Sempre que preparo esse risoto, lembro de uma prima que detesta cebolas. A justificativa é que o cheiro e sabor pungentes da cebola são insuportáveis, mas o pior é aquele barulhinho que faz ao ser mastigada. Só de pensar, já lhe causa arrepios. Muitas pessoas sentem o mesmo e há até um blog que compartilha da mesma aversão. Para mim, é inimaginável.
Quando preparo risotos, prefiro que o arroz fique bem macio e nunca al dente. Por isso, não me atenho muito às instruções e geralmente acrescento mais líquido do que pede a receita.
Eu costumo guardar a casca do queijo parmesão para realçar o sabor de molhos e risotos. É só cozinhar junto e depois removê-la.
Risoto de Cebolas com Feta e Hortelã
1 colher (sopa) de óleo de oliva
3 cebolas grandes de variedade menos ácida ou doce
4 dentes de alho, picados e amassados
1-1/2 xícara de (chá) de arroz Arbório (usei Carnaroli)
4 xícaras (chá) de caldo de verduras (acrescentei mais)
1/2 xícara (chá) de queijo feta
1/3 xícara (chá) de salsinha picada (prefiro hortelã miúdo)
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Pimenta-do-reino
Aqueça o óleo. Coloque o alho e depois de alguns instantes, as cebolas. Mexa de vez em quando e deixe saltear até ficarem translúcidas e bem aromáticas. Junte o arroz e mexa bem. Acrescente o caldo de verdura aos poucos, 1/2 xícara de cada vez, mexendo sempre. Deixe evaporar quase tudo para acrescentar mais. Vá acrescentando mais e mexendo até chegar no ponto desejado. Retire do fogo, acrescente o queijo feta, a salsinha ou hortelã picadinho e o queijo parmesão. Sirva com queijo feta e pimenta-do-reino por cima.
Fonte: Cooking Light