Azul e Branco

DSC00450

Em "Salvadô", no dia 2 de fevereiro, comemora-se a Festa do Rio Vermelho. Pescadores levam oferendas ao mar para agradar à rainha das águas e obter boa sorte nas pescarias. Coincidentemente, sexta-feira, como na noite de ano novo, é dia de vestir branco, uma cor pura, para atrair boa energia. Muitos, optam por vestir azul claro, cor atribuída à Mãe D'água. Sexta é, também, dia de comida baiana, frutos do mar e arroz branco.

Em muitas culturas, oferecer comida é uma maneira de agradecer, partilhar boa sorte e abundância. Os indianos acreditam que oferecendo comida, compartilham o que possuem de melhor. Se não me engano em São Paulo, uma vez por ano, italianos e seus descendentes distribuem massas e doces. Para trazer paz e prosperidade, os japoneses distribuem um bolinho de arroz, chamado moti, que deve ser comido no primeiro dia do ano. Foi pensando em tudo isso, que nasceu o "post" de hoje, arroz branquinho, soltinho, símbolo de pureza, fartura, dádiva. E nada melhor como ilustração que a beleza simples do sofisticado arroz Basmati.

Algumas pessoas têm o dom de cozinhar arroz soltinho, qualquer arroz. Eu nunca fui muito feliz. Tentei diversas técnicas e dicas para conseguir bons resultados e nunca me dei por satisfeita. Se me encantava com o arroz de fulano ou de beltrano, pedia a receita, seguia ao pé da letra mas meu arroz saía ligadinho ou durinho, nunca ao ponto. Cheguei a acreditar que era questão de vocação como o "dedo verde" para plantas. Então, depois que casei, descobri o aromático milagroso e meus problemas se acabaram. Hoje, poderia até fazer o teste que aprendi com minha sogra, deixar um punhadinho cair no chão, para ter certeza que nenhum grão permanece grudado. Entretanto, nunca me arrisquei.

14 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Minha querida, arroz aqui em casa é feito na panela elétrica para arroz sem óleo e sem sal, creio que você não comeria. risos Mas fica bem cozidinho com um perfume e sabor dos Deuses! Adoro conhecer a cultura dos lugares.

Agdah disse...

Eliana, menina, eu como arroz de qualquer jeito mas tenho essa obsessão por arroz soltinho. Lá em casa todos têm problemas de hipertensão e colesterol e até meu marido também prefere arroz de todo dia sem sal ou óleo.

fezoca disse...

eu so uso o basmati e faco arroz de preguicoso - na panela, 1 x arroz, 1 1/2 x agua, sal, 1 c cha oleo, alho em po, fogo alto, ferve, fogo baixo, 5 a 10 min. voala! dah sempre certo, nao sei pq. :-)

Agdah disse...

Fer,

Menina, eu tenho que experimentar o alho em pó no arroz.

lunalestrie disse...

Tenho uma relação de amor e ódio com o arroz. Não gosto muito, mas acho necessário às vezes. O engraçado é que não gosto de arroz soltinho, prefiro um meio-termo, digamos, um ligadinho-meio-solto (rs). Mas esse da sua foto está com uma cara de estar tão macio... :)

Cinara disse...

Agda, achei hilário o teste da sua sogra! Deixar um punhado de arroz cair no chão, para ver se não continuam grudados... O pior é que faz sentido! ;o) Meu arroz só fica soltinho quando faço aquele parboilizado, tipo Uncle Ben's. Minha sorte é que meu marido ADORA esse arroz! Bjs

Agdah disse...

Luna,
Ligadinho meio solto é "hilário" como diz Cinara.

Cinara,
Até Uncle Ben's não me valeu, menina. Ou saía durinho e ficava com gosto de plástico ou se cozinhava mais, grudava.

ana disse...

Agdah,

Te conheci nos comentários da Fer e vim aqui visitar tua cozinha. Adorei o "post do arroz". Fazer o tal arroz soltinho (das sogras e empregadas domésticas) pelo que pude ver nos comentários não é assim tarefa tão fácil, o que me consola, pois também tenho cá minha briga nessa hora. Acho que é uma questão de prática mesmo...de fazer todo dia e encontrar o ponto preferido, dosando a água...ou não...rs...sei lá.

Adorei o teste ensinado pela sogra e também a dica do Basmati. Já ouvi falar dele, mas nunca experimentei. Como curiosa de plantão, experimentarei assim que encontrar esse tipo de arroz por aqui...se encontrar, rs.

Agora vou passear pela tua cozinha - de caneta na mão - pois já vi que vou adorar tudo por aqui.

beijo procê,

ana disse...

Agdah,

Sou eu de novo. Parece que o blogger anda cheio de bugs por causa dessas mudanças. Como você não me conhece ainda, resolvi deixar aqui meu endereço, já que quando se clica no meu nome dá que o meu perfil não pode ser compartilhado...ora essas, que coisa!!

Então, caso você queira fazer uma visita, fique à vontade, ok? Anote aí:
http://brigadeiro-de-colher.blogspot.com/,

beijo,

奇堡比 disse...


靈骨塔糾紛
靈骨塔詐騙
債務整合
債務更生
債務人
債務清償條例
債務人不履行
生前契約
生前契約糾紛
生前契約詐欺
生前契約詐騙
負債救星
負債諮詢
卡債
卡債協商
卡債整合
卡債更生
卡債扶助
貸款
信用貸款
個人信貸
企業貸款
協商機制
汽車貸款
銀行貸款
房屋貸款

奇堡比 disse...


金融貸款
催收人員
催收技巧
催收款
催收話術
催收實務
催收工作
債權憑證
討債權威
不當逼債
收數公司
收帳
收數公司
討債王
收數王
討債戰術
資產管理
詐賭
欠債還錢
票據信用監控
委託討債
如何委託討債
不良債權
債權收買
債務調解
債權評價

奇堡比 disse...


應收帳款問題
呆帳問題
企業異動監控
沖開






















慢慢來 disse...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社

奇堡比 disse...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信