Pulissery de Abacaxi

pinec1

A praticidade do pronto ou semi-pronto é inegável. Cada dia aparecem mais produtos que "facilitam a vida". A indústria é criativa e sempre favorece a praticidade, mas depois que passei a ler os rótulos, me converti. Hoje, eu busco opções que estejam ao meu alcance e sejam menos processadas.

pinec2

Eu não critico a opinião alheia, mas só por que certos produtos existem e são populares, não significa necessariamente que sejam ideais para mim e minha família.

pinec4


Pulissery de Abacaxi

Abacaxi em cubos a gosto (eu usei umas 2 xícaras, sem o miolo)
1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
Sal

Cozinhe até que o abacaxi fique macio. No processador (
ou liquidificador com um pouco de líquido), bata:

3 colheres (sopa) de coco ralado (
ou mais, se preferir)
1/2 colher (chá) de cominho moído
1 pimenta vermelha seca

Acrescente ao abacaxi cozido e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e adicione:

1 1/2 xícara de iogurte natural (
quanto mais azedinho, melhor)

Misture bem. Aqueça um pouco de óleo:

1/2 colher (chá) de grãos de mostarda preta
1/2 colher (chá) de sementes de feno grego (opcional)
1/4 colher (chá) de assafétida
3-4 folhas de curry

Junte a mostarda primeiro e depois que pipocarem, acrescente as folhas de curry (se usar), e o restante dos ingredientes. Coloque por cima do pulissery. Ajuste o sal. Sirva como acompanhamento de curries secos e arroz branco.
Adaptado de: Budding Cook

16 comentários:

Axly disse...

Menina, que receita diferente!
Adorei, deve ficar mesmo demais com arroz...
Eu também não sou fã de coisas tolas que estão na moda, tem que ter conteúdo.
Kisss^^

A União Faz a Vida disse...

Agdá, eu adoro essas tuas receitas cheias de especiarias.
Tu sabes que antes eu comprava tudo pronto, pois desde que comecei a fazer em casa (os caldos, por exemplo), me rendi também. O sabor é outro!
:)

Téia disse...

Agda querida, você é a originalidade em pessoa. Olha que gosto de coisa excentricas, mas fico km atrás de você. Isto me apeteceu demais com um curry de frango. Ai, ai...Bj grande.

ameixa seca disse...

Nem consigo imaginar o sabor, aroma deste prato. É tudo tão diferemnte, tão além do que consigo imaginar... fico impressionada com estas misturas :)

Odete disse...

Menina tenho comprado uns abacaxis muito bons,vindos da Costa Rica, organicos e de bom preco.
Adoro pratos com frutas e fiquei imaginando o sabor delicioso desse ;>)

Luciana B. disse...

Agdá, obrigada pela visita, fiquei muito honrada :) Eu adooooro suas receitas!
Que receita interessante, estou bastante na fase das comidas indianas.
Um abraço!

Laurinha disse...

Saudades de vir aqui! Tb estava de férias... vou me aualizando aos poucos...

Esta massa aí de baixo com recheio de queijos, adorei! ainda ontem misturei abobrinha e fiz torta... delícia! qdo der, preparo o post e publico...

Beijinhos

Nereime disse...

Hum ....Agdá tuas receitas sempre me surpreendem!!!!Este prato com abacaxi me encantou.
abraços

Nani disse...

Nossa que receita de nome esquisito mas com jeito de ser muitoooooo gostosa. Humm fiquei querendo provar. Eu não gosto muito de produtos industrializados devido seus mil e lá vai conservantes. Não fazem nada bem a nossa saúde.
Beijos

Karla disse...

hmmm mais uma receitinha com abacaxi. Adorei :)

Claudia Rumi disse...

Comprei vários condimentos pois muitos nunca tinha usado o que vc cita e qdo achei que estava pronta para qq receita sua , agora vem mais um: assafétida!!!Achei muito diferente esse prato.Muito bom!!Vamos lá.
bj
Claudia

Cris disse...

Comprei feno grego só por causa de suas receitas :-) Bjs!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Sempre a aprender...os nomes das suas receitas conseguem sempre surpreender-me e dár-me voltas à cabeça!!...
Este Pulissery de Abacaxi é mais um daqueles pratos de aspecto fabuloso (as suas fotos são sempre bonitas) e que deve ter um sabor completamente fora do normal...fico curiosa!

Quanto ao seu texto, também estou do seu lado! Evito ao máximo comidas processadas e analiso cada rótulo com a máxima atenção, antes de comprar alguma coisa nova no supermercado.
Não há nada como fazermos a nossa própria comida e sabermos tudo o que ela contém!...
"se eu não gostar de mim, quem gostará?!"

Beijinhos!

Eduardo Luz disse...

Só você pra me fazer usar o meu feno grego e a minha assafétida !! rs
Como você definiria umproduto menos processado ?
Abs.

Nysa disse...

esses ingredientes devem dar um ar bem oriental à abacaxi! nunca tinha vistoe e deve ficar muito bem como sobremesa para comeres indianos. beijocas

Fabrícia disse...

Imagino o sabor das especiarias com o abacaxi ... melhor do qe magnar seria provar....vou colcar em pratica com certeza.
Bjs.