Thoran de Feijão-da-China

payar1


Enquanto, Dada prefere ser vegetariano, minha família inteira é carnívora. Para nós, qualquer refeição requer muita, muita carne, frango, peixe ou algo que o valha. Não há tempo ruim para churrasco e todo dia é dia de carne. Salvo a Sexta-Feira Santa em que consumimos apenas frutos-do-mar. O café-da-manhã que nos deixa feliz tem carne seca, carne-do-sol, carne assada ou preparada em tachos de barro no fogão a lenha.

Eu já me habituei a esse "jeito vegetariano dele de ser" e busco alternativas para oferecer no cardápio. O pessoal lá de casa, no entanto, não consegue nem imaginar a vida sem carne.

O feijão-da-china é aquele utilizado para produzir o broto de feijão ou moyashi.

Thoran de Feijão-da-China

1 xícara (chá) de feijão-da-china demolhado
1 pimenta vermelha seca espedaçada
1 pimentinha malagueta
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra (opcional)
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
1/4 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
Folhas de curry
Sal
Óleo

Cozinhe o feijão em água suficiente para amaciar bem e deixar sem caldo. Se preferir os grãos mais inteiros, cuidado para não cozinhar demais. Esse feijão cozinha bem rápido. Moa os grãos de pimenta-do-reino, cominho, alho e sal. Aqueça um pouco de óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando começarem a estalar, acrescente a pimenta vermelha seca e as folhas de curry. A seguir, junte a cebola picada e deixe dourar. Agregue a mistura de alho e deixe refogar bem. Coloque o açafrão-da-terra e coco ralado e mexa sem parar até ficar como uma farofa. Junte essa mistura ao feijão cozido quente, mexendo cuidadosamente. Ajuste o sal e retire do fogo.

12 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Agdá,
Suas receitas maravilhosas, sobretudo estas bem condimentadas, estão me deixando tão louca que, mais uma vez, ainda antes de tomar o pequeno almoço (café da manhã), vim a correr para o computador espreitar a sua receita. Estou a ficar viciada neste blogue!

Marizé disse...

Estou com a Pipoka, as suas receitas de legumes condimentados, deixam-me a salivar.

Eu tenho em casa um carnivoro inveterado, uma "piolha" que não come carne vermelha, e eu que gosto de tudo. Resultado: refeições variadas na tentativa de agradar a "gregos e troianos".

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Também adoro o toque diferente que você dá aos legumes, Agdá - eles ficam deliciosos, aposto!

Odete disse...

Bonito esse seu carinho para agradar o maridao vegetariano.
Ah, ja visitei sim o jardim das rosas aqui em SJ, e voce? Vale a pena eh lindo.
O Cafe Brazil em Santa Cruz, conheci atraves da filha de um casal amigo, que morou la enquanto era estudante na UCSC, alias o lugar eh muito frequentado por estudantes.

Odete disse...

ah, esqueci de dizer obrigada pelas bodas, agora 4 anos.

A simplicista... disse...

Olha, mudou o layout! Que lindo!

Flor de Sal disse...

Mas ke RICO tempero! Ando a ficar inspirada pelas suas receitas e a aventurar-me nuns temperos diferentes! Bjnhos!

Flor de Sal disse...

Mas ke RICO tempero! Ando a ficar inspirada pelas suas receitas e a aventurar-me nuns temperos diferentes! Bjnhos!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Receitas sempre diferentes, inovadoras e certamente deliciosas!!!
Beijinhos

Valentina disse...

Esqueci de falar no comentario anterior que amei a cara nova do blog.Nao conheço feijão-da-china.vou dar uma pesquisada por aqui. parece muito apetitoso.

Beatriz Belliard disse...

Adorei ! Aqui em casa todos sao carnivoros menos eu ! E até que tenho conseguido suprimir carne de algumas refeiçoes e o marido tem aceitado...bjs

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 婚禮顧問