Mais Verde

DSC03183
Hoje recebi um convite para almoço de última hora. Festinha informal em comemoração ao dia de São Patrício. Tinha que levar alguma comida verde. Esse negócio de coordenar comida e cores não é nada fácil...

DSC03217
Irio é um prato tradicional em vários países da África. Essa receita, típica do povo Quicuio no Quênia, aprendi com integrantes do programa de convivência internacional do qual participei. As ervilhas congeladas não deram a cor característica das frescas, mas ficou muito gostoso e o pessoal adorou a combinação, principalmente as crianças.

Irio (Purê de Batata Queniano)

1 1/2 xícara (chá) de milho verde cozido e debulhado
1/2 a 3/4 xícara de ervilhas cozidas*
batatas cozidas
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Amasse as batatas ainda quentes, adicione as ervilhas e amasse outra vez, ou triture-as no processador primeiro (eu prefiro com mais textura). Acrescente a manteiga, sal, pimenta-do-reino e o milho. Sirva quente, acompanhado de carnes.

*Sempre me perguntam se dá para usar ervilha enlatada, minha preferência é pela congelada ou fresca, mas se não há disponibilidade delas, creio que seja o único recurso.

17 comentários:

Marcia H disse...

3 coisas que eu gosto: batata, milho-verde e ervilhas. olha as tirinhas de carne seca chegando pra completar rsrs eu estou com desejo de comer coisas baianas, mas como estou de repouso, nem posso fazer compras e cozinhar essas guloseimas da nossa terra. bjs

Agdah disse...

Márcia, vç agora disse tudo. faltou a carne-do-sol para complementar...

Fer Guimaraes Rosa disse...

Adorei isso!!! :-))
Todos os ingredientes separados ja sao bons, juntos parfecem uma otima combinacao.

Olha so, vi a data do pot-luck: Sunday, June 3, 2007 12:30PM-3:30PM. Vai ser em Sacramento. Pensa ai! :-)

beijos,

Agdah disse...

Fer, estávamos mesmo pensando em ir à Sac no verão. Faz um ano que estivemos lá.

Patricia Scarpin disse...

Agdá, amo todos os ingredientes e aposto mesmo que estavam deliciosos juntos!

Agdah disse...

Patrícia, menina, é incrível como os três juntos combinam tão bem.

Gorete disse...

Puxa, dá uma inveja quando ouço falar em ervilhas frescas. Nunca as encontro aqui, só compro congeladas. E ainda me dou por satisfeita, pq as de lata, só em último caso.
Super prática, essa receita, Agdá. Olha, me amarrei tb no bordadinho lá embaixo. O bolo verde... vc sempre com as novidades... rs
foi a primeira vez que ouvi falar...
Bjs

Mangia che te fa bene disse...

Amiga, adoro aprender coisas gastronômicas novas sobre outras culturas e aqui é sempre novidade!!! Adorei a receita, eu não gosto de ervilhas, mas fica tão bonito!!!
Um ótimo domingo!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Gorete, eu também só uso a de lata em última instância.

Verena, meu marido também não suporta ervilhas...Já eu adoro.

Eli disse...

Que delícia deve ter ficado isso! E tão bonito!

Valentina disse...

Del;icia de combinação ,nao?!? E nesta época do ano aparece tanta ervilha linda, fresquinha...No inverno passa a mão nas congeladas.Fazer o que.Bjocas.

Anônimo disse...

Hummmm... Adorei essa receita! Gosto muito de todos os ingredientes e essa combinação deve ficar tentadora mesmo! Vou experimentar... Parabéns pelas fotos!

Vivianne

Neuma disse...

Hum..q delícia!!
AH! Meu menininho chama-se Pedro Gustav e próximo dia 24 completa 11 meses...está tão buli§oso esse menininho...adora "assaltar" a geladeira rsrsrsr
Bjos

Unknown disse...

Oi Agadá,
Eu tenho visitado o seu lindo (e delicioso) blog mas esta é a primeira vez que escrevo. Logo que vi o bolo pensei comigo: “parece que é feito de espinafre”, apesar de nunca ter visto ou imaginado a possibilidade de um bolo desses. Qual não foi a minha surpresa quando vi que é realmente feito de espinafre! E parece ser saboroso também!
Parabéns pelo seu blog e pelo super bom gosto, literalmente falando! E as fotos são fantásticas!

Agdah disse...

Eliana, todos disseram que gostaram.

Valentina, aquelas fresquinha são tão saborosas.

Viviane, obrigada. Que bom que gostou.

Neuma, ele é primo de Clara?

M, Fico tão feliz em agradar e obrigada pelas palavras carinhosas. Volte sempre.

Akemi disse...

Agdá, que lindo visual ficou este purê, adorei!

jojo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.