Cacio e Pepe com Pão Catalão

cacio1

Pisquilinha está mil com o Valentine's Day. Ela decorou tudo por aqui com corações e escreveu cartões para os coleguinhas. Na escola, haverá muitas atividades e por todo canto, é comum as pessoas vestirem roupas vermelhas.

Rosas vermelhas, bolas vermelhas, caixas de chocolate, bichinhos de pelúcia... Com o frio que vem fazendo, eu acho que também acenderemos a lareira.

pan catalão

Eu aprendi a preparar pão catalão, ou pão com tomates, com um espanhol que namorava minha amiga Argentina. Ele era 20 anos mais velho que ela e cozinhava como ninguém. Tudo que ele preparava era assim simples, mas de sabor e aroma irresistíveis.

Nesse caso, é só esquentar o pão no forno. Depois, esfregar um dente de alho nas fatias bem quentes e, em seguida, um tomate cortado ao meio até o pão ficar rosado. Por fim, regue com azeite de oliva extra-virgem e um pouquinho de sal.

Cacio & Pepe

Espaguete
Queijo pecorino ralado
Pimenta do reino moída
Sal a gosto

Prepare o espaguete em bastante água com sal. Escorra e trasfira para uma tigela. Acrescente um pouco a água do cozimento, bastante queijo e a pimenta do reino. Se necessário use mais água do cozimento para formar um molhinho cremoso. Misture bem e sirva imediatamente.

Pulao de Cenouras e PVT

carrot4

Vez por outra, eu me aventuro no mundo da proteína vegetal texturizada (PVT). Eu não digo que fica "igualzinha à carne", como dizem por aí, mas a PVT é um bom veículo para as especiarias e temperos.

tvp

Muitos indianos afirmam que tem excelente valor protéico e a usam de forma frequente e muito criativa. Ao contrário do que parece, a textura é macia e bem agradável.

Nesse pulao, usei apenas cenouras, mas dá para usar uma variedade de verduras. Eu gosto de moer o cravo e a canela para intensificar o sabor. Há quem os utilize inteiros, só para aromatizar o arroz de leve. Se não houver disponibilidade do cardamomo negro, pode-se utilizar o comum. No entanto, o sabor ficará bem diferente.

Pulao de Cenouras e PVT

2 xícaras de cenouras raladas ou bem picadinhas
Arroz cozido a gosto (usei umas 4 1/2 xícaras de Basmati)
1/2 colher (chá) de grãos de mostarda preta
1 cebola roxa grande picada
2 dentes de alho amassado e picado
1 Folha de Louro
1 pauzinho de canela
Cravos-da-india a gosto
1 baga de cardamomo negro ou 2 do comum
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 xícara (chá) de TVP pronta para usar (escorrida)
Pimenta malagueta a gosto
Sal a gosto

Aqueça um pouco de óleo e coloque os grãos de mostarda. Quando pipocarem, acrescente a folha de louro e cebola. Deixe dourar. Junte o alho e a pimenta malagueta, se usar. Depois de alguns segundos, adicione o gengibre ralado, as especiarias e misture bem. Coloque a cenoura e sal. Reduza o fogo ao mínimo, tampe e deixe a cenoura amaciar um pouco. Quando estiver no ponto desejado, acrescente a PVT, mexa bem e tampe novamente. Se a mistura ficar muito seca, borrife um pouco de água para formar vapor e acrescente o arroz. Misture cuidadosamente.
Adaptado de: Prya's Kitchen

Pulissery de Abacaxi

pinec1

A praticidade do pronto ou semi-pronto é inegável. Cada dia aparecem mais produtos que "facilitam a vida". A indústria é criativa e sempre favorece a praticidade, mas depois que passei a ler os rótulos, me converti. Hoje, eu busco opções que estejam ao meu alcance e sejam menos processadas.

pinec2

Eu não critico a opinião alheia, mas só por que certos produtos existem e são populares, não significa necessariamente que sejam ideais para mim e minha família.

pinec4


Pulissery de Abacaxi

Abacaxi em cubos a gosto (eu usei umas 2 xícaras, sem o miolo)
1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
Sal

Cozinhe até que o abacaxi fique macio. No processador (
ou liquidificador com um pouco de líquido), bata:

3 colheres (sopa) de coco ralado (
ou mais, se preferir)
1/2 colher (chá) de cominho moído
1 pimenta vermelha seca

Acrescente ao abacaxi cozido e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e adicione:

1 1/2 xícara de iogurte natural (
quanto mais azedinho, melhor)

Misture bem. Aqueça um pouco de óleo:

1/2 colher (chá) de grãos de mostarda preta
1/2 colher (chá) de sementes de feno grego (opcional)
1/4 colher (chá) de assafétida
3-4 folhas de curry

Junte a mostarda primeiro e depois que pipocarem, acrescente as folhas de curry (se usar), e o restante dos ingredientes. Coloque por cima do pulissery. Ajuste o sal. Sirva como acompanhamento de curries secos e arroz branco.
Adaptado de: Budding Cook

Ravióli (quase) à Moda Capresa

ravicapr1

Eu estava procurando meu cortador de ravióli e lembrei que nessa última viagem ao Brasil, vi diversos artigos importados no mercado. Achei que há mais produtos disponíveis e mais opções. Numa de nossas andanças rápidas pelo shopping, descobrimos até uma outra criação de Dada, falando português. A única coisa que me espantou foi a diferença gritante de preços.

ravicapr3

Acabamos usando um cortador de biscoito. O outro sumiu mesmo.

ravicapr4

Eu só me dei conta de que não tinha tomates no último instante. Por isso, tivemos que improvisar com pesto.

ravicapr2

A massa é bem simples, muito boa de modelar e fica bem leve depois de cozida. As quantidades na receita original são enormes. Eu fiz só um terço dela e rendeu bem. Também tive que acrescentar mais água quente para dar o ponto.

Ravioli à Moda Capresa (na íntegra)

1 1/4 xícara de água fervente
900 g de farinha de trigo
900 g de ricota
150 g de queijo parmesão ralado
2 ovos
Folhas de manjerona picada a gosto ou orégano (usei as secas)
2 dentes de alho picados

Adicione a água fervente à farinha. Mexa com um garfo até que a farinha esteja suficientemente umedecida e seja possível trabalhá-la com as mãos. Forme uma bola e deixe que descanse coberta por uns 15 min.

Misture a ricota, o parmesão, os ovos e a manjerona.

Corte a massa em pedaços e usando um rolo, abra cada pedaço em superfície polvilhada com farinha. Tente formar um retêngulo e deixá-los bem fininhos. Distribua pequenas quantidades de recheio na metade inferior do retângulo. Deixe mais ou menos um centímetro e meio de distância elas. Pincele as extremidades com clara de ovo e dobre a metade superior do retângulo por cima do recheio. Pressione as extremidades e corte cada ravióli individualmente. Ponha em assadeira ou tabuleiro polvilhado com farinha. Cozinhe em bastante água quente até que flutuem e fiquem ainda al dente ou deixe que cozinhem mais um pouco para ficar bem macios.