Aloo Gobi com Ervilhas

aloo2

Típico da região de Punjab, no norte da Índia, aloo gobi (batatas com couve-flor) é um dos curries vegetarianos mais conhecidos. Enquanto eu adoro a variação com ervilhas (aloo gobi mutter), Dada não quer nem ouvir falar delas.

amchur

Há muitas receitas diferentes, com ou sem cebolas, alho, tomates, coentro verde e até com assafétida, mais usada no sul do país. Muitos enfatizam que o aloo gobi tradicional deve ser seco, sem caldo e a proporção das hortaliças e especiarias também pode mudar conforme o gosto. A versão que mais nos agrada leva sementes de cominho inteiras e manga verde em pó (amchur/amchoor), que pode ser substituído por suco de limão.

Resolvi pegar o filme Driblando o Destino (Bend it like Beckham), para revermos depois do jantar. Soube que no DVD do filme há uma cena extra demonstrando a preparação do aloo gobi.

Aloo Gobi com Ervilhas

1/2 cabeça de couve-flor (raminhos separados)
2 batatas grandes cortadas em cubos grandes

1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
2 colheres (chá) de sementes de coentro em pó
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó (cúrcuma)

1/4 colher (chá) de pimenta vermelha em pó (chili)
1 colher (chá) de amchoor (manga verde em pó ou suco de limão)

1/2 colher (chá) de sementes de cominho inteiras
2 pimentas malaguetas cortadas ao meio
1 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
1 folha de louro

1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto

Junte o açafrão, a pimenta em pó, o coentro e o amchoor, ou suco de limão, com de água suficiente para formar uma mistura rala. Aqueça o óleo e coloque as sementes de cominho, quando começarem a estalar, adicione a pimenta malagueta e o gengibre. Em seguida, acrescente a mistura de especiarias e a folha de louro. Deixe ferver e secar um pouco e as especiarias começarem a ficar aromáticas. Adicione primeiro as batatas. Misture bem e coloque um pouquinho de água quente só para que cozinhem devagar no vaporzinho. Tampe e deixe em fogo baixo mexendo esporadicamente. Quando estiverem quase amaciando, na metade do cozimento, coloque a couve-flor, mexa, tampe e deixe cozinhar até amaciar a gosto. Antes de retirar do fogo, coloque as ervilhas, dando tempo suficiente para que cozinhem. Sirva com arroz ou chapatis.

13 comentários:

Marizé disse...

Este caril de legumes encantou-me.
Também gosto muito de ervilhas, um dia destes vou testar.
Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Gosto muito de batata e também de couve-flor - parece ótimo, Agdá!

Cris disse...

Gostei da combinação e dos ingredientes exóticos que você usa, manga em pó é novidade. Bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Que comidinha apetitosa, Agdá.
Já tá anotada!!!
Bjs

anna disse...

Realmente os teus ingredientes são sempre para me deixar de boca aberta...
Mesmo não sendo muito fã de vegetais adorei este caril!
Beijokas.

Brites disse...

Adorei este prato que desconhecia em absoluto! Fiquei rendida! Beijinhos!!

Alessander Guerra disse...

A cozinha indiana é tão rica em especiarias, né? Juro que preciso me dedicar a descobrir esses sabores que conheço bem pouco.

Seu blog é sempre "alimentar instrutivo"

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Silvia Arruda disse...

Adorei a dica. Com ctz vou fazer esse prato em casa! :)

Natércia Ramalho disse...

Agdah maravilha a sua receitinha prazer tambem já tinha saudades.um beijinho Natércia...

Agdah disse...

Marizé, teste mesmo e depois diga se gostou.

Patrícia, a combinação é perfeita.

Cris, o crédito é todo dos indianos.

Dani, que bom que gostou.

Anna, eu até que gostaria de ser a criadora das invençòes e combinações de especiarias mas o crédito é dos indianos.

Brites, espero que goste.

Alessander, obrigada. mas a Índia é mesmo um mundo de especiarias e sabores exóticos.

Silvia, "batata".

Natércia, é uma boa variação para a batatinha de todo dia.

Beatriz Belliard disse...

tb vou adorar com ervilhas ! mais uma recetinha anotada ! apresentaçao divina como sempre ! bjs

Ana disse...

Oi!!
Posso te perguntar uma coisinha?? (ja perguntando...! hehe!)
Vc tem descendencia indiana??
Pergunto pelo seguinte, tenho experimentado bastante com a culinaria indiana, pois eu gosto muuuito da comida em sua complexidade de sabores, eh demais de aromatico os pratos indianos e isso me fascina.
Porem, eu ainda acho tudo bem spicy e procuro fazer o maximo em casa p/ poder diminuir o heat level (s/ tirar o sabor, claro!).
Essa semana comi em um restaurante indiano e mais uma vez amei os pratos, tudo tao flavorful, sabe?!!
Eis q comemos uns pratos e adoramos (meu marido e eu), e eu queria fazer em casa, mas nao tenho receitas e as q encontro nao sei se serao par e tao autenticas como as q experimentei no lugar q comemos.
Vc teria algum livro de receitas indianas bem bom p/ me indicar??
Ou melhor, receitinhas ja testadas e aprovadas?!! Hehe!!
Meu e-mail eh: anacardia AT nc.rr.COM
Qualquer coisa me escreve e ai te conto os pratos q comi e adorei!
Muito obrigada e desculpe a exploracao......!!!
Beijos!
Ana

Beatriz Belliard disse...

Fiz este prato, amamos, e o cheirinho que ficou na casa enquanto eu preparava, hmmmm, obrigada, uma delicia ! bjs