Pesto Clássico

pesto2

Costumo fazer o pesto (sem queijo) e congelá-lo em cubas de gelo. Depois, güardo os cubinhos em sacos de congelamento no freezer e sempre tenho pesto disponível. É só descongelar a quantidade necessária e acrescentar o queijo na hora de servir. Eu uso sempre a mesma receita.

pesto4

E gosto de esfarelar um pouquinho de ricota salgada por cima para ficar ainda mais saboroso.

Pesto Clássico

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de pinhões (pinoles) pine nuts (pode substituir por nozes ou avelãs)
2 dentes de alho, amassados
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem

Bater tudo no processador. Acrescentar sal.

24 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Adoro pesto e essa dica que vc deu de congelação é espectacular, pois às vezes tenho imenso manjericão em risco de se estragar.

bjs

Nogueirajcs disse...

Vou guardar esta receita. Pelo que sei também fica bem com tomate seco.

J.C.

risonha disse...

ai meu Deus sagrado!!! este blog está cada vez melhor... essas fotos deixam qualquer pessoa com água na boca.
adorei a dica de congelar o pesto. mil beijos

Unknown disse...

Também adoro pesto! Beijinhos

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

olá
Gosto imenso de pesto e nem sabia que s epodia congelar...aliás estreei-me com peitos de frango recheados c pesto faz hoje uma semana :-)
V já anotar esta receitinha e congelar doses industriais :-)

Ana Prazeres disse...

Adorei esta ideia!
Beijinhos

Mariana disse...

Adoro pesto! Normalmente faço pequenas quantidades e por isso nunca congelei, apesar de já ter visto essa ideia dos cubinhos na tv. Meu pesto favorito, agora, é o de nozes, mas sem parmesão para ficar mais light e mais suave :)

witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Migas disse...

Hummm...para além da excelente dica, seguem-se excelentes fotos!

Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Agdá,

Só uma pergunta. Vc torra os pinhões para fazer o pesto?

bjs

colher-de-pau disse...

Adoro massa com pesto! É um daqueles sabores maravilhosos.
Acho que me vou aventurar a fazer o pesto em casa!

Vânia disse...

hummmm tudo por aqui parece delicioso!!!!!

Vou favoritar vc e passar mais vezes!!!

BEIJINHOS

Agdah disse...

Pipoka, aqui sempre compro demais e antes estragava muito, depois que aprendi a congelar, nunca mais. Às vezes torro os pinhões e outras vezes não. Geralmente quando congelo o pesto, não torro.

Nogueira, obrigada pela visita.

Risonha, que bom.

Goretti, é tão prático e gostoso.

Framboesa, adorei seu blog vermelhinho. Legal.

Anette, que bom. Você mudou a foto do perfil...

Witchie, é melhor mesmo, mas o problema aqui é que compro maços enormes e se deixar acaba estragando.

Migas, obrigada.

Colher, menina, ande logo e faça mesmo.

Vânia, obrigada pela visita. Adorei o design do seu blog. Vou voltar lá com calma.

Odete disse...

Aqui em casa gostamos muito desse pesto de majericao. Essa sua ideia de congelar nao tinha me ocorrido. Valeu!

Laurinha disse...

Menina, lindas fotos!
O pesto sempre congelo, mas com queijo e tudo...o próximo vou fazer com cast do pará, acabei de voltar do mercado e trouxe umas lindas... pq congelar sem o queijo?
Beijinhos,

Agdah disse...

Odete, menina, vale a pena e é bem prático.

Laurinha, é só preferência minha. Algumas pessoas congelam com tudo, outras preferem adicionar os pinhões e/ou queijo depois. Eu acho que o queijo fresco, ralado na hora, antes de servir fica mais saboroso.

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha como sempre.um beijo Natércia...

anna disse...

Não sabia esta de poder congelar...
As fotos estão o máximo, como sempre.
Beijinhos.

Sylvia disse...

Meu marido ama pesto,mas nunca pensei em congelar. Amei a ideia, super pratica

Beatriz Belliard disse...

Tb nunca tinha pensado em congelar, otima sugestao !! obrigada ! bjs

Romy Almeida disse...

Adoro macarrão de qualquer jeito eheh

e com pesto então é de bradar aos céus ...ahahah

adorei... tenho de fazer

Cláudia disse...

Agdá, com tanto pesto rondando por aí, até eu fiz um, mas o que eu queria mesmo era o clássico. Você leu meus pensamentos. Valeu e já está anotado, e para congelar! Sucesso total.

bjs

Tati disse...

amei a idéia de congelar o molho pesto. As vezes nào temos tempo de tirar as folhinhas, preparar, tendo congelado facilita muito. Posso usar o microondas para descongelamento certo?

Agdah disse...

Tatiana, o pesto tende a escurecer se aquecido. O aspecto não ficará muito agradável. Eu recomendo que retire do congelador um dia antes de usar e deixe descongelar na geladeira.

Rafa Andrade disse...

Oi,

Tudo bem?

Estou adorando o seu blog e reinventando algumas receitas. Tava olhando o pesto e lembrei de uma experiência, um tempero com hortelã pimenta(hortelã gordo) ficou maravilhoso.

Hortelã Pimenta
Azeite extra virgem
Alho
Pimenta calabresa
Alecrim
Oregano

Fica ótimo para carnes.

Continue a nos brindar com esse blog maravilhoso.