Batatas com Feno-grego

aloo2

O sabor do feno-grego fresco é perfeito com batatas. Aqui, nas lojas de produtos asiáticos, é possível encontrar as folhas frescas, secas e até congeladas, já prontas para o consumo. Como alternativa, há uma outra versão semelhante que usa espinafre, mas o resultado final tem sabor levemente diferente. A receita veio daqui e daqui.

aloo3

Eu preferi não fritar as batatas. Apenas, fervi em água e sal para amaciar um pouco.

Batatas com Feno-grego

1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de sementes de cominho inteiras
1 cebola picada
1 dente de alho picados e amassados
1 colher (chá) de gengibre ralado(opcional)
1 maço de folhas de feno-grego fresco (só as folhas, lavadas e picadas)
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó (cúrcuma)
1/3 colher (chá) de pimenta vermelha em pó (chili)

Aqueça o óleo e coloque as sementes de cominho. Quando pipocarem, acrescente a cebola picada e deixe dourar bem. Adicione o alho e até quase dourar. Coloque o gengibre. Mexa bem. Junte o açafrão-da-terra, chili e sal, se necessário. Mexa por um minuto. Agregue a batata pré cozida e misture bem. Deixe em fogo baixo. Se achar necessário borrife com um pouco de água, bem pouquinho, só para fazer um vaporzinho e terminar de amaciar as batatas. Quando estiverem bem quentes, adicione o fenogrego, misture bem e deixe no fogo por mais alguns minutos.

23 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Aqui nunca notei no asiatico folhas de feno-grego, vou procurar melhor, esta receita tem um ar bem bom ! bj

Migas disse...

Têm muito boa cara, estas batatinhas! Que delícia...Se calhar tento fazer com os espinafres que por aqui, encontro! Ah, e até pensei que a receita era mais arrojada...Não é que em Portugal, chamamos feno à palha que se dá aos animais...quando abri pensei: tu queres ver que até com feno saem coisas boas???!!!

Beijos

Laurinha disse...

Hummmmm, comprei ainda ontem batatinhas bolinha, que tal?
Beijinhos,

paula disse...

HUMMMMMMMMM QUE DELICIA QUE DEVE SER...

BEIJINHOS

Romy Almeida disse...

Achei bastante interessante as propriedades dessa erva... pena eu não saber se há por cá... pelo aspecto não conheço :-/

Gourmandisebrasil disse...

A primeira vez que ouvi falar de feno-greno foi na faculdade (que vergonha!). Desde então ele vem temperando as leguminosas e cozidos de grãos em casa.

bjinho,
Nina.

® disse...

Agdah,
rs...vc é ótima e não ignorante...rs
É um desenho que passa por aqui, um menininho chama Bob, e relata no desenho exatamente como criança imagina as coisas. Ex: a mãe dele disse ao pai..'estou numa luta com esse arroz', falando da dificuldade em cozinhar. O desenho já mostra o Bob vendo a mãe com roupas de lutador e um enorme grão de arroz a atacá-la...rs...e é tudo assim...exageraaado...
E como tenho uma filha, agora sei como ela pensa...rs
Então falei q eram salsichas escondidas...acho q ela pensou em salsichões atrás de vários Fortes feitos com batata..kk...sei lá..acho q viajo mais do q ela..:)
Volte sempre p 'mode a gente proseá, tá bão?!'
Beijinhos...Vinni

Sylvia disse...

Agda,vc sabe que nunca comi feno grego,mas vendo suas batatinhas me deu vontade de provar....
Bjs

Laranjinha disse...

Feno grego - desconhecia. Às batatas estão super apetitosas.

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Não faço ideia do que seja feno grego mas gostava de saber! =p As suas batatas tem um aspecto de quem comeu e chorou por mais!!!
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

eu sou perdida por batatas de qualquer maneira..........essas estão com um aspecto fabuloso..............bjokas

anna disse...

As batatas estão lindérrimas, quanto ao amigo feno, acho que prefiro os espinafres...
Até pensei como a Migas, na palha que se dá aos animais, depois tive de rir sozinha... até parece que estou no mundo do Bob...
Beijinhos.

Natércia Ramalho disse...

Meninas sem palavras adorei.um beijo Natércia...

Eli disse...

Humm penso que deve ser muito saboroso! Eu não conheço esse feno-grego mas fiquei bastante curiosa. :)

Sheila disse...

Sempre que entro aqui aprendo uma coisa nova, rsrs
nunca comi feno grego e confesso que fiquei com vontade =)

Ana disse...

Ahh, feno grego eh o "fenugreek"?
Uma receita indiana de frango q quero fazer leva esse ingrediente e eu nao sabia como era!
Fui ao indian market e achei "fenugreek seeds", mas nao comprei pois a receita nao especificava as sementes... vc usa os frescos entao?!
Estou aprendendo muito com o seu blog sobre as comidas indianas!
Ana

Cláudia disse...

Olá, Agdá, as batatinhas estão lindas, vou fazer com espinafres, mas não descarto o feno grego, gosto de ervas amargas, só me resta encontrar, se alguma blogueira de Campinas souber...

Muito obrigada pela explicação da assafétida, realmente é uma coisa estranha, li na Wikipédia, mas sua explicação foi melhor, mas acho que começaria devagar, colocaria metade que uma receita indicasse, para eu ir me acostumando aos poucos, aquele arroz com romas e iogurte, está maravilhoso, e não tinha visto antes, porque acho que não te conhecia ainda, pois comecei meu blog em abril.
Muito obrigada, Beijos!

laila radice disse...

ai ficou linda a nova cara do seu blog! tá um mimo! bjos

Agdah disse...

Bia, às vezes estão fora de época e é mais fácil encontrar as secas ou congeladas.

Migas, lá no brasil também o feno é como capim seco.

Laurinha, aquelas batatinhas ficam muito legais até inteiras.

Paula, aqui gostamos muito.

Romy, são muito comuns em mercados indianos. Há muitos deles em Portugal?

Nina, que bom que há disponibilidade aí.

Amehlia (Vinni), Agora entendi, até descobri que o tal Bobby anda por aqui também.

Sylvia, as folhas têm um gosto muito interessante.

Laranja, é vivendo e aprendendo.

pimpona, as batatas são mesmo uma tentação.

Anna, vc é a segunda pessoa que menciona esse Bobby...

Natércia, um beijo para vc também.

Eliana, fica muito bom.

Sheila, me avise se achar por aí.

Ana, é sim. Os indianos chamam de methi. Há as sementes (methi seeds) e as folhas secas (kassoori methi) ou as fresca (ou congeladas)
(methi leaves).

Cláudia, as sementes pegam fácil se plantadas.

Laila, eu acho que vc foi a primeira pessoa a ver o novo look.

Cris disse...

Ah, ficou jóia o novo look! Eu percebi quando entrei nos marshmallows, mas o encantamento com a receita me tirou o fôlego, agora lendo acima me refrescou a memória. Estas batatas parecem deliciosas!

Ana disse...

Obrigada Ana, pela explicacao e pelos nomes em indian q vc me ensinou!
Posso perguntar so mais uma coisinha... se uma receita pede fenugreek, eu uso qual??? Na loja q fui achei somente as sementes (mas a dona disse q as vezes eles tem tbem powder...), eu uso sementes mesmo, elas dissolvem?
Mais uma vez, thanks!!!
Ana

Valentina disse...

Por aqui nao achamos as folhas frescas. Esta receita me lembra que tenho que renovar o meu estoque. Já tua receita, será anotada. Deliciosa.

tvic disse...

Onde consigo comprar feno grego?