Hoje foi o início do horário de verão aqui. Embora a rotina não mude muito, eu demoro a acostumar e fico completamente atrapalhada nas primeiras semanas. Esse pão macio (que até se desmancha na hora de cortar) é um dos favoritos no café-da-manhã aqui em casa.
Costumo prepará-lo quando tenho visitas e todos adoram. Dada sempre prefere mais docinho e por isso, aumento as quantidades de açúçar e canela no recheio. Vale o critério de cada pessoa.
Ultimamente, pela praticidade, venho sovando a massa na máquina de pão, mas antes de adquirí-la, fazia manualmente com os mesmos resultados. A mistura para pincelar, conforme estipulada na receita, rende muito e acho desnecessário usar o ovo inteiro.
Pão Doce com Canela
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (usei azeite de oliva)
1/3 xícara (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de água morna
1 pacotinho de fermento para pão (2 1/2 colheres de chá aproximadamente)
3 colheres (sopa) de açúcar granulado (mais para o recheio)
2 ovos (1 para a massa e outro para pincelar)
2 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo (uso sempre a especial para pães)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó (eu acrescento mais)
Misturei o fermento, a água morna, um pouquinho do açúcar e deixei descansar por 5 minutos até fermentar.
Coloquei os ingredientes na panificadora. Primeiro o leite, o azeite de oliva, o ovo ligeiramente batido, o fermento reservado. Em seguida, adicionei 1 colher (sopa) o açúcar, a farinha e o sal. Programei a função apropriada para o preparo e descanso da massa.
Antes do ciclo terminar, preaqueci o forno, 200 C, untei uma forma de bolo inglês, preparei o recheio misturando o restante do açúcar e canela.
A consistência da massa estava boa. Coloquei em superfície untada com óleo e abri com um rolo untado, formando um retângulo. Pincelei com um pouquinho de azeite doce (manteiga para quem usá-la), só para ajudar a fixar o recheio. Enrolei bem apertadinho como se fosse um rocambole e coloquei na forma com a extremidade para baixo. Deixei crescer coberto, em lugar fechado, até dobrar de volume (cerca de 45 min). Pincelei cuidadosamente com ovo batido e leite. Levei ao forno (180 C) até dourar, no meu forno 25 min. Retirei do forno, deixei descansar por 10 min antes de desenformar. Só cortei depois de quase frio.
Maravilho o teu pão adorei um beijo. Natércia:))
ResponderExcluirO horario de verao termina semana que vem aqui. :)
ResponderExcluirAdoro pao doce com canela
Que lindo fica o recheio com a espiral de canela. Fiquei impressionada com o rendimento da massa - a quantidade de ingredientes é pequena, e dá um pão de bom tamanho.
ResponderExcluirAdoro pão, adoro canela. Logo: Receita anotada!
ResponderExcluirBeijocas
Muuuuuito bom, adoro fazer pão,(bom, comer também, é lógico) e docinho com canela, é bom demais!
ResponderExcluirBeijinhos,
Também gosto muito de pão com canela. É só ter um tempinho para testar este!
ResponderExcluirLindo, esse pão ficou simplesmente lindo... e apetitoso... ummmmm
ResponderExcluirHummm esse eu farei!
ResponderExcluirBeijos
ai q charmoso ele!!!todo pomposo...hummm bela receita! bjs
ResponderExcluirQue pão lindo e fofinho, fico imaginando o cheirinho de canela. Deu vontade de pegar uma fatia.
ResponderExcluirbjs e uma semana bem feliz p/ vc.
Ficou lindo! Adorei o desenho que o recheio formou no pão!! E canela sempre dá um toque especial às iguarias! :)
ResponderExcluirO desenho da canela por dentro ficou uma graça. Perfumado...
ResponderExcluirbjo,
Nina.
Deve ser realmente muito bom. A canela dá um sabor bom apetitoso e com um cházinho deve ser mesmo uma maravilha.
ResponderExcluirboa semana
Agdá, pão caseiro e com canela? Também quero uma fatia. :)
ResponderExcluirFaço pão enrolado mas nunca recheio com canela,fica bem diferente. Gostei da idéia.
ResponderExcluirBjs!
Ando há imenso tempo para comprar uma máquina de fazer pão e quando encontro receitas assim como esta fico cheia de pena de ainda não a ter comprado!
ResponderExcluirbjs
adoro esse tipo de pão, até lhe sinto o cheiro a canela.
ResponderExcluiradoro esse tipo de pão, até lhe sinto o cheiro a canela.
ResponderExcluirO pão está maravilhoso, e com canela é covardia eu tenho que correr pra fazer logo, logo!
ResponderExcluirParece mesmo um pão mármore!
ResponderExcluirQue bom...
Beijos.
Maravilhoso...
ResponderExcluirEssa foto está divinal :-)
Lindo e tem uma textura ótima esse teu pão!!!
ResponderExcluirabraços
além de gostoso ficou lindo...
ResponderExcluiradoro receitas de pão.. e esta parece realmente simples.. vou experimentar :) bjkas dani
Agdah....
ResponderExcluirQue luxo....sou amante passional da canela....demais.
Quanto ao feijão amarelo aqui no Québec é chamado de haricots canary jaune (yellow canary beans).... ele é amarelinho e muito saboroso.
Bjcas para ti.
Hummm!
ResponderExcluirAdoro pão doce com canela!!!!
Receita anotadissima!
Ontem foi dia de pão ;)
Bjs
Nossa, que maldade esse pãozinho.
ResponderExcluirTem como comprar ingresso pra esse café da manhã aí?
Ficha 1!!!!
hummmm..pão..fresquinho com canela?é covardia..rss..tudo de bom..lindo!!!
ResponderExcluirO visual de seus pratos é o máximo, a produção das fotos tbm ...
ResponderExcluirUm beijo grande
Jê
gostei muito deste pãozinho e ainda por cima tem canela , especiaria que adoro..e tem um aspecto dellicioso..Amor e Sabores
ResponderExcluirisso parece mesmo um folar doce de canela que se vende aqui na minha zona e que eu sempre quis ter a receita... agora já tenho
ResponderExcluirobrigado
Que pao lindo Agda!
ResponderExcluirMeu filho adora cinnamon bread, cinnamon rolls... vou fazer um dia desses p/ ele!
Beijos!
Ana
Olá Agdah, aqui está uma bela receita para ensaiar na minha máquina.
ResponderExcluirBeijo.
Teu pão está lindo! Bj
ResponderExcluirOlá! O aspecto do pão ficou lindo! Não resisti e experimentei hoje a receita que foi aprovadíssima! Pretndo publicá-la no meu blog na próxima semana. Posso colocar a referência da receita com um link para cá?
ResponderExcluirUm abraço,
Maria.
www.digamaria.com.br