de descendencia italiana, há diferençã entre a sardela e a alichela, a sardela é feita com sardinha e a alichela com aliche, obvimnete...mas por aqui chama td de sardela...mas é tão gostoso q não importa o nome! beijos
Sardela é uma delícia, e servida nesse recipiente, fica um luxo só!
ResponderExcluirbjokas
Agdá, eu e o João amamos sardella, mas eu nunca fiz em casa! Sempre compramos pronta de um lugar bacana que tem em São Caetano (talvez o único - risos).
ResponderExcluirCom pão italiano é maravilhosa, difícil parar de comer!
A sua parece tão saborosa, a cor ficou linda.
Eu também adoro sardela. Minha mãe tem uma receita ótima e original da Itália. Quando encotrar com ela lhe passo a receita. Beijo.
ResponderExcluirAdorei esta receita, e acho que assugestões com sardinha e anchovas também devem ser muito boas. Vou fazer para este fim de semana, mas não sei o que é aliche... pode ajudar-me Ana? :)
ResponderExcluirObrigada!
Agdah,
ResponderExcluirAmei a tigelinha.... a sardela deve ter ficado ótima, mas tenho outra receita que amo e parece mais fácil porque vc bate tudo no liquidifcador: primeiro 3 pimentões vermelhos cortados e 180ml de azeite. depois coloque 2 dentes de alho, 200gr de filés de anchova e 1 pimenta dedo-de-moça, se gostar de pimenta. Depois de batido, ponha na tigela, cubra com filme plástico e ponha na geladeira por um tempo.
É facílimo e fica maravilhosa!!!!!
Bjs
Andréa
Também a mim esta sardela me pareceu muito boa.
ResponderExcluirAté já copiei a receita para fazer um dia destes.
Essa receita cheira-me a Verão!
Elvira, você tem razão.
ResponderExcluirSylvia. Obrigada por conferir a receita. Agora vou provar com sardinhas.
Laila, darling, muitíssimo obrigada pelas informações. Quer dizer que ainda tem "alichela", é?
Sheila, obrigada.
Patrícia, a única opção foi fazer, nunca vi sardela por aqui, talvez tenha outro nome. vou verificar.
Cláudia, menina, promessa é dívida e vou agüardar pacientemente, viu?
Joaninha, é o mesmo que anchovas. Por causa de sua pergunta, fui procurar na Wiki e percebi que a grafia da palavra italiana "alici" estava errada, já fiz as devidas correções. Obrigada.
Af, vou experimentar sua versão. Obrigada
Colher, é bem verão mesmo.
Amiga que maravilha e eu tenho sempre tantos pimentos adorei.um bjs Natércia...
ResponderExcluiraah, isso eh uma delicia!! :-)
ResponderExcluirFiz uma sardela seguindo a receita da Duly 9blog Temperaste)e ficou muito boa, igual a das cantinas italianas de São Paulo. bjo, Nina
ResponderExcluirhttp://www.temperarte.blogger.com.br
Nunca comi, mas agora deu vontade de provar! Ainda mais se for com esse pão...hum...que fome!
ResponderExcluirBjs
Ai, q tigelinha linda!
ResponderExcluirAgdá, que delícia de foto!!! O pão tem uma cara ótima por dentro também...estou ficando muito animada a testá-lo...e a sardela parece deliciosa! Ainda não experimentei, apesar de ser paulista...rsrsr...
ResponderExcluirUm beijo!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Meninaaaaaa, eu sou viciada em pimentões, sejam vermelhos ou verdes ou amarelos. Adoro! E este parece ser uma excelente receita para a minha gula de pimentos.
ResponderExcluirAdorei mesmo! e esse pão... ai ai!
Beijinhos doces!
Esse pão é realmente uma mão na roda e o melhor de tudo, delicioso! Agora fiquei aqui a imaginar você entrando na conversa dos dois! rsss
ResponderExcluirAdoro pimentão mas infelizmente não me cai bem, mesmo assim me deu uma vontade louca de comer um bocadito do seu! ;-)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSardella também é muito apreciada por aqui. :) Adorei ver o close do pão! Obrigada viu?!
ResponderExcluirQue graça esta sua louça! E com este pão, yummy! Nunca fiz sardella, estou tentando elaborar um cardápio para visitas amanhã, vou tentar fazer, com o trabalho em excesso eu fico só sonhando com cardápios, na hora corro e compro a maior parte. Espero que logo volte a ter tempo... Bjs!
ResponderExcluirAdorei seu blog. Eu encontrei essa receita, fiz e ficou muito bom:
ResponderExcluirIngredientes:
4 dentes de alho picados
2 cebolas picadas
6 pimentões vermelhos assados sem a pele e as sementes
100 g de sardinhas anchovadas
1 xícara (chá) de azeite e óleo
1 colher (sopa) de páprica picante
Modo de fazer: Assar os pimentões no forno, virando para que assem por todos os lados. Retirar a pele e as sementes, picar e refogar no azeite e óleo com os outros ingredientes. Bater no liquidificador até virar uma pasta.
Tirei do blog http://teresasilvestri.blogspot.com/