Curry de Ovos ao Estilo de Goa

egg7

"Falar de Goa, é como falar da Bahia", diz Khartik Pinto, um goês/goense de alma baiana. Segundo me conta ele, o povo de lá adora o mar, é festeiro e leva a vida num ritmo todo especial, ou seja, sem pressa. Goa é a terra da arquitetura colonial, das praias, dos coqueiros ... É também reduto dos Silvas, Pintos, Fernandes, Pereiras e muitos outros.

egg2

O consumo de ovos é um eterno impasse entre os vegetarianos que conheço. Muitos consideram a prática inapropriada, enquanto outros não se importam. Alguns mercados já vendem ovos "não fertilizados" para atender à demanda dos mais exigentes.

egg4

Alterei as quantidades da receita original, mas mesmo assim, a mistura de especiarias não precisa ser utilizada na íntegra. É recomendável adaptar os condimentos conforme a preferência.


Curry de Ovos ao Estilo de Goa

1/2 xícara (chá) de leite de coco
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1/4 colher (sopa) de pasta ou polpa de tamarindo
Pimentas malaguetas a gosto
1 pimenta vermelha seca inteira
1/2 colher (sopa) de sementes de cominho
1/2 colher (sopa) de sementes de coentro
1/2 colher (chá) de sementes de papoula brancas
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda pretas
1 colheres (chá) de gengibre ralado
3 dentes de alho
1 cebola grande (picada ou ralada)
Folhas de curry
1 ou 2 tomates
1 colher (chá) de garam masala
1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra
Sal a gosto
6 ovos cozidos (usei 12 ovinhos de codorna)

Coloque as sementes de coentro, cominho e de papoulas numa frigideira e aqueça em fogo baixo até ficarem aromáticas. Moa tudo eu uso um moedor de café elétricoe reserve. Passe o coco, o alho, gengibre no liquidificador ou processador até formar uma mistura homogênea. Acrescente a quantidade desejada das especiarias em pó a essa mistura e reserve.

Aqueça um pouco de óleo, coloque as sementes de mostarda e logo que pipocarem, ponha as folhas de curry. Junte a cebola picada ou ralada e deixe dourar. Acrescente o purê de tomate e depois que todo o líquido dele evaporar, agregue a mistura de coco reservada, o garam masala, açafrão-da-terra e sal. Mexa bem e deixe secar o máximo possível. Adicione então 1 1/2 xícara de (chá) de água (aumente a quantidade se preferir mais caldo) e mexa bem. Quando abrir fervura, reduza o fogo e cozinhe destampado por uns 8-10 min, ou até atingir a consistência desejada. Acrescente o leite de coco e tamarindo. Deixe ferver novamente por uns 2-3 minutos. Com a ponta de uma faca, risque cuidadosamente o exterior dos ovos descascados, junte-os ao curry e sirva.

22 comentários:

Isabel Salvador disse...

suas histórias são sempre uma delicia..
torta dank cake é uma torta que se vende já feita nos supermercados...o nome é a marca da torta.....jinhos

Elvira disse...

Faço uma receita muito parecida. É muito bom mesmo! :-)

Beijos.

Ana Canuto disse...

Não sou de Goa nem baiana, mas bem que esse perfil tá bem do meu jeitinho....eheheh
Talvez um pouco diferente no ritmo, pois sou meio ansiosa e mais agitada.
Adorei a receita, tanto no aspecto como no sabor pois gosto de todos osingredientes.
Beijo grande.

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha só as fotos dá vontade de comer tudo um beijo. Natércia...

Sylvia disse...

Engracado, eu nao sou vegetariana e nem nada, mas se vejo um ovo fertizado, descarto e nao uso, nao sei porque ...mas faco. I a adorar achar ovos nao fertilizados no mercado.Adorei a receita de ovos
Beijos

Eli disse...

Sempre aprendendo com você! hehe

laila radice disse...

q prato bonito..adorei!bjs

Filipa disse...

Que prato apetitoso! Eu adoro comida indiana e esta receita está bem à minha medida. Vou tomar nota pois então.
Fotos lindas!

beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Gostei muito de aqui ver uma receita de uma região que muita ligação tem com Portugal. Achei engraçado a enumeração de apelidos (sobrenomes), sobretudo porque está lá o meu!

bjs

Fabrícia disse...

Um encanto.....meu maridoco vai amar imenso esta receita. Imagino o sabor das especiarias.
Bjs.

Nereime disse...

Falou que leva curry...é comigo mesma!!!
bjs

Natália Eleutério disse...

Eta pratinho mais gostoso, parabéns´, é um pratinho bem original :)

Anônimo disse...

Gostei bastante da sua troca por ovos de codorna, deve ter ficado mais gracioso e mais saboroso :)
e quanto ao impasse de nós - os vegetarianos -, isso é realmente uma questão difícil. Gostaria de viver só de frutas e legumes, mas principalmente na minha situação hoje é mais complicado. Enfim... logo que eu ver esses ovos "não fertilizados" comprarei! :)

Larissa disse...

Viva a Bahia! Viva Goa!

Natural Naturalmente disse...

Querida, traz o seus ovos e vem para o nosso almoço de frango caipira com arroz... Vamos esperar por ti, não demore.
bjs
Márcia

Natural Naturalmente disse...

Querida, traz o seus ovos e vem para o nosso almoço de frango caipira com arroz... Vamos esperar por ti, não demore.
bjs
Márcia

Mel L. Ramos Bryar disse...

Agdá...maravilhosa receita, principalmente por ser de um povo colonizado pelos portugueses e que aqui cm nós são alegres, carismáticos e tentam levar a vida na alegria, apesar das tristezas...agora em relação aos ovos fertilizados e não fertilizados...fiquei em dúvida...os fertilizados não são mais saudáveis por serem de galinhas criadas soltas(criação no chão) com galos, conforme o curso da natureza? ou os não fertilizados são melhores pq não são ovos não galados, não tendo a chance assim, de interromper o processo de fecundação??Nossa, desculpe te incomodar com estas questões...é que eu me incomodo muito em comer saudável e contribuir com o meio ambiente!!!bjs

BETO disse...

Oi Agda, respondendo a sua pergunta, aquele bolo foi coberto com chantilly e as rosas somente foram feitas com glacê real. Fiz elas com um dia de antecedência. Elas secaram e coloquei-as em cima do bolo. Elas ficam bem duras.
Amanhã vou colocar outra foto de outro bolo que fiz hoje. Esses bolos são miha "tarefa" do curso de bicos Wilton, que terminei hoje. To me sentindo um formando (risos). Estou muito feliz por ter feito o curso e ter descoberto uma nova paixão. Adorei e vou continuar na confeitaria. Abraços, e aguardo vc no meu blog.

Nani disse...

Com todos esses temperos essa receita só pode levar em um único resultado: Deliciosa!
Beijos

Neide Rigo disse...

Tem tudo o que eu gosto. Uma vez vi na TV um curry assim, mas era muito mais simples e já me deu água na boca. Este me pareceu muito melhor. Já vai pra fila de testes com ovos de galinha feliz.
beijinho, n

Emília disse...

Receita diferente! E fica muito bonita! Beijinhos

Iliane disse...

nossa..que receita diferente ..alem de ser muito rica em tempêros..deve ficar tudo muito bom..porque todos os ingredientes são maravilhosos..amei tudo que li e vi..bjus