Dahi Vada

DSC02719

Esse bolinho de feijão-da-índia, servido com iogurte e chutney de tamarindo é uma das especialidades de minha vizinha. Segundo ela, esse é o típico "fast food" indiano e comida de rua lá é assim.

DSC02690

Para preparar o chutney é só misturar o tamarindo descascado, ou o concentrado, um pouco de água, açúcar mascavo, cominho e pimenta vermelha em pó e ferver até engrossar. As quantidades ficam a critério, mais doce ou mais picante, conforme a preferência. Algumas pessoas adicionam tâmaras para enriquecer o sabor e a consistência do chutney.

Dahi Vada

1 xícara (chá) de feijão-da-índia demolhado
2 colheres (chá) de gengibre ralado
Pimenta malagueta a gosto
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio (opcional)
Sal

Moa bem o feijão, o gengibre e a pimenta malagueta até formar um creme espesso e uniforme. A massa não deve ficar agüada. O segredo é deixá-la leve e bem aerada. Adicione sal e o bicarbonato de sódio, se usar. Com duas colheres, modele os bolinhos e frite-os em óleo quente até dourarem. Coloque-os em uma tigela com água fria, deixe que fiquem submersos por alguns segundos e retire. Reserve.

Sirva os bolinhos com iogurte levemente temperado com sal, chutney de tamarindo, cominho em pó, pimenta vermelha em pó (ou páprica como alternativa menos picante) e folhas de coentro picadas por cima.

19 comentários:

  1. Achei esta receita um luxo, Agdá! Deve ser uma explosão de sabores e perfumes! Hummm!
    E esta toalha??? Fiquei apaixonada, linda de viver! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina que receita um luxo mesmo não conheço mas adurei.um beijo Natércia...

    ResponderExcluir
  3. k bom aspecto amiga...mesmo uma delicia k preenche aki o meu ecrã....bjokas

    ResponderExcluir
  4. Hó meu Deus.... eu saio sempre daqui babando!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Agda, vc esta ficando uma especialista em comida indiana, comeceia s gostar pelas suas receitas deliciosas
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina que coisa mas chique?! Eu não conhecia mas tenho que te falar que adoro vir aqui pois sei que sempre, todos os dias vou aprender algo novo.:)

    ResponderExcluir
  7. Fico imaginando o gostinho do bolinho de feijão com o molho de iogurte... bem exótico, hein?

    ResponderExcluir
  8. Tô com a boca cheia de água.
    Que luxo de receita!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. ai Agdá...que delicia! adorei os bolinhos e o chutney...agora tenho uma boa utilidade pra uma pasta de tamarindo que esta em casa pedindo pra ser usada! bjos

    ResponderExcluir
  10. Queria eu encontrar uma comida de rua assim!

    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  11. Está espantoso! Tenho que ir pesquisar sobre esse feijão-da-índia, para poder fazer a receita.

    bj

    ResponderExcluir
  12. Akemi, você acertou em cheio. É uma explosão de sabores.

    Natércia, só resta provar.

    Cris, obrigada.

    Belinha, o que é "ecrã"???

    Dani, eu também.

    Pimpona, isso é bom sinal, Creio eu.

    Sylvia, menina, tomara... Quem sabe algum dia...

    Eliana, você me deia sem jeito.

    silvia, como tudo na culinária indiana.

    Karla, deve ser o tamarindo.

    Laila, use logo, menina.

    Nina, aqui tem bastante.

    Pipoka, tem mercado indiano aí? Segundo Márcia, em Lisboa, há um tal Mercado Martins Moniz que tem produtos indianos.
    Mas como minha geografia de Portugal é duvidosa, vou parar por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Era aí mesmo que estava a pensar averiguar. Vc está bem informada! O Martim Moniz é uma zona de Lisboa - fica no centro da cidade -onde há muitos emigrantes africanos e asiáticos e onde existem muitos supermercados asiáticos e indianos (bons e baratos).

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Mais uma receitinha diferente para eu testar, adorei os ingredientes ! E as fotos estao divinas ! bj

    ResponderExcluir
  15. Você está arrasando nas fotos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Agdá, sinceramente não consigo imaginar o sabor desta iguaria, não conheço o tamarindo, apesar de ter aqui, mas não é muito comum no sul, é mais para o norte , nordeste. E a combinação é uma incógnita!!!!?!?

    ResponderExcluir

Ultimamente, ando sem tempo de responder aos comentários, mas leio todos e tento esclarecer todas as dúvidas que surgem assim que possível.