Waffles Benedict

waff1

Joyce, prima de Dada, passou uns dias na Califórnia a trabalho e deu um pulinho aqui em casa. Fiz um café-da-manhã especial para ela.

waff2

Quando ainda não me preocupava com dietas, costumava me render aos encantos dos ovos Benedict originais. Hoje em dia, a versão light é minha única opção.

Estava inspirada e com saudades da wafleira, por isso, em vez dos English muffins tradicionais, variei um pouquinho e servi waffles salgados. A receita é da Williams-Sonoma mas encontrei aqui.

waff3

O aroma dos waffles é incrível. Como a massa leva queijo e batata, ficaram mais macios que de costume, perfeitos para companhar os ovos. Preparei apenas metade da receita e acho que reduzirei o açúcar da próxima vez. Talvez deixe até de fora pois prefiro que o sabor salgado prevaleça.

Waffles Benedict
(Receita inteira)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de sal (ou a gosto)
1 1/2 colher (chá) de fermento químico (p/ bolo)
2 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal (usei 2 C de azeite de oliva)
2 xícaras (chá) de leite (usei desnatado)
1 xícara (chá) de queijo Gruyère ralado
1/2 xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Pimenta-do-reino a gosto
8 fatias de lombinho canadense (ou outro tipo de frios de sua preferência)
8 ovos poché

Bata os ovos, manteiga e leite. Junte a farinha, sal, fermento e açúcar previamente misturados. Mexa até incorporar. Acrescente o queijo, as batatas e cebolinha. Prepare os waffles na hora de servir ou mantenha-os no forno aquecido, cobertos com papel alumínio.

Molho holandês light

1-1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 colher (chá) de mostarda em pó (ou 2 da comum)
2/3 xícara (chá) de leite desnatado
1 gema de ovo
2-1/2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de azeite de oliva
Sal a gosto

Misture bem o leite, amido de milho, mostarda, leite e gema. Leve ao fogo brando mexendo sempre até começar a engrossar. Quando atingir a consistência desejada, retire do fogo, acrescente o suco de limão, azeite doce e sal, mexendo continuamente com um batedor.

Para montar, coloque primeiro o waffle, depois o lombinho aquecido, o ovo poché e finalize com o molho holandês e cebolinha picada.

36 comentários:

colher-de-pau disse...

Isto é para "matar"!
Que coisa deliciosa! Tenho que fazer isto ...Acho que um dias destes eu e o meu marido vamos ter um pequeno almoço romântico e este vai ser o prato escolhido!

Elvira disse...

Um café da manhã divinal! :-)

Aline Neme disse...

Gentemmmmmm, que negócio de louco é esse????

Babei... babei com força!!!!Está fantástico!!!!

Bjundas

Marizé disse...

Ai... o que eu daria para me servirem um pequeno almoço assim...
Está divinal. Parabens!

Sheila disse...

O visual tá lindo!
Começar o dia assim é ótimo hein... quem me dera! No maximo tomo um suco de laranja e como um pão na chapa lá pelas 10 da manhã x___x'

turbolenta disse...

Ai meu Deus!
Quer matar-me! Com um pequeno almoço assim tão bom, seria de comer e repetir. Ai a minha gordurinha!
Mas a receita é fabulosa! a experimentar mesmo!
boa semana

anna disse...

Uma prima cheia de sorte, a Joyce!
Beijinho.

Eli disse...

Realmente está muito bonito! Eu também faço alguns waffles salgados e acho uma delícia! :)

Migas disse...

Que delíciaaaaaa! E a apresentação? Divinal!

Márcia disse...

Menina, que arraso!!!
Estou salivando com esses waffles chiquerrerésimos...
Preciso te faezr uma visita, tal e qual a Joyce...
:)
Bjos.

Heidi disse...

Waffles Benedict, nossa que chique Agdá!!! Sempre quiz fazer Waffles, mas nunca pensei na possibilidade de fazer um salgado, e sim com mel, doce de leite, etc. Aínda não tenho a fôrma, mais pretendo o mais breve ;). Abraços.

Zete disse...

Além de bonito... parece uma delicia... ficou a apeteçer!!!!

Nani disse...

Eu não consigo fazer um waffle que se preze, agora vou aproveitar a sua receitinha e tentar novamente!

Janna Joaninha disse...

tbm adoooro waffles salgados. dá até para preparar o omelete em forma de waffle!

Sylvia disse...

Que maravilha Agdah, parece ser uma delicia

Fer Guimaraes Rosa disse...

visitas muito bem tratadas! :-)
eu nao vou com as fuças dos ovos, mas comeria waffles assim com manteiga ou mel... hmm.

Patricia Scarpin disse...

Nossa, Agdá, quero tomar café da manhã na sua casa também. ;)

Silvia Arruda disse...

Nunca comi waffles salgado... meu marido voltou dos EUA recentemente e voltou apaixonado pelo quitute!! Preciso de uma máquina de fazer waffle urgente! hehe

Cris disse...

