Pulao de Chana Dal

channap2

As casas aqui na vizinhança já estão enfeitadas para o Halloween. Todos os anos, o pessoal costuma gastar muito em produtos para decoração e iluminação. Esse ano, com a tão falada recessão, eu notei um certo declínio na oferta e demanda pelos enfeites. Há muitas teias de aranha, lápides e esqueletos feitos com material reciclado. Pisquilinha decidiu fantasiar-se de princesa Jasmine, a preferida dela. Eu fiquei contente com a escolha pois detesto o aspecto fantasmagórico dessa comemoração. O único problema é que no clã das princesas, Jasmine não parece ter muita popularidade e eu tive que correr os quatro cantos para conseguir a tal fantasia.

bcard1

Chana dal é o grão-de-bico indiano, sem pele e partido. Esse pulao lembra kitchari mas a adição do cardamomo negro modifica completamente o sabor. Essa especiaria é venerada por uns e odiada por outros. Seu aroma forte e mentolado não é do agrado de todos. Eu simpatizo com o toque exótico dele, apesar do cheiro de remédio.

Pulao de Chana Dal

1 xícara (chá) de arroz Basmati
1/2 xícara (chá) de chana dal (grão-de-bico, sem pele e partido)
1/2 colher (chá) de cominho (eu prefiro moer, mas alguns deixam inteiro)
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
4 cravos-da-índia
2 pauzinhos de canela
2 bagas de cardamomo negro (se não tiver, deixe sem ou use o comum )
2 folhas de louro
2 e 2/3 xícara (chá) de água (mais se necessário)
Sal a gosto
Espinafre fresco picado a gosto

Deixe os grãos de chana dal de molho por no mínimo 2 horas. Leve ao fogo em água e sal para pré-cozer os grãos. Cozinhe por uns 15 min ou até que comecem a amaciar. Escorra e reserve. Ao líquido do cozimento, adicione água suficiente para formar as 2 e 2/3 de xícaras necessárias. Leve ao fogo até ferver.

Aqueça um pouco de óleo, adicione a canela, o cardamomo, cravos, folha de louro e cominho. Mexa por algum tempo tomando cuidado para que não queimem. Ponha o arroz e mexa bem por uns 3 minutos. Adicione os grãos escorridos e continue a mexer. Junte a água já medida e aquecida. Cubra, reduza o fogo ao mínimo possível e deixe cozinhar até secar. Verifique se os grãos ficaram macios. Caso contrário, será necessário acrescentar mais um pouco de água e deixar secar novamente. Cuidado para não colocar água demais. Desligue o fogo. Coloque o espinafre picado por cima do arroz e para não desprender o vapor, tape a borda da panela com uma folha de papel alumínio e tampe. Depois de algum tempo, abra, misture cuidadosamente com um garfo e sirva.
Adaptado de: Simply Spicy

15 comentários:

Mari disse...

Agdá, eu também não gosto do aspecto fantasmagórico do Halloween. A Isa já quis se vestir de vampiro, eu nao deixei.. rsrsrs, coisa feia! Ainda bem q tua filhota quer se vestir de princesa Jasmine.. risos... Que prato interessante! Nunca sonhei que existisse cardamomo negro (aliás, até a bem pouco tempo atrás, nem sabia o q era cardamomo), e nem que o grão de bico pudesse ser vendido sem pele e partido. Imagino o quanto esse prato deva ser saboroso... adoro suas receitas, e sempre aprendo muito contigo.
Beijosss

Sylvia disse...

Nunca tinha escutado ou visto, por isso que gosto de seu blog. Para mim uma fanatica por especies, isto é o paraiso.
Alias voce sabia , que provei e agora amo o cardamomo de ve-lo no seu blog?

Também acho que haloween nao seria uma das minhas festas preferidas ...rsrs. Apesar de adorar filmes de terror.
Beijos

Odete disse...

Eu que ja estava toda feliz com as especiarias da ultima compra, agora voce me apresenta mais uma novidade.
O prato parece delicioso e deve ser bem aromatico.

Bjs

ameixa seca disse...

O cardamomo negro é lindooo!!!
Como adepta de grão de bico, este prato está 5 estrelas ;)

Fabrícia disse...

Por aqui o halooween também invadiu as ruas, lojas, casas...
Imagino o aroma no ar....
Bjs.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!

Lembro-me bem da última vez que me vesti a rigor para o halloween...não foi assim há tanto tempo...
o namorado que eu tinha na altura, ficou meio assustado com a minha produção de bruxa e eu fiquei meia desconcertada!
...desde aí,só voltei a vestir-me "a rigor" ano passado, depois da minha mãe me ter oferecido um vestido com abóboras e caveiras, mas que já não contou com a maquilhagem terrífica, nem com o namorado parvo..ehehe!

Quanto ao seu arroz...que delícia!...São só ideias mirabulantes e misturas do outro mundo que venho encontrar aqui!...
E aprendo, aprendo muito!:)

Dani Oliveira disse...

Adoro estas festas Agdá. Pena que aqui no Brasil não tem esta tradição. Uma vez, ainda na época da faculdade fizemos uma festa de dia das bruxas com a nossa turma de amigos, foi numa sexta-feira 13, eu fui de múmia, toda enrolada em bandanas e meu marido foi com a fantasia do pânico. Chegamos na festa e ninguém conseguia saber quem éramos. Foi muito divertido. Quando descobriram que éramos nós foi só gargalhada. Foi realmente uma festa muito boa!

Helena disse...

O cardamomo deve dar um toque muito bom a esse arroz...ficou uma tentação!

Flavinha disse...

Oi Agdá! A Jasmine seria a princesa do Aladim? Não importa! O importante é que a pisquilinha não quis ser bruxa nem vampira! E a mãezona correu atrás até conseguir atender a filhota, né?

Este prato é totalmente novo para mim e parce delicioso!

Beijocas

Manuela © disse...

Desconhecia por completo esse tipo de grão-de-bico.

Ficou uma arroz muito bonito :)

laila radice disse...

eu tbm já me fantasiei de jasmin não pro hallowen mas adorava ela...e esse arroz...ai q delicia...fiquei boba com a beleza deste cardamomo!bjs

Axly disse...

Ai que delícia essas misturas, sempre viajo nesses sabores.
Aqui em casa teria que ser sem o cominho, porque mamãe ficou com trauma. Um dia papai foi fazer um doce de mamão e colocou cominho ao invés de erva-doce em grãos. Ela não suporta mais!
E o cheiro e sabor mentolado do cardamomo não agrado o paladar do maridão. Se bem que só conheço o verde...
Mas um dia me revolto e faço só pra mim com todos os temperos.
Huahuahuahuahuahua!
Kisss^^

Vivian disse...

Isso parece ótimo. Vc me deixou com vontade de provar !!
bj

Eduardo Luz disse...

Basmati, canela, cravo e cominho. Dá pra sentir o cheiro daqui mesmo não conhecendo o tal 'remédio', o cardamomo negro. Se bem que com esta bela foto não tem como dizer que eu não o conheço !!

Nysa disse...

adorei a foto do cardamomo!!!! finalmente agora também já tenho ;-) que belo arroz e que aromático que deve ser. beijocas