Gorgonzola e Espinafre

DSC03244

É sabido que Gorgonzola desperta reações de amor e ódio nas pessoas. Meu pai tem verdadeiro pavor e nem chega perto. Mas essa polêmica me faz recordar de certa ocasião, quando uma colega de trabalho notou o desaparecimento do almoço que deixara no refrigerador da escola. Lamentando o sumiço da lasanha de espinafre com Gorgonzola, que trouxera naquele dia, a menina teve que contentar-se com o modesto sanduíche da cantina. Mais tarde, desvendou-se o mistério, alguém bem-intencionado jogara fora o conteúdo da marmitinha, pensando que houvesse estragado. Até hoje, não consigo deixar de rir.

Molho de Gorgonzola e Espinafre

1 colher (sopa) manteiga
2 dentes de alho picados e amassados
1 colher sopa de farinha de trigo
350 ml de leite evaporado
3/4 xícara de Gorgonzola em pedacinhos
Sal
Pimenta-do-reino
2 xícaras de espinafre (aumente ou diminua se preferir)

Enquanto o macarrão cozinha, derreta a manteiga em fogo médio e refogue o alho. Depois de algum tempo, acrescente a farinha. Mexa continuamente com um batedor de arame por mais ou menos um minuto. Adicione o leite, mexendo sempre. Deixe ferver e reduza o fogo. Acrescente o queijo aos poucos, provando sempre para decidir o quanto basta (não precisa usar todo ou pode acrescentar mais se preferir). Prove o sal, acrescente pimenta-do-reino e o espinafre. Desligue o fogo. Misture bem e adicione ao macarrão

Adaptação da Cooking Light


8 comentários:

Eli disse...

Agdah em mim desperta AMOR muito amor! hehehe

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu gosto de gorgonzola, mas conheco gente que odeia... por isso sempre pergunto antes de jogar o gorgonzao num prato que vou servir pra convivas! :-)

Marcia H disse...

me torture, grávida não pode deve gorgonzola rsrs minha sobrinha com 1 ano e meio comeu um monte de biscoitos com gorgonzola numa festa lá em casa, é como vc diz: ame-o ou largue-o! Esse frango aí embaixo parece muito bom mesmo.

Unknown disse...

Oi Agdá,
Há tempos que eu venho visitando seu belo (e apetitoso) site. Qualquer dia desses vai dar um curto circuito no teclado de tanto babar em cima dele! :) Parabéns pelo bom gosto, literalmente falando! E esse gongonzola com espinafre parece divino! Falando em espinafre, o visual daquele bolo verde do outro dia é sensasional.
Abraços,

Maria Helena disse...

Adore, adorei, adorei!!!!!!!

Beijos

Lídia Lopes disse...

Realmente Agdá, tenho de lhe dar os meus parabéns porque as receitas que publica são realmente interessantes e lindas. As fotos são fantásticas e fazem crescer mesmo água na boca. Se juntarmos a isso o facto de ser tão querida e tão assídua nos comentários...
Não conheço gorgonzola, nunca ouvi falar. Sei que adoro alho e que também iria gostar imenso do frango que está em baixo.
Beijos

Agdah disse...

Eliana, em mim também. Amor roxo como dizemos lá em casa.

Fer, imagine o "mico", como diz você...

Marcia, meu sobrinho pequeno também adora.

m, obrigada. Fico feliz que esteja gostando. Você tem blog?

Maria Helena, só não é bom pra dieta.

Lídia, obrigada pelo elogio, fico muito feliz pois adoro cozinhar. Assim, é como se todo mundo experimentasse um pouquinho da comida. Incluí um link em Porgugês sobre Gorgonzola, aqui as pessoas são mais familiarizadas com o "Blue Cheese" que tem gosto parecido.

Valentina disse...

Agdah, esta foi engracada realmente. bom,nao para a dona da marmita, e claro. Sou fa dos chamados smelly cheeses. O fedor esconde um sabor divino.