Pão de Espinafre

spiral1

Lá em Salvador, eu nunca tinha visto espinafre fresco. Eu só conhecia aquele enlatados dos desenhos de Popeye. Imaginava que fosse amargo e nada agradável, mas felizmente foi só uma impressão. Pela versatilidade, é uma das hortaliças que mais consumimos aqui.

spiral 3

Aprendi a fazer esse pão numa aula de culinária do supermercado local. Apesar de simples, ele me desafia sempre. Ora sai perfeito, ora decepciona no visual, mas de qualquer forma, o resultado é sempre delicioso.

spiral2


Pão de Espinafre

1/4 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar granulado
2 1/2 colheres (chá) de fermento para pão

Misture tudo e deixe descansar em lugar abafado por 10 min. Depois, junte:

3/4 xícara de água morna (
usei leite desnatado)
2 colheres (chá) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
1/8 colher (chá) de manjericão seco
1/8 colher (chá) de orégano seco
1/8 colher (chá) de salsinha seca
1/8 colher (chá) de tomilho seco
1/8 colher (chá) de alecrim seco
1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/8 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos (usei em pó)
1 colher (chá) de sal

Misture manualmente e deixe descansar por 1 hora ou use a panificadora na função adequada para sovar a massa.

Nesse meio tempo, prepare o recheio.

1 colher (sopa) de óleo (usei azeite de oliva)
2 dentes de alho, amassados e picados (mais, se preferir)
1 cebola média, picada
250 g de espinafre fresco, cozido no vapor e espremido (usei aproximadamente 2 xícaras)
1 pimenta malagueta picada (minha adição)
Sal a gosto

Aqueça o azeite de oliva, acrescente o alho e quando dourar levemente, adicione a cebola. Deixe dourar bem. Junte o espinafre. Adicione o sal. Retire do fogo e deixe esfriar.

Quando a massa tiver crescido o suficiente, desinfle, coloque em superfície untada, cubra com um pano e deixe descansar por mais 10 minutos. Após esse tempo, abra a massa com um rolo untado formando um retângulo. Espalhe o recheio frio. Enrole bem apertadinho, como rocambole. No final, pressione bem a extremidade para selar. Coloque com a liga para baixo em forma de bolo inglês grande, untada. Cubra e deixe crescer de novo por 1 hora ou até que dobre de volume. Leve ao forno preaquecido 180º por 45 minutos. Se necessário cubra o pão com papel alumínio para evitar que doure demais. Antes de tirar do forno, pincele com manteiga derretida (eu usei azeite de oliva) e polvilhe queijo ralado por cima. Deixe por alguns instantes para derreter o queijo. Retire do forno.Deixe descansar por 10 min. antes de desenformar. Esfrie na grade.

23 comentários:

Fay van Gelder disse...

A experimentar:)
Bjo

Marizé disse...

O espinafre é dos legumes mais versáteis, ricos e saborosos que podemos usufruir.
Este pão é muito original, ideal para um lanchinho ao ar livre.

Bj

Filipa disse...

O pão está muito bonito e deve ficar com um sabor muito especial devido aos espinafres e às ervas aromáticas. Gostei bastante.

beijinhos

Laurinha disse...

Eu também adoro espinafre. às vezes prefiro comprá-lo congelado por ser mais prático....

Adorei as ervas também, deve ficar bem perfumado!
Ótima sugestão!

Beijinhos,

Mariana disse...

Agdá, adorei! Vou guardar e experimentar assim que possível! Além de lindo e saudável, deve ser delicioso!

Beijo *
Mariana
(Caos na Cozinha)

risonha disse...

Agdá, esse é dos pães mais bonitos que já vi até hoje na blogosfera... e eu que adoro espinafres já estou com água na boca só de imaginar o sabor de uma fatia dessas.

Natércia Ramalho disse...

Agdah que maravilha o teu pãozinho adorei. Um bjo. Natércia...

Marcos disse...

Pão maravilho!!! Um beijo. Marcos:.))

Emília disse...

Lindo esse pão!! Já guardei a receita! Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Sempre tenho espinafre fresco ou congelado, não fico sem eles. No sítio tenho um canteiro reservado só para eles.
Adorei esta receita, pão, espinafre e ervas...tudo de bom.
Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Agdá, adoro fazer pães e a idéia de usar espinafre no recheio é ótima! Saudável e gostosa.

Eduardo Luz disse...

Popeye ! Esta foi boa !
E este pelo visto (e pela foto) não decepcionou !
Finalmente, que superemercado é este ?

Silvia Arruda disse...

Eu adoro espinafre!! Nunca comi pão com espinafre de recheio, mas com certeza deve ficar muito saboroso!

Nani disse...

Eu amo espinafre, não conhecia este pão!
Beijos

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

ma-ra-vi-lho-so esse pão!!!!!
Adorei!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Letrícia disse...

Passei um tempo atolada de trabalho e só hoje pude dar um bom passeio pela sua cozinha. Quantas delícias você tem preparado! Quase pude sentir o cheiro delas!

Beijos!

ameixa seca disse...

Essas aromáticas todas até já me desorientaram ;)
O pão dicou lindo e o sabor deve ser delicioso :)

Claudia Lima disse...

Parece muito gostoso e com certeza saudável! O visual está dez como sempre. Suas fotos são impecáveis!
Adoro o seu estilo.
Achei engraçada a história do espinafre em lata da Bahia. Eu pensei que não existisse no Brasil, eu nunca vi. Achei que só tinhamos fresco.
Eu prefiro o fresco, mas tenho o congelado tb para quebrar o galho na hora da correria.
Bjs :)

Claudia Lima disse...

Querida Agdá obrigada por se preocupar em me explicar.
Passei um tempão "viajando" no seu Blog agora a pouco. Tudo me encanta!
Vc é muito talentosa!
Bjs :)

Lua Limaverde disse...

Eu também costumo fazer um pão recheado de folhas (um dos primeiros que fiz no blog) e adoro! Mas nunca fiz com espinafre, aliás não tenho costume de usá-lo. Adorei esse seu porque tem várias ervas na massa, parece tão bacana! :D

Unknown disse...

Agdah, tenho a impressão de que consigo reproduzir esse pão na máquina de pão!

O que vc acha?

um beijo!

Leandro
www.cozinhapequena.com

carmencita disse...

Agdá, que pão maravilhoso! A massa está rendada e fofa.Olhe, parabéns!!Acho tão difícil fazer pão,mas me animei com essa receita.Bjss

Akemi disse...

Menina, que delícia de pão! Preciso fazer! Bjs