Chutney de Tomates

takhali2

Suspeita-se que os tomates sejam os culpados pelo surto de salmonela e diversos restaurantes já até deixaram de servi-los crus. Até o momento, poucos caso foram constatados na Califórnia e a produção local está liberada, mas por via das dúvidas, só vamos consumí-los bem cozidos por um tempo. Como diz meu pai, "o seguro morreu de velho".

DSC06082

Esse chutney é muito gostoso em sanduíches ou acompanhando idlis no café-da-manhã. Esse é o molde para preparação deles. Basta encher, empilhar e colocar numa panela com água fervente. Os furinhos laterais permitem a circulação do vapor.

takhali1

Eu gosto da consistência pedaçuda, mas às vezes, uso o processador ou liquidificador de imersão (a varinha mágica dos portugueses) para deixar o chutney lisinho e cremoso.

Chutney de Tomates


4 tomates maduros, sem sementes picados
Pimenta malagueta a gosto
1/2 colher sementes de mostarda preta
1 colher (chá) de sementes de cominho (ou em pó, se preferir)
1/4 colher (chá) de assafétida
1 colher (chá) de gengibre ralado
Folhas de curry (opcional)
2 colheres (chá) de açúcar (
mais ou menos, como preferir)
Sal

Aqueça um pouco de óleo. Adicione as sementes de mostarda e cominho (se usar as sementes). Quando pipocarem, acrescente as folhas de curry e assafétida. Mexa, junte os tomates e o resto dos ingredientes. Tampe e deixe cozinhar até engrossar. Prove e ajuste os condimentos, se necessário.
Fonte: Ethinic Foods

20 comentários:

Elvira disse...

Esse molho é delicioso. Costumo comprá-lo já feito, mas parece muito melhor ainda quando é caseiro. :-)

Beijos.

Filipa disse...

Que graça esse molde, não conhecia!
O chutney está com um aspecto fabuloso!

beijinhos

laila radice disse...

humm d etomates deve ser demais!!! adorei!!! bjos

Laurinha disse...

Nunca experimentei...fiquei curiosa!!! Super interessante!
Parece tapioca enformadinha 'aquilo' branquinho!
Beijinhos,

carmencita disse...

Fiquei com desejo, chutney de tomates maravilhoso!!!
Agdá,grata pela visita vc foi a number 1, a fazer uma visita no meu recém inaugurado blog.Ainda tenho muito que aprender, pois ñ sei como adicionar outras blogueiras,terei que pedir permissão individual? pq são tantas...Bjss

Marcos disse...

Uma maravilha...amei de verdade! um beijo. Marcos:))

Nereime disse...

Adorei as forminhas,e o chutney de tomate não conhecia...quanta novidade boa sai da tua cozinha.
bjs

Luciana Macêdo disse...

Esses bolinhos feitos no vapor são bem interessantes. O chutney gosto de ter sempre em casa, possui mil e uma utilidades.
Bjs!

Janna Joaninha disse...

quantas joaninhas liiiiindas ;)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, nunca soube que era possível contrair salmonela com tomates.
O teu chutney está lindo!

ameixa seca disse...

Também não sabia que o tomate era "bom" para contrair salmonela. Que mal... mas arranjaste uma boa solução e o chutney tá com boa cara ;)

Letícia disse...

Tem toda razão, é muito bom...destino melhor que perdê-las.

Mónica Pinto disse...

Esse chutney de tomate deve ser uma delícia, tenho que experimentar, eu só conheço o de manga. Beijinhos

Eli disse...

Estou como a Patrícia nunca ouvi falar que através do tomate poderia se contrair a salmonela, estou bege! Agora também fiquei encantada com o molde que também nunca tinha visto. hehehe

Amei esse chutney é uma verdadeira maravilha!

Lua Limaverde disse...

Como as demais, fiquei assustada com essa história de salmonela nos tomates! Eu já tinha medo do agrotóxico e agora a salmonela! :O
Bj!

Fabrícia disse...

Agdá imagino o sabor do seu chutney....adorei a receita...anotada.
Bjs.

Odete disse...

Smart girl, quando os tomates crus estao proibidos voce aparece com essa alternativa deliciosa e sem perigo. As fotos estao mais que lindas e amei essa toalha cheia de joaninhas, um luxo.
beijao

Anny disse...

Estou fazendo uma geléia de pimenta(com pimenta chilena e de cheiro). Vamos ver se dá certo fazer uma foto. Ela está linda.
Agora o chutney está maravilhoso e não é difícil de fazer. Vou experimentar.
Ah, você sabe fazer frigideira de repolho?
Beijos.
Bom fim de semana.

Ana Canuto disse...

É muito legal saber de tudo isso. Quanta coisa diferente vc nos mostra.
Muito obrigada. Beijos.

Nádia Lamas disse...

Eu tb não sabia que tomate podia dar salmonela... fiquei assustada agora. E eu que adoro tomate! Lindo o seu chutney. Bjs