Bolo de Figos Secos

DSC09440

Essa delícia de Ribatejo, apresentada à blogosfera por Elvira, já foi enaltecida aqui, aqui, aqui e aqui. Cada vez que lembrava, só imaginava a textura, aroma e sabor irresistíveis dessa maravilha no nosso café-da-manhã. Aí, não agüentei mais e resolvi comprovar. Realmente, tudo verdade, até a última migalha.

DSC09386

Tomei a liberdade de fazer algumas adaptações. Usei rum e mel para macerar os figos e substitui a manteiga por azeite de oliva. Espero que Elvira não se importe.

29 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Deve ter ficado ainda melhor do que ja deve ser ! bjs

Carla disse...

Tem um aspecto delicioso... servido com um café melhor ainda =)

bjs

Laurinha disse...

As fotos, que estão lindérrimas, não negam: passou pelas suas mãos, sucesso garantido!!
Beijinhos,

Heidi disse...

Este bolo já não sai da minha cabeça! E o seu também ficou maravilhoso.
Abraços.

Sheila disse...

Nossa, esse bolo deve ser ótimo mesmo, tá todo mundo fazendo, rsrs (só falta eu u.U')
Agora, essa abelhinha no detalhe fez toda diferença na foto, super fofa!

Flor de Sal disse...

Acho que a minha Mãe vai adorar esse bolo! E Mãe é preciso mimar!!!!

Patricia Scarpin disse...

Eu vou ter que fazer esse bolo também! :)

Ficou lindão, Agdá.

Brincando de Chef disse...

Menina, que lindo! Deve estar delicioso.
Estou aqui salivando...
Beijos,
Débora

Larissa disse...

Agdá, de todas as pessoas que fizeram este bolo, o seu está o mais apetitoso, que foto linda! um beijo!

Carla Ventura disse...

Ah não! Todo mundo fazendo, vou ter que fazer também! :) A "Prisquilinha" gostou?

Lídia Lopes disse...

Que maravilha! Com os deliciosos figos que há por aqui vou ter mesmo de experimentar.

Eli disse...

Deus meu?! Eu também vou ter que provar essa maravilha! :)

Ludmila Carvalho disse...

Agdah, eu tenho esse mesmo potinho de colocar mel!! O seu é de Salvador, né? Pois o meu ficou por lá, encaixotado, tadinho... deu saudade agora (*suspiro*). O bolo parece ótimo, e olha que eu nem gosto de figos. Beijos, Lud

Natércia Ramalho disse...

Agdah que maravilha saindo das suas mãozinhas só pode ser.um bjs Natércia))

brisa disse...

Agdah, primeira vez que esccrevo akih, embora leia quietinha..Ficou lindo!! Qual a quantidade de azeite que voce usou?? Eu tb prefiro usar azeite..

Obrigada,

Cheers!!:))

Bri

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Nossa, ficou lindo!!!
Esse bolo é o símbolo das blogueiras culinárias *rsrs*
Deve ser realmente maravilhoso, pois caiu no gosto de todas...
Bjs

Lílian disse...

Agdá, dá para sentir o cheirinho.
Será que dá para arriscar com outra fruta?
Inté

laila radice disse...

ai me seguro toda ves q vejo...mas estou quase correndo pro super comprar os ingredientes...parece uma loucura esse bolo! bjos

O Cravo da Índia disse...

É uma delícia, esse bolo:) E é uma delícia a volta ao mundo que ele já deu!

Fer Guimaraes Rosa disse...

eh divino, quero fazer de novo.

Joaninha disse...

Querida Agdah, estou a ficar muuuuiiiiiiiito curiosa! O meu pai
ia adorar... tá visto que vou ter de fazer! :)

Sarita disse...

Ficou lindo e de certeza muito saboroso,gosto muito de figos secos.
bjitos.

Isabel Salvador disse...

k maravilha este bolo,fiquei com vontade de trincar o ecrã...............
bjokas

Agdah disse...

Bia, eu sabia que era bom mas me surpreendi.

Carla, exatamente, o café não pode faltar.

Laurinha, obrigada.

Dinha, corra e faça logo.

Sheila, ótimo não, é excelente.

Flor, concordo plenamente.

Patrícia, obrigada. Era só no que eu pensava ultimamente.

Débora, a textura é incrível e com café...

Larissa, obrigada. Tenho certeza que todos ficaram tão bons quanto.

Carlinha, que nada!!! Ela nem provou, mas ajudou a fazer.

Lídia, menina, é mesmo.

Elliana, esse não pode faltar na sua lista.

Lud, o potinho é daqui mesmo. como os figos ficam macerando na ebida, adquirem mais gosto.

Natércia, que gentileza!! Obrigada.

Brisa, obrigada pelas visitas. Eu calculei como se fosse manteiga derretida então usei 1/2 xícara,
mas geralmente uso até um pouco menos.

Dani, você disse tudo.

Lílian, eu diria que sim, só mudaria o nome do bolo.

Laila, é facílimo.

Cravo, e isso muito legal...

Fer, faça mesmo. Vale a pena.

Joaninha, menina, seu pai merece.

Sara, experimente e comprove.

Belinha, vontade de quê??? "trincar o ecrã." (???)

brisa disse...

Agdah, thanks!! Uh-hu, eu vou fazer:))

Bjs

Bri

Ana disse...

Preciso fazer esse bolo, cada foto q vejo parece ainda mais gostoso q a outra!!
E eu adoro figo, nao sei o q to esperando tanto viu! hehe!
Beijos!
Ana

Cris disse...

Esta receita está causando um furor nos blogs! Vendo assim dá vontade de dar uma mordida! Bjs!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, suas fotos estão lindas, vale a pena mesmo fazer, não? Será repetida por aqui...
Beijos.


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Elvira disse...

Fico tão feliz por você gostar do bolo! :-)

É bom, não é?

Ainda não o tinha visto. Aproveitamos um feriado para tirar umas mini-férias...