Thoran de Feijão-da-China

payar1


Enquanto, Dada prefere ser vegetariano, minha família inteira é carnívora. Para nós, qualquer refeição requer muita, muita carne, frango, peixe ou algo que o valha. Não há tempo ruim para churrasco e todo dia é dia de carne. Salvo a Sexta-Feira Santa em que consumimos apenas frutos-do-mar. O café-da-manhã que nos deixa feliz tem carne seca, carne-do-sol, carne assada ou preparada em tachos de barro no fogão a lenha.

Eu já me habituei a esse "jeito vegetariano dele de ser" e busco alternativas para oferecer no cardápio. O pessoal lá de casa, no entanto, não consegue nem imaginar a vida sem carne.

O feijão-da-china é aquele utilizado para produzir o broto de feijão ou moyashi.

Thoran de Feijão-da-China

1 xícara (chá) de feijão-da-china demolhado
1 pimenta vermelha seca espedaçada
1 pimentinha malagueta
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra (opcional)
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
1/4 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
Folhas de curry
Sal
Óleo

Cozinhe o feijão em água suficiente para amaciar bem e deixar sem caldo. Se preferir os grãos mais inteiros, cuidado para não cozinhar demais. Esse feijão cozinha bem rápido. Moa os grãos de pimenta-do-reino, cominho, alho e sal. Aqueça um pouco de óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando começarem a estalar, acrescente a pimenta vermelha seca e as folhas de curry. A seguir, junte a cebola picada e deixe dourar. Agregue a mistura de alho e deixe refogar bem. Coloque o açafrão-da-terra e coco ralado e mexa sem parar até ficar como uma farofa. Junte essa mistura ao feijão cozido quente, mexendo cuidadosamente. Ajuste o sal e retire do fogo.

12 comentários:

  1. Agdá,
    Suas receitas maravilhosas, sobretudo estas bem condimentadas, estão me deixando tão louca que, mais uma vez, ainda antes de tomar o pequeno almoço (café da manhã), vim a correr para o computador espreitar a sua receita. Estou a ficar viciada neste blogue!

    ResponderExcluir
  2. Estou com a Pipoka, as suas receitas de legumes condimentados, deixam-me a salivar.

    Eu tenho em casa um carnivoro inveterado, uma "piolha" que não come carne vermelha, e eu que gosto de tudo. Resultado: refeições variadas na tentativa de agradar a "gregos e troianos".

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Também adoro o toque diferente que você dá aos legumes, Agdá - eles ficam deliciosos, aposto!

    ResponderExcluir
  4. Bonito esse seu carinho para agradar o maridao vegetariano.
    Ah, ja visitei sim o jardim das rosas aqui em SJ, e voce? Vale a pena eh lindo.
    O Cafe Brazil em Santa Cruz, conheci atraves da filha de um casal amigo, que morou la enquanto era estudante na UCSC, alias o lugar eh muito frequentado por estudantes.

    ResponderExcluir
  5. ah, esqueci de dizer obrigada pelas bodas, agora 4 anos.

    ResponderExcluir
  6. Mas ke RICO tempero! Ando a ficar inspirada pelas suas receitas e a aventurar-me nuns temperos diferentes! Bjnhos!

    ResponderExcluir
  7. Mas ke RICO tempero! Ando a ficar inspirada pelas suas receitas e a aventurar-me nuns temperos diferentes! Bjnhos!

    ResponderExcluir
  8. Receitas sempre diferentes, inovadoras e certamente deliciosas!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de falar no comentario anterior que amei a cara nova do blog.Nao conheço feijão-da-china.vou dar uma pesquisada por aqui. parece muito apetitoso.

    ResponderExcluir
  10. Adorei ! Aqui em casa todos sao carnivoros menos eu ! E até que tenho conseguido suprimir carne de algumas refeiçoes e o marido tem aceitado...bjs

    ResponderExcluir

Ultimamente, ando sem tempo de responder aos comentários, mas leio todos e tento esclarecer todas as dúvidas que surgem assim que possível.