O fim de semana passou rápido e assim também se foram as coxinhas que ficaram perfeitas. Há muito queria prepará-las mas tinha receio de errar a massa. A saudade e o desejo de comer ajudaram a superar o medo e a dieta foi pelos ares.
Prefiro um recheio simples, sem muitos condimentos, com leve toque apimentado para efeito de sabor.
Coxinha de Galinha Rapidinha
Massa:
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de galinha (ou mais se preferir salgadinha)
5 colheres (sopa) de azeite doce
Recheio:
1 peito de galinha (cozido em água temperada com tablete de caldo até secar)
Salsinha a gosto
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
Pimenta do reino, molho de pimenta ou pimenta em pó a gosto.
Condimentos de sua preferência a gosto
Refogue a cebola e alho. Adicione os demais ingredientes e deixe secar. Espere esfriar para utilizar. Ferva o leite, os tabletes de caldo e azeite doce. Desligue o fogo e acrescente a farinha de uma vez só. Misture rapidamente com colher de pau até formar uma bola. Ligue o fogo novamente e deixe mais dois minutos, mexendo sempre. Transfira para uma tigela, espere esfriar um pouco e modele. Para empanar, misture água e farinha de trigo, passe as coxinhas já modeladas, primeiro nessa mistura e em seguida na farinha de rosca. Frite e deixe descansar em papel absorvente por alguns minutos.
10 comentários:
ohmaigosh!! :-))) sobrou? se sim, to indo pra ai agora!!! que delicia!! :-)))
Menina, evaporou e não sobrou nem uma migalhinha. Mas pode vir que eu faço mais.
Coxinha é salgadinho bem brasileiro eu faço sempre aqui em casa. Estão lindas as suas!
Agda, adoro salgadinhos, mas nunca faço em casa... Deixo para comer nas festinhas de aniversário! ;o) As suas coxinhas estão super sequinhas, perfeitas. Bjs!
Eliana,
Obrigada. De agora em diante, farei sempre também.
Cinara, antigamente eu só comia de ano em ano nas festas.
Agdá, eu era viciada em coxinhas na minha adolescência, mas com o tempo fiquei mais exigente e é difícil achar uma boa pra vender. Penso que fazer em casa é melhor, pois cada um faz do jeito que gosta, mas nunca fiz, acredita? Essa sua deu uma vontade... :)
Luna, menina, eu adorava merendar coxinha na cantina da escola. As melhores que já provei foram as de festinhas infantis, como disse Cinara, mas como as festas daqui só têm pizza e cupcake, tive que agir.
Menina, não posso mostrar teu blog pro João, não - ele tá me pedindo coxinha há séculos! risos
Ficaram lindas as tuas!
Patrícia,
Não tem mistério. Super simples.
Agdah,coxinhas são coisas típicas do Brasil, não é mesmo? Sempre brincava com uma amiga que no futuro nós moraríamos na Europa e ficaríamos ricas com uma loja onde venderíamos coxinhas e pão-de-queijo... A idéia não foi para frente, mas está dada para você tentar aí nos EUA... Bjs!
Postar um comentário