Arroz em Folha de Banana

arroz1

Eu ainda não consegui voltar ao blog de vez. Estou às voltas com algumas atividades minhas e de Pisquilinha. Depois da neve, ela agora inventou de aprender a patinar no gelo. Tenham paciência que aos pouquinhos voltaremos ao normal.

arroz2

Sempre que retornamos de Salvador, Dada me fala que não quer ver carne, de espécie alguma, por um bom tempo. Eu acho bem mais fácil planejar e preparar refeições vegetarianas. Esse arroz é simples e muito perfumado. Dá para perceber que Pisquilinha ajudou?

A palha (folha) de banana acrescenta um sabor e aroma todo especial. Me faz lembrar do abará na Bahia. É fácil encontrar as folhas congeladas aqui, mas dizem que papel de alumínio também serve se feito no forno em vez do vapor. Vale a pena tentar.

arroz5

Depois, é só deixar o pessoal abrir... e tchan, tchan, tchan, tchan...

arro4

Mãos à obra.

arroz3


Arroz em Folha de Banana

Arroz branco cozido (
usei umas 4 xícaras)
1 tomate maduro, sem sementes
1 colher (chá) de grãos de mostarda preta
Folhas de curry (
opcional)
1 cebola média ralada
2 dentes de alho (
mais, se preferir)
Pimenta malagueta vermelha, a gosto
1 colher (chá) de gengibre ralado (
ou a gosto)
2 colheres (sopa) de coco ralado

Passe o tomate no processador. Reserve. Passe, a cebola, o alho, a pimenta, o gengibre e o coco (juntos). Deixe formar uma mistura fininha. Aqueça um pouco de óleo (eu uso azeite de oliva) e coloque os grãos de mostarda. Quando pipocarem, acrescente as folhas de curry e logo em seguida, o creme processado. Deixe reduzir um pouco e junte:

1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma)
2 colheres (chá) de sementes de coentro moídas
1 colher (chá) de sementes de cominho moídas
1 baga de cardamomo moída
Sal a gosto

Mexa sempre e quando formar uma pasta espessa, acrescente o purê de tomate processado.
Deixe evaporar novamente, mas não permita que a mistura fique muito seca. Arrume um pouco de arroz em pedaços de folha de banana, coloque a mistura de condimentos por cima e, com cuidado, feche os pacotinhos. Antes de servir, cozinhe no vapor por uns 15 ou 20 min.
Adaptado de: Arundathi

24 comentários:

ameixa seca disse...

O embrulho é lindo... agora aguardo para ver o que tem lá dentro :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!

Esses embrulhinhos de arroz especiado em folha de bananeira ficam com uma apresentação linda!!

Embora ainda não tenha conseguido por todas as fotos e eu não possa ver o aspecto do interior, imagino que fiquem com uma cor e um sabor fantásticos!

Luís Pontes disse...

Um bom "regresso" para si.
Esta é daquelas com que, por aqui, onde só chegam as bananas, mas não as folhas, só podemos ir sonhando...

Nani disse...

Oi!!! Que bom que voltou e ai como foi o passeio pela Bahia?
Excelente receita, lá pelo lado da casa de minha avó eles fazem broa na folha do arroz e realmente o sabor muda, fica bem mais gostoso!
Beijinhos e ótima semana!

Natércia Ramalho disse...

Minha querida primeiro as primeiras coisas!E penço que a filha é o mais importante...ficou lindo um beijinho...

ameixa seca disse...

Fica ainda mais bonito quando é aberto :)

laila radice disse...

além de lindos devem sre super saborosos!

q bom q retornastes! super bjo e um lindo 2009!

Valeria disse...

Agdá Um bom retorno!!Hummm e voltou com a corda toda!!acho que só poderei tentar com o aluminio mesmo porque folhas da banana por aqui!!impossible!!
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Achei interessante você achar folha de bananeira congelada para comprar,eu nunca iria imaginar...
separei uma receita de peixe para fazer na folha de bananeira, deve ficar muito bom. O arroz ficou com um ótimo e delicioso aspecto.Não dá para deixar de ficar curiosa.
Bjs!

Eduardo Luz disse...

Ôpa, bom retorno!
Pergunta : precisa ser folha de bananeira ou pode ser alguma similar tal como uma palmeira ?
Abs.

Téia disse...

Queridíssima Agdá, que bom que voltou, estava fazendo falta...Ir à Salvador é sempre maravilhoso, não é mesmo? Amo, ô lugar e pôvo únicos. Bem, a receita linda e diferente como sempre, com um super toque baiano, ai, ai, comia umas 2 agora mesmo. Welcame back darling. Kisses...

Axly disse...

Que delícia de receita!
Acho que amanhã mesmo eu vou preparar^^
Kisss!

Joaninha disse...

Agdá, antes de mais um excelente ano para si e para todos os "seus"! :)
Estes embrulhinhos de arroz ficam sem dúvida muito bonitos. mas acima de tudo fiquei especialmente curiosa com a mistura dos sabores do arroz e do coco ralado... mmmmm...
Beijinhos

Emília disse...

Agda, voltou com uma receita especial!! Ficam lindos embrulhados, e está lindo o lacinho que a Pisquilinha fez!rss
Não tenho idéia do aroma, pois nunca provei nada feito com a folha de banana, mas só pela aparência já me ganhou!!
Beijinhos

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abencoe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Mari disse...

Eita! Voltou e ainda por cima com uma super receita. Amei!

Unknown disse...

Agdah,
bom regresso. Estes embrulhinhos devems er uma delícia. Aqui em Portugal julgo não haverem esses folhas. Experimentarei em alumínio.
Beijinhos.
Susana B.

Anny disse...

Agdah:
Que bom você por aqui!
Bom retorno. Suas receitas sempre me parecem maravilhosas. Vou esperar meu filho chegar para fazer esta receita para ele.
Beijos.
Bom fim de semana.

minhas fotos disse...

gostaria de comprar uma panela eletrica Crock Pot no Brasil. Você tem notícia em como posso consegui-la?

Agdah disse...

Minhas fotos, talvez aqui

Nysa disse...

gostei muito desta maneira diferente de apresentar arroz. vou anotar, pois já há muito que queria fazer algo em folhas de banana. beijocas ;-)

Arundathi disse...

So glad you liked it :) It's one of our favorites!

Enio Rodrigues disse...

Maravilhosa receita, Agda.
Esta é a minha primeira vez que visito este blog. Minha intensão é pesquisar cada vez mais sobre a importancia da folha de bananeira na culinaria mundial. Por favor, me informe sobre esse lugar que vende folhas congeladas (site, endereço, tel, etc).

Strawberry Pepper disse...

http://strawberrypepper.blogspot.com/

Receitas, saude, dicas culinarias, lugares interessantes para comer! E alternativas saudaveis!
E é claro muito amor pela gastronomia!
Vêm, da uma passada na minha cozinha!