Já fazia um tempo que não preparava esse macarrão, muito popular por aqui. Eu não ligava muito para ele, mas uma tailandesa simpatica me converteu. Segundo Pam, há milhares de receitas e maneiras de fazer esse prato. Algumas são mais tradicionais, outras menos convencionais e até inovadoras contendo ketchup. O mais importante é dosar todos os sabores, salgado, doce, azedinho e apimentado de forma equilibrada.
Sempre uso a receita dela, mas hoje, estava em busca de algo mais simples e descomplicado. Fiz uma adaptação daqui. Como meu marido atualmente passa por mais uma fase vegetariana, usei tofu defumado em lugar de frutos do mar e excluí os ovos e o molho de peixe, elementos tradicionais.
Pad Thai de Tofu
250g de talharim de arroz
3 dentes de alho picados e amassados
Óleo de amendoim
Tofu firme em cubos
Cebolinha verde
Cenouras cortadas em palitinhos fininhos
Broto de feijão
Amendoim torrado
Coentro
Sal
Molho
1 colher (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de pasta ou polpa pura de tamarindo
1 colher (sopa) de açúcar (ou mais, se preferir)
Pimenta em pó a gosto
Coloque o macarrão de molho em água fervente por 20 min. Aqueça bem um pouco de óleo e frite os cubos de tofu. Reserve. Na mesma panela, em fogo alto, refogue o alho mexendo ligeiramente, adicione a cenoura em tirinhas e uma colher de água. Deixe a cenoura amaciar um pouco e junte o molho. Quando a mistura levantar fervura e reduzir um pouco, acrescente o macarrão escorrido. Mexa ligeiramente para que o macarrão absorva o molho e "frite" ou "salteie" levemente. A mistura deve ficar relativamente seca. Adicione uma parte do broto de feijão, a cebolinha e o tofu. Mexa um pouco mais com cuidado para não amassar o macarrão. Guarneça com broto de feijão cru, tirinhas de cenoura, amendoim moído e coentro.
13 comentários:
Que lindo prato!
Este prato é digno de nota, digo, de cópia. Não sei se encontrarei o talharim de arroz por aqui. Vale a pena garimpar.
Tb frequento o site do Marcelo; o que mais gosto no trabalho dele, são os lugares estilosos que frequenta e a dicas inovadoras que traz pra nós.
Bjs
Eliana, é gostoso também.
Gorete, só vim conhecê-lo agora, mas adorei o estilo.
Ah, Gorete, quando estava procurando a receita, vi que algumas pessoas improvisam com talharim comum mesmo. De repente, quem não tem cão...
Sabe que nunca tentei trocar a gema pela clara na massa da torta. A receita é da minha mãe, que fui adaptando. E depois de chegar na que gostaria nunca mais testei nada! hehe! Vou fazer qualquer hora pra ver se fica bom. Não sei se dará a consistência. Pois precisa formar uma farofa com os ingredientes. Talvez a clara dê muita 'liga'.
AMO pad thai. E o teu parece que ficou otimo.
Carol, eu também vou experimentar pra ver.
Valentina, tudo com pimenta fica bom.
Afffff adorei isso!!!! Vou ter que testar um dia só pra mim, que mei pai não vai querer...rs..
Beijocas
Interessantíssimo! Essa mistura de sabores deve ficar uma delicia
Agdah
Muito obrigado pela sua simpatia e gentileza. Fico à espera da receita do bolo de chocolate, mas mande só quando tiver tempo e não lhe causar transtorno...
Beijinhos
Goretti
Maria Helena, eu sei bem o que é isso. O pessoal lá de casa é assim também. Nunca esqueço a cara de meu pai quando fiz o arroz indiano com especiarias, ele disse logo, "...estou dessa idade e nunca ouvi falar em arroz com cravo...". Ele só acredita em feijão e farinha.
Carla, no início, estranhei um pouco, mas hoje em dia, adoro.
Goretti, tá prometido.
ah, essa receita eh divinamaravilhosa! adoro! ;-))
[by the way, que fooooome que me deu agorin'...]
bjs,
Fer, já está mesmo na hora da gororoba...
Postar um comentário