Hoje recebi um convite para almoço de última hora. Festinha informal em comemoração ao dia de São Patrício. Tinha que levar alguma comida verde. Esse negócio de coordenar comida e cores não é nada fácil...
Irio é um prato tradicional em vários países da África. Essa receita, típica do povo Quicuio no Quênia, aprendi com integrantes do programa de convivência internacional do qual participei. As ervilhas congeladas não deram a cor característica das frescas, mas ficou muito gostoso e o pessoal adorou a combinação, principalmente as crianças.
Irio (Purê de Batata Queniano)
1 1/2 xícara (chá) de milho verde cozido e debulhado
1/2 a 3/4 xícara de ervilhas cozidas*
batatas cozidas
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Amasse as batatas ainda quentes, adicione as ervilhas e amasse outra vez, ou triture-as no processador primeiro (eu prefiro com mais textura). Acrescente a manteiga, sal, pimenta-do-reino e o milho. Sirva quente, acompanhado de carnes.
Irio (Purê de Batata Queniano)
1 1/2 xícara (chá) de milho verde cozido e debulhado
1/2 a 3/4 xícara de ervilhas cozidas*
batatas cozidas
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Amasse as batatas ainda quentes, adicione as ervilhas e amasse outra vez, ou triture-as no processador primeiro (eu prefiro com mais textura). Acrescente a manteiga, sal, pimenta-do-reino e o milho. Sirva quente, acompanhado de carnes.
*Sempre me perguntam se dá para usar ervilha enlatada, minha preferência é pela congelada ou fresca, mas se não há disponibilidade delas, creio que seja o único recurso.
17 comentários:
3 coisas que eu gosto: batata, milho-verde e ervilhas. olha as tirinhas de carne seca chegando pra completar rsrs eu estou com desejo de comer coisas baianas, mas como estou de repouso, nem posso fazer compras e cozinhar essas guloseimas da nossa terra. bjs
Márcia, vç agora disse tudo. faltou a carne-do-sol para complementar...
Adorei isso!!! :-))
Todos os ingredientes separados ja sao bons, juntos parfecem uma otima combinacao.
Olha so, vi a data do pot-luck: Sunday, June 3, 2007 12:30PM-3:30PM. Vai ser em Sacramento. Pensa ai! :-)
beijos,
Fer, estávamos mesmo pensando em ir à Sac no verão. Faz um ano que estivemos lá.
Agdá, amo todos os ingredientes e aposto mesmo que estavam deliciosos juntos!
Patrícia, menina, é incrível como os três juntos combinam tão bem.
Puxa, dá uma inveja quando ouço falar em ervilhas frescas. Nunca as encontro aqui, só compro congeladas. E ainda me dou por satisfeita, pq as de lata, só em último caso.
Super prática, essa receita, Agdá. Olha, me amarrei tb no bordadinho lá embaixo. O bolo verde... vc sempre com as novidades... rs
foi a primeira vez que ouvi falar...
Bjs
Amiga, adoro aprender coisas gastronômicas novas sobre outras culturas e aqui é sempre novidade!!! Adorei a receita, eu não gosto de ervilhas, mas fica tão bonito!!!
Um ótimo domingo!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Gorete, eu também só uso a de lata em última instância.
Verena, meu marido também não suporta ervilhas...Já eu adoro.
Que delícia deve ter ficado isso! E tão bonito!
Del;icia de combinação ,nao?!? E nesta época do ano aparece tanta ervilha linda, fresquinha...No inverno passa a mão nas congeladas.Fazer o que.Bjocas.
Hummmm... Adorei essa receita! Gosto muito de todos os ingredientes e essa combinação deve ficar tentadora mesmo! Vou experimentar... Parabéns pelas fotos!
Vivianne
Hum..q delícia!!
AH! Meu menininho chama-se Pedro Gustav e próximo dia 24 completa 11 meses...está tão buli§oso esse menininho...adora "assaltar" a geladeira rsrsrsr
Bjos
Oi Agadá,
Eu tenho visitado o seu lindo (e delicioso) blog mas esta é a primeira vez que escrevo. Logo que vi o bolo pensei comigo: “parece que é feito de espinafre”, apesar de nunca ter visto ou imaginado a possibilidade de um bolo desses. Qual não foi a minha surpresa quando vi que é realmente feito de espinafre! E parece ser saboroso também!
Parabéns pelo seu blog e pelo super bom gosto, literalmente falando! E as fotos são fantásticas!
Eliana, todos disseram que gostaram.
Valentina, aquelas fresquinha são tão saborosas.
Viviane, obrigada. Que bom que gostou.
Neuma, ele é primo de Clara?
M, Fico tão feliz em agradar e obrigada pelas palavras carinhosas. Volte sempre.
Agdá, que lindo visual ficou este purê, adorei!
Postar um comentário