Rocambole de Doce de Leite

DSC02514
Outro dia, dando uma perambulada na blogosfera, passei no blog de Ana e vi um rocambole que adoro e há muito não comia. Planejei tudo para fazê-lo ontem, mas quando tirava o pão-de-ló do forno, inventei de apalpá-lo para sentir se estava firme e "PLOFT" a assadeira escapuliu no chão. Inevitavelmente, caiu emborcada e tudo se espatifou. Fiquei arrasada.

DSC02532
Hoje, a sorte foi melhor, embora, tenha descoberto de última hora que o doce de leite estava no fim. Fiz o rocambole assim mesmo e ficou maravilhoso. O único probleminha foi o doce "cajeta" que imediatamente se deixou absorver pelo pão de ló. Da próxima vez, vou fazer o caseiro ou usar um tipo mais consistente, se encontrar.

15 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que delícia, Agdá!
FAz anos que não faço rocambole, e meu marido adora - fiquei inspirada!

Eli disse...

Eu adoro rocambole, faço sempre vou testar essa massa sua. Ficou muito bonito!

Carla disse...

Afff! Eu nunca fiz rocambole, tenho medo de quebrar a massa. Eu morro em Rochester, NY. E voce?
Me conta uma coisa, como e a grafia correta do seu nome? Ou esse e so o nome do blog? Eu tinha uma amiga na escola que se chamava Agda (sem acento), por isso pergunto.

Agdah disse...

Patrícia, eu tenho certeza que ele vai adorar.

Eliana, a massa fica tão levinha que dissolve na boca, quase.

Carla, eu estou na California, East Bay Area. Perto de Oakland, San Francisco e Hayward. Agdá(Agdah, em inglês, pra diferenciar) é o nome do blog, ispirado em um restaurante típico em Salvador. Mas não tenha medo, não menina. É só usar bastante manteiga para untar a forma e enfarinhar bem que ela solta direitinho.

ana disse...

Oi Agdah,

Essas coisas que dão errado são fogo, né? Lembro que no meu chá-de-panela aconteceu o mesmo comigo, no corredor do prédio (o chá era no play), só que não era rocambole e sim uma linda e saborosa Nega Maluca!!! Ai, foi um desastre só!!!

E olha, seu rocambole ficou lindão também!!! Pra que praticar mais??

Notei que o doce de leite que você usou é bem mais líquido, né? Vai ver que foi por isso que a massa absorveu muito. Mas tenho certeza de que ficou divino!

beijo,

Agdah disse...

Nega maluca??? Agora fiquei curiosa...

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ah, esse rocambole eh divinoooo! :-)
O seu ficou lindo...
Eu nunca vi desse doce de leite que voce usou, mas tem um em latinha da Nestle, que tambem eh mexicano, Dulce de Leche, que tem uma consistencia bem firme, eh quase igual o que se faz com a lata de leite condensado cozida na panela de pressao. Procure em qualquer Safeway.

Renata Coré disse...

Seu rocambole ficou lindo, sem nem um rachadinho! Ah, doce de leite é uma tentação. Beijinhos.

Agdah disse...

Fer, Obrigada. Vou dar uma olhada no Safeway daqui.

Renata, nem fale, menina.

Cinara disse...

Agda, eu ia dar a mesma dica da Fezoca. Que eu saiba, os americanos já se apaixonaram pelo Dulce de Leche latino! ;o) Bjs

Agdah disse...

Cinara, pois é, menina, vou procurar esse fim-de-semana.

Gorete disse...

Fez-me lembrar do "bolo de rolo" pernambucano que, além do doce de leite, pode levar tb goibada, chocolate, etc. Adoro, mas ainda não encarei a massa, que acho muito frágil. Só para as escultoras, como vc. rs
Bjs

Agdah disse...

Gorete do céu, bolo de rolo, aff Maria!!! eu adoraria encontrar a receita.

Lua Limaverde disse...

Agdá, ficou um charme, como sempre. Olha, eu tenho a receita de bolo de rolo, se quiser digitalizo pra você e te mando. :)

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que lindo o rocambole!!! Cozinheira que se preza não desiste, e manda bala de novo! Não tinha dúvida que daria certo e ficaria maravilhoso! Adoro rocambole mas nunca fiz sozinha... na casa dos meus pais era uma sobremesa famosa, mas minha irmã que fazia...vou tentar!
Um beijo!