Atum em Conserva

tono1

Depois da badalação com as visitas, pensamos que retornaríamos ao rítmo normal, mas nem tanto. Primeiro, foi a residência do Agdá. Pisqüilinha a sonhar com um mascote, Dada querendo mais lugar para as "ferramentas" (que eu prefiro chamar de "cacarecos"), e eu desejando mais espaço na cozinha. De repente, mudamos. Em segundo lugar, uma colega entrou de licença médica inesperadamente e estou dando uma mãozinha no trabalho. Se as postagens ficarem mais espaçadas é por falta de tempo, mas estarei por aqui.

Durante a mudança, encontrei um antigo caderno de anotações. A receita do atum veio da televisão. Os frascos de vidro devem ser esterilizados e depois de pronta, a conserva deve ser refrigerada e consumida em até no máximo duas semanas. Aqui, nunca dura tanto. Eu prefiro fazer várias porções em vasilhames menores, mas como estavam todos empacotados, não tive outra alternativa. O azeite de oliva da conserva é utilizado na preparação de massas e saladas. Eu aproveito o caldo do cozimento também.

Atum em Conserva

Ferva pedaços de atum limpos em uma mistura de 80% água, 20% vinagre, folhas de louro, 1 cebola e sal a gosto. Cozinhe por uns 20 ou 40 min. (dependendo do tamanho dos pedaços e da quantidade de atum) até que mudem inteiramente de cor e fiquem firmes.

Utilizando uma pinça de cozinha, remova o atum do caldo e deixe escorrer numa grade. Depois de frio, ponha nos vasilhames próprios, esterilizados, intercalando com alguns dentes de alho e grãos de pimenta-do-reino inteiros. Coloque azeite de oliva até que o atum fique completamente submerso. Refrigere.

15 comentários:

Laurinha disse...

Já vi fazer, mas nunca fiz em casa... anotada!
Beijinhos,

Eli disse...

Que bom tê-la de volta! Que interessante esse atum, adorei!

* Jo * disse...

eu ainda me encanto com a simplicidade de algumas receitas!

farei em breve!

abraços,

Joana

Natural Naturalmente disse...

Anotadissima, é uma maravilha. Boa semana
Márcia

Fabrícia disse...

Muit legal.....nunca pensei em fazer em casa, fantástico.
Bjcas.

Isabel (pipoka) disse...

Aqui o atum em conserva é tão barato e o atum fresco é tão caro, que nunca pensei fazer conserva caseira...mas agora que sei a receita acho que vale a pena experimentar.

bjs

Odete disse...

Que receitinha boa! Bom te-la de volta e felicidades na nova casa. bjs

Iliane disse...

sempre vi essa receita..e..sempre tive curiosidade em saber:fica com o sabor de atum em conserva mesmo?sempre olho as postas de atum e penso vou fazer "aquela receita"..tá linda a sua foto..parabens

laila radice disse...

que bom te rever ana!!!e que linda a foto! tah um espetaculo!! qto ao atum adorei saber como faze-lo...e melhor é q nao tem conservantes!! bjos

disse...

Puxa, amo mudar de casa, mais com essa crise de imobiliaria nao vamos poder fazer isso nem tao cedo ...isso deve ser um luxo, atum em conserva, amo atum
Um beijo grande

anna disse...

Fiquei toda curiosa com esta receita de conserva de atum. Como é que usas o caldo da cozedura, misturas com o azeite?
Vou adorar experimentar...
Beijinhos.

Marizé disse...

Que preciosidade essa receita, ainda bem que achou o caderninho e partilhou connosco.

Beijocas

Neide Rigo disse...

Ana,
muitas alegrias pra vocês na casa nova! Que mimo esta receita. bjs, n

Unknown disse...

Receita deliciosa, quanto tempo dura na geladeira?

Unknown disse...

Receita deliciosa, quanto tempo dura na geladeira?