Batatas com Zatar e Pistaches

zat3

Minha lista de receitas a testar parece interminável. Eu tento obedecer a ordem, mas quando me deparo com algo que chama a atenção, não consigo deixar para depois.

zat1

Nessa receita, as vieiras, scallops em inglês, me fizeram lembrar de scalloped potatoes (batatas gratinadas). Minhas anteninhas começaram então a vibrar. Visualizei camadas de batata intercaladas com zatar. Só achei que precisava de alguma coisa para realçar a textura. Revirei aqui e ali buscando esse algo diferente, até que encontrei o toque que faltava.

zat5

Batatas com Zatar e Pistaches

Rodelas de batata
Pistaches
Zatar
Pimenta em flocos (opcional)
Sumac a gosto
Sal a gosto

Deixei as rodelas de batata de molho em água e sal. Escorri bem e sequei num pano de prato. Salteei as rodelas em um pouquinho de azeite de oliva até amaciarem e dourarem. Triturei o zatar, pistaches e pimenta. Arrumei as rodelas em camadas e intercalei com a mistura triturada, sumac, pedacinhos de queijo feta e um fio de azeite de oliva. Aqueci ligeiramente no forno antes de servir.

24 comentários:

Filipa disse...

Perfeitas! Batatas e pistáchios deve ser uma combinação incrível. Vou experimentar.

beijinhos

Laurinha disse...

Se pudesse, já ia espetando meu garfo para experimentar!
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Agdah que maravilha sempre a mesma menina dá vontade de roubar tudo. Um bjo. Natércia...

Patricia Scarpin disse...

Parece bem fácil de fazer, Adgá, e que aparência deliciosa o prato tem!

Marizé disse...

Esse tempero encheu-me as medidas.

Bj e bom fim de semana

carmencita disse...

Sabe que tudo que vc faz é uma tentação né, já comprei os pistaches,iogurte eu mesmo faço. Só está faltando um paninho bem fininho pra coar o iogurte.Não sossego enqto não fizer o Shrikhand que está na minha lista de prioridades.Bjss

* Jo * disse...

está belíssimo!
e o sabor... deve ser delicioso!

bjo!

Odete disse...

Voce criativa como sempre. Que boa ideia com as batatas. Tenho sempre Zatar para comer com pao e azeite de oliva.
beijo e bom fim de semana

Marcos disse...

Agdah uma delicia adorei! um beijo. Marcos:*))

Luciana C. disse...

Ágda,
Que lidas batatas!!!Parabéns!
Andei comprando muitos temperos, mas como uma aprendiz ainda não sei como usar determinadas coisas...Mas Hoje mesmo o zatar vai entrar na dança!!!
Abraços

ameixa seca disse...

Estas batatas t~em um aspecto óptimo ;) Adoraria provar já que não conheço o sabor de nenhuma dessas especiarias... Bom fim de semana

Artsy Now! disse...

Olá,

Otimas receitas!

Aproveito e te indico o link:
http://www.portaldoluxo.com.br/canal_gastronomia.php

Tem diversas matérias sobre Gastronomia. Dá uma passada lá!

Aproveite e se cadastre na promoção para concorrer a uma Montblanc:

http://www.portaldoluxo.com.br/cadastre-se.php

Abraço,

Priscila

Eduardo Luz disse...

Agdá, vou seguir o conselho acima e concorrer pois só uma Montblanc pra anotar estas receitas. Pistaches, comprei agora no Mercadão; sumac e zatar , trouxe lá de Dubai) e batata roxa ( você sabe a origem !). Perfeito !

Claudia Lima disse...

Me deu água no boca. Sou batateira...
Bjs :)

Nereime disse...

Um ótimo acompanhamento, o pistache deu um toque especial!
bjs

A União Faz a Vida disse...

Queria, tem um mimo pra ti no meu blog.
Beijo

Mari disse...

Nossa senhora, que batatas são estas, heim! Anotada!

Janna Joaninha disse...

pistaches são mesmos versáteis...

Carolina Andrade disse...

Nossa, que aparencia ótima, deve ser divina!! Beijão

Emília disse...

Não tenho idéia do sabor do zatar nem do sumac, mas ficaram lindas as batatas! Já falei um monte de vezes que adoro o modo como vc usa os temperos! Tem coisas que eu nem sabia da existência rss!!Beijinhos

Axly disse...

Fiquei curiosa, pra variar, com as coisas diferentes que você mostra pra gente.
Agora confesso, essas batatas todas douradinhas, me deixaram com vontade^^
Kisss!

Marcia disse...

Ótima para fazer um acompanhamento quando estamos com pressa. Sabor e textura, tudo perfeito, como sempre. bj, boa semana

Cláudia disse...

Gostei muito. Comprei zatar para fazer o babaganuch e vou fazer com batatas. (A minha lista de receitas também não é politicamente correta, não se avexe!)

bjs

Ana Canuto disse...

Taí....simplicidade gostosa.