Horchata

hor2

Quando éramos pequenos, costumávamos beber água de arroz. Minha mãe sempre disse que os mais velhos consideravam esse hábito muito saudável. Durante a gestação com hiperemese, poucas eram as coisas que eu conseguia tolerar, entre elas água d'horchata.

hor1

Aqui na Califórnia, não é tão comum, mas em qualquer taqueria de Chicago é possível encontrar essa bebida refrescante e deliciosa, com saborzinho de canela, que muitas vezes me servia de alívio.

Horchata

1/2 xícara (chá) de farinha de arroz (arroz inteiro, moído até virar pó)
1 xícara (chá) de amêndoas sem pele
1 pauzinho de canela
4 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 colher (chá) de baunilha

Junte a farinha de arroz, as amêndoas e a canela. Adicione metade da água e leve à geladeira coberto até o dia seguinte. Passe no liquidificador até ficar bem uniforme. Adicione a outra metade da água (ponha mais se preferir até atingir a consistência desejada), o restante dos ingredientes e continue a bater. Coe em peneira bem fina ou coador de pano. Sirva bem gelado ou com gelo.
Fonte: Food Network

20 comentários:

colher-de-pau disse...

Conheço a Horchata, mas nunca me tinha passado pela cabeça que se poderia fazer em casa!
Parece tão deliciosa como a de compra!

Sheila disse...

Super diferente, nunca imaginei uma bebida assim =)
e tbm achei bacana poder fazer em casa, parece bem simples

qualquer tipo de arroz serve?

Marizé disse...

Que bebida tão original, não conhecia mas parece-me ser deliciosa.

Juliana disse...

Seu blog é uma oportunidade de eu conhecer coisas novas de um jeito muito agradável, tanto pelos textos quanto pelas fotos.
Obrigada
Beijinhos!

virtual chef disse...

Nunca tinha ouvido falar e parece-me simples e gostoso!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá,
estás sumida mesmo!!! Correria é fogo!
Mas sempre dou um jeitinho de vir te espiar e ver as delícias que posta! Você é uma chef incansável...não sei como dá conta de casa, filha, marido, receitas elaboradas e outras tarefas! Guerreira!
Experimentei Horchata quando morei nos EUA (fronteira com México) e achei bem diferente, mas depois nunca mais tomei...tive um flashback moment!
Olha que legal que achei: According to Sophie Coe in America's First Cuisine's, horchata was an old-world drink brought to the new world by the Spaniards and later enjoyed too by the Aztecs. In Spain horchata was made with with ground melon seeds but given the seeds were not available in the new world the Spaniards substituted the readily available squash seeds. Later almonds and rice were brought to the new world and incorporated into the drink as it is prepared today.
(fonte:http://www.gourmetsleuth.com/horchata.htm)
Beijitos!

valentina disse...

Não conhecia horchata Agdá. Adorei saber. Acho que vou experimentar em casa.

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Deve ser uma delícia, eu costumo beber uma coisa parecida: "chicha de arroz" tradicional na Venezuela, leva também arroz e canela, mas leva cravinho e não baunilha, e também se bebe fresquinho. Uma vez que adoro baunilha, vou ter de experimentar esta sua bebida!!!
Como sempre, parabéns!

Odete disse...

Agda, parabens, muito bom o seu blog. Atraves dele estou conhecendo coisas novas e interessantes. Vendo blogs interessantes assim como o seu, me inspirei e resolvi ter um tambem. Acho que vai ser muito bom trocar experiencias por esse meio.
bjs
Odete
http://paprikanafeijoada.blogspot.com

Heidi disse...

Achei muito diferente Agdá, e como deve ser refrescante esta bebida!

Patricia Scarpin disse...

E eu lavava o rosto com água de arroz, amiga, pois diziam que servia para remover sardas. risos

Que bebida diferente, gostei!

Cris disse...

Também não conhecia! Será que a nossa arrozina substitui, é da marca maizena. Obrigada! bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Os japoneses costumam usar a água da cocção do arroz branco (cozido só em água) para lábios rachados ou pequenas feridas na pele. acho que é cicatrizante. Já bebi leite de arroz, mas a sua bebida é diferente e bem interessante.
bjo,
Nina.

brisa disse...

Agda,

Vem pra San Diego!! Akih em SD acha-se em todos os taco shops e restaurantes mexicanos..:))Mas sabe que eu nunca provei?? Bom sber que eh gostoso, pois eu tinha a impressao que..sei la..hehe

Preciso criar coragem e tentar:))

bjs

Bri

Brites disse...

Querida Agdá,
Não conhecia esta bebida e fiquei muito curiosa... Deste blogue só surgem receitas originais e deliciosas!
Beijinhos.

Camila L disse...

Ai, como sempre me dando �gua na boca! Isso deve ser bom demais e nunca tinha ouvdo falar... Agora essa farinha de arroz d� pra fazer em casa, moendo-o no liqui???

Marcia disse...

Só havia tomado Horcheta uma vez em Barcelona.Pensei que fosse típico de lá, não tinha idéia de como era feita e já havia me esquecido. Ótima lembrança para estes dias de calor. bjão

Agdah disse...

Colher, é muito fácil.

Sheila,eu usei o tipo agulhinha.

Marizé, é muito refrescante.

Juliana, obrigada.

Virtual chef, aqui é muito comum em restaurantes mexicanos.

Verena, o dia tinha que ter 30 horas. Adorei o texto.

Valentina, eu gosto muito.

Pimpona, eu acho que é mesmo uma bebida popular nos países latinos.

Odete, obrigada pela visita. Somos vizinhas.

Dinha, eu adoro e bebo muito.

Cris, eu não conheço arrozina, mas se for farinha de arroz pura, pode ser que sirva.

Nina, bom saber dos outras aplicações da água de arroz.

BRisak, menina, pois já aqui, o problema não é coragem, é tempo. EU AMO SD. Sempre levamos Pisqüilinha para ver Shamu e Cia Ltda, mas como o itinerário fica em função dela, nunca sobra tempo para o roteiro gastronômico. Vc tem que me dar umas dicas. Recomende pois vou lá conferir.

Brites,obrigada.

Camila, eu uso aquelas maquininhas de moer café, nunca usei o "liqüi".

Marcia, Barcelona é chique demais.

brisa disse...

Agda,

voce vem pertinho da minha casa:)) Da janela do meu quaarto vejo a torre da Sea World, ha menos de 1 mile..:)) Soh nao vemos mais os fogos pois eles mudaram mais pra "east", pro lado do estacionamento e da freeway..pra ver, temos que passear a puppy:))

Mas, sim, com certeza, qdo vir a SD, fale comigo:)) Nao sei se minhas dicas serao as melhores, ja que sou vegetariana, mas sera um prazer conhece-la:)) E horchata tem akih mesmo, em frente de casa..hehe

Bjs

Bri

Agdah disse...

Não faz mal, não. O marido é vegetariano, meio falsificado é verdade(às vezes não resiste à tentação), mas prefere não comer seres vivos por questões cármicas.