Merendinha

Aqui as bananas amadurecem tão rápido que é preciso consumí-las logo ou utilizá-las de outras maneiras, se amadurecem demais. Como gosto de preparar iguarias criativas para merendar, minha amiga Megumi me ensinou a Torta Preguiçosa de Bananas. Divina e maravilhosa.

O outro ingrediente é leite condensado e como não poderia deixar de ser, a saudade de casa apertou quando ví meu querido Leite Moça. Lembrei de quando era criança e adorava fazer dois furinhos na latinha e me deliciar com ele assim, purinho.

Torta Preguiçosa de Bananas

10 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
2 ½ colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de canela em pó (pode aumentar se preferir)

Mexendo com um garfo, faça uma farofa com todos os ingredientes e ponha em forma untada. Em seguida, fatie 6 ou 7 bananas, bem maduras, ao comprido e coloque lado a lado em cima da farofa. A espessura das fatias e a quantidade de bananas pode aumentar ou diminuir conforme o gosto.

Em uma tigela misture 4 ovos grandes inteiros, ½ lata de leite condensado e ¼ de xícara de leite. Coloque a mistura sobre as bananas. Se desejar, espalhe o resto do leite condensado por cima e asse por 35 a 40 minutos em temperatura média 350˚ F (mais ou menos 200˚ C, se não estou enganada). Fazer o teste do palitinho.

3 comentários:

Luciana Campos disse...

Agda, seja bem vinda ao clube das blogueiras culinárias. Também comecei há pouco tempo. Dá um trabalhão, mas é também muito legal. Já temos uma turma grande que sempre se corresponde. Já tivemos até um encontro ao vivo, e foi muito legal. Bom que você está nos EUA, assim você pode adiantar para nós as novidades! Beijos...

Agdah disse...

Lu,
Obrigada pelas boas-vindas.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Hm, parece uma delicia, eu adoro banana! tem receita? beijos :-)