Menina, que isso, eu quero! Este molho holandês light estará logo aqui... amei. Bjs!

virtual chef disse...

Vou linkar o seu blog. Isto está cheio de coisas Boas...

Carla Ventura disse...

Oba! Estou em fase de pesquisa para waffles! :)

Laurinha disse...

Que delícia! Deve ter ficado bem levinho estes waffles, e este molho, é tudo de bom, hein!
Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Que gostoso ser recebida assim para um café da manhã! bjo, Nina.

Agdah disse...

Colher, eu adoros essas refeições romanticas e aconchegantes também. Boa idéia.

Elvira, obrigada. É bom sair da rotina de vez em quando.

Aline, é muito gostosinho mesmo.

Marizé, eu prometo que no dia que vieres me visitar, prepararei um "pequeno almoço" especial pra você também.

Mas Sheila, eu mato e morro por um "pão na chapa", com suco de laranja de verdade e frequinho.

Turbolenta, assim reforçado e no meio da semana, só preparo quando tenho visitas.

Anna, ela é um amor de pessoa. Dessas que dão vontade de alimentar bem.

Eliana, menina, você já postou a receita?

Migas, obrigada. estou esperando para conhecer especialidades do café-da-manhã lá de Angola.

Márcia, será um prazer. Estarei agüardando, venha logo.

Dinha, eu achei a variação do salgado muito boa.

Zete, obrigada.

Nani, por que será, eu acho bem fácil. Mas depende das expectativas e gosto. Muita gente só aprecia waffles bem crocantes e às vezes eles ficam macios.

Janna, obrigada pela visita. Vou lá checar seu cantinho. Como é que faz omeletes na wafleira? Agora, fiquei curiosa.

Sylvia, eu gosto muito, embora não coma sempre.

Fer, tem gente que gosta de maple syrup.

Patrícia, está convidada.

Silvia, você devia ter aproveitado e pedido para ele trazer uma daqui. É bem baratinho e tem vários modelos e tipos.

Cris, é claro que a versão light não fica completamente igüal ao "real thing" mas dá pro gasto legal.

Carlinha, bote essa bichinha para trabalhar.

Laurinha, ficam bem leves mesmo, mas apesar de não ficarem crocantes, eu gostei.

Nina, lá em casa, café-da-manhã é sagrado.

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que coisa mais chique!!!! Parabéns! Sortuda da Joyce que ganhou essa delícia!
Beijos!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Joaninha disse...

Que receita fabulástica!!!!! :)))
Eu não sei se conseguiria comer logo pela manhã já que por estes lados o pequeno almoço é bom diferente...no entanto acho que não teria problemas em me habituar rapidinho! :DDD

Gorete disse...

Agdah,
matei a saudade do seu blog com mais uma de suas divinas produções. Que performance, hem. Nunca fiz waffles, mas este está tão fotogênico que pareço estar sentada aí, in loco.
A proposito, mandei pra vc, por e-mail, os links dos arquivos da revista CC.
Se não recebeu, indicarei no Feito em Casa, ok?
Bj
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa

Isabel Salvador disse...

k maravilha..ainda não tinha visto estou de férias e com o marido em casa não posso estar aki muito tempo..mas logo logo,dp quando estiver a trabalhar tiro a barriga de misérias...bjokas grandes

Agdah disse...

Virtual chef, já fui lá no seu blog e adorei. Obrigada pela visita também.

Verena, obrigada.

Joaninha, é uma espécie de "brunch", digamos assim.

Gorete, seja bem-vinda. vou checar o e-mail para ver se os links chegaram.

Belinha, agüardarei...

Lua Limaverde disse...

Agdá, quando eu for na Califórnia, você faz um desse pra mim? rs

Agdah disse...

Luna, com todo prazer. É só você me dizer quando chega.

Alessander Guerra disse...

Agdah essa recepção californiana é pra lá de boa não!

Ainda estou ensaiando para comprar a máquina de waffle.

Ai, porque temos que brigar sempre com os kilos não?

Até
Alessander Guerra
cuecasnacozinha.blogspot.com

Natércia Ramalho disse...

Agdah como sempre uma receita para lá de chique.um bjs Natércia...

Ana Prazeres disse...

Devia ser proibido aparecer estas imagens sem as poder comer...essa imagem está de matar qualquer dieta...
bjs.
Passe por favor no meu blog, tá?
como admiro o seu blog, ele vai aparecer na minha corrente de amizada da Zete.

Valentina disse...

Agda, quero ser sua visita. Adorei o uso do waffles para variar.Adoro um brunch e ovos bennedict caem super bem numa ocasião especial.

Cinara disse...

Agda, assim você me mata, amiga! Você citou meus english muffins, mas seus waffles benedict estão maravilhosos e insuperáveis! Vou fazer com certeza! (Se pudesse, eu faria agora mesmo...) ;o) Beijinhos!