Petisquinho

DSC02317
Às vezes, tenho que improvisar petiscos para "agüentar" até a comida ficar pronta. Na verdade, jamais havia gostado de salmão defumado por ser muito salgado. Tudo mudou depois que provei, como amostra, uma variedade com baixo teor de sal e pude apreciar melhor o gosto intenso e exótico desse peixe.

11 comentários:

Eli disse...

Ficou lindo seu canapé! Eu tenho uma dúvida sobre o pão que postou aqui, esse que você usou pra fazer o sanduiche, eu faço a massa na máquina de pão, e lá ela já cresce, quando retirar pra formar os pães eu devo deixar crescer novamente?! Eu não tenho seu email por isso estou usando esse espaço, me desculpe?! É que realmente quero fazer o pão. Obrigada.

Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse...

Desculpe a demora mas eu sou devagar pra checar os comentários. Nesse caso dos pães maiores pra hambúrguer, após o ciclo de massa da máquina, que incluiu um crescimento, eu formei os pães e coloquei na assadeira. Pincelei com azeite doce, cobri com um paninho e deixei por mais uns 40 min até que cresceram o bastante e aí então coloquei no forno pra assar. Uma dica que uso sempre é colocar uma assadeira vazia na prateleira de baixo e deixar lá enquanto o forno aquece. Depois, coloco uma xícara de água na assadeira quente e deixo formar vapor dentro do forno antes de colocar os pães pra assar.
Se faço os pãezinhos menores, deixo a massa crescer mais uma vez após o ciclo da máquina e depois formos pães. Dizem que quanto mais vezes a massa cresce, mais macio os pães ficam. Mas de uma forma ou de outra, funciona legal.

Neuma disse...

Adorei seu blog...adorei sua visita :)
Morando na "terra do salmão" gosto desse peixinho em várias formas menos o "gravad lax" q é o peixe fresco macerado em sal grosso, a§úcar,pimenta e aneto e servido frio.O "gravad-lax" é um prato típico da culinária sueca.

Valentina disse...

Amei este post. Gosto imenso de salmão defumado e este petisco aqui esta de dar agua na boca.

Agdah disse...

Neuma, seja bem-vinda. Realmente, tem muita gente aqui louca por esse lax, mas aquele gosto "salgado-adocicado" e o gosto do peixe juntos também não me agradam.

Valentina, darling, obrigada pelo elogio.

Gorete disse...

Agda, querida, amei sua visita.
Esse salmãozinho delicado me deu água na boca e uma nostalgia. Eu adoro as lâminas de salmão defumado em sanduíches abertos ou fechados e em canapés. A primeira vez, eu comi em Paris. Mas aqui, onde moro, não é fácil encontrá-las - só os filés ou postas mesmo.
Quanto à crônica dos doces baianos, pensar que que foi escrita há mais de cem anos!!! Tb fiquei comovida.
Minha mãe tb tinha uma toalha de richelieu, mas não são muito fáceis de encontrar.
Bjs
Feito em Casa
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa

Agdah disse...

Gorete,
Menina, é verdade "richelieu", eu tinha até esquecido o nome.

Márcia disse...

Agdah, adoro salmão defumado, mas por aqui não é tão fácil achar, temos mais em restaurantes finos...
(aqui = Recife)
Gosto muito de seu blog, e estou sempre por aqui. Os canapés ficaram lindos!
Beijo.

Agdah disse...

Márcia, obrigada pelas visitas. eu adooooro "Ricife". Beijo.