Muitas pessoas têm a impressão que comida indiana é difícil de preparar. Alguns pratos realmente contêm vários ingredientes e, às vezes, até condimentos diferentes, mas nem todos são complicados. Esse curry, por exemplo é bem simples e fácil, como moqueca.
Muitos se intimidam por causa da pimenta. Quando cozinho para pessoas que têm menor tolerância, uso o mínimo, ou até omito se necessário. Como no caso de meu compadre Thomas que, ao menor sinal de pimenta, fica com as bochechas e os lábios avermelhados. Aí, só mesmo iogurte para arrefecer...
Muitos se intimidam por causa da pimenta. Quando cozinho para pessoas que têm menor tolerância, uso o mínimo, ou até omito se necessário. Como no caso de meu compadre Thomas que, ao menor sinal de pimenta, fica com as bochechas e os lábios avermelhados. Aí, só mesmo iogurte para arrefecer...
Curry de Peixe com Tamarindo
500 g de peixe em postas ou pedaços ( eu prefiro os de água salgada, com carne branca)
1 colher (chá) de pimenta vermelha em pó
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra
1/2 colher (sopa) de cominho moído
Sal a gosto
Pimenta malagueta a gosto (opcional)
Folhas de curry (opcional)
2 colheres (chá) de gengibre ralado (mais, se preferir)
2 tomates médios
1/2 xícara de leite de coco (mais, se preferir)
1/2 vagem de tamarindo, descascada
Coloque o tamarindo de molho em 1 xícara de água fervente. Reserve. Bata um dos tomates e o gengibre no liquidificador com um pouquinho de água. Reserve também. Ponha as postas ou pedaços de peixe em uma panela larga. Polvillhe com a pimenta, açafrão-da-terra, cominho, sal, pimenta malagueta (se usar), e folhas de curry, se tiver. Adicione o outro tomate picado. Ponha a polpa de tomate reservada por cima. Tampe e leve ao fogo médio até abrir fervura. Se necessário, adicione um pouquinho mais de água. Não muito. Deixe ferver tampado por 15 minutos. Nesse meio tempo, coe o tamarindo demolhado e esprema para extrair toda a polpa. Junte o líquido coado (cerca de 1 xícara), e o leite do coco ao curry. Deixe ferver de novo e retire do fogo logo. Deixe descansar por algum tempo antes de servir para que o peixe absorva o sabor do molho.
Fonte: Bhakshanam
Fonte: Bhakshanam
23 comentários:
Fiz uma prato muito parecido na semana passada. Com salmão. Adorei! :-)
Esse seu ficou de babar.
Beijos.
pois é.. comida indiana é fácil desde que se tenha os ingredientes/especiarias todas :-) ficou muito lindo e bem apetitoso o teu caril. mas para mim, como para o teu compadre Thomas!!! :-)
Realmente parece bem simples de fazer, só se precisa mesmo de ter os ingredientes correctos. A cozinha indiana é muito rica em especiarias e condimentos e nem todas as pessoas gostam, mas eu adoro e este prato está bem à minha medida.
beijinhos
Hehe... sou uma destas pessoas que pensa que é difícil.
Tentarei!
Com certeza delicioso...
Bjs.
Para mim também é dificil encontrar esses ingredientes todos. Mas tem muito bom aspecto e gostaria de experimentar :)
é sempre tão difícil ter à mão todos os temperos! =)
ficou belíssimo!
e eu adoro pimenta!
beijinhos!
Me agrada bastante esta combinação de sabores. Sugestão anotada.
Bjs!
Olá Agdah, vim agradecer sua visita. Tb gosto de experimentar novos sabores, tudo muda por causa dos temperos e especiarias, não é verdade? mas olhando de cá parece as moquecas que faço (porque apesar de bahiana,nem sempre uso azeite de dendê em todas).
Boa semana e bjs.
Rose.
Menina mais uma maravilha! adorei um bjo. Natércia...
Pratos indianos são peculiarmente saborosos, não? Haja língua para aguentar os temperos, eu também não posso com muito forte não!! :D mas é gostoso do mesmo jeito e a gente faz uma força só pra acariciar a gula rsrsrs
Me diz Agdah, vc já morou na Índia?
beijos!
Eu gosto mais de tamarindo para usar em peixes, que o limao. A receita parece bem facil e gostosa
Esse peixe deve ficar ótimo, e olha que nem sou tão fã assim de peixe cozido!
Mas eu entendo a pimenta, aqui em casa nunca a coloco direto no prato, por que mamãe não consegue comer de modo algum. Salvo pimenta-do-reino, mas não pode ficar apimentado.
Já eu, como bastante^^
Kisss pra ti!
Uau, parace divino! Nunca experimentei!
Amiga, fiz uma sobremesa este final de semana que me lembrou você. pena que eu não tinha o leite de coco caseiro... Passa lá no Trivial e espia! beijos!
A minha porção pode ser apimentada...adoro!!!!
bjoks
Que receita fantástica, sou fã de caril e este está bem ao meu gosto.
Bj
Nossa que prato maravilhoso, sem contar que sua foto ficou perfeita né?!
Beijos
Que saboroso Agdah. podes so me dizer o que chamas de açafrão da terra? bjocas
Vou experimentar esta receita, Agda.
Parece deliciosa e confio no gosto da baiana arretada, oxente!
Bjos
Vou experimentar esta receita, Agda.
Parece deliciosa e confio no gosto da baiana arretada, oxente!
Bjos
Bem, eu adoro coisas com caril! Vou experimentar este com certeza!
Passa no meu blog e vê o miminho que deixei lá para este fantástico blog seu!
http://miss-gourmet.blogspot.com/
Adorei a receita...ainda mais pelo uso do Tamarindo!!! bjs
Esqueci....eu acho as receitas indianas uma delícia de se preparar...só acho que no Brasil, por termos tão poucas especiarias da Índia; o que deveria ser ao contrário segundo a história da colonização; fica complicado achar as maravilhas para realizar os pratos!!! A Inglaterra e a Austrália é que são privilegiadas em fartos e ricos temperos de lá!bjs
Postar um comentário