Pulihora de Manga

puli2

Eu tinha planejado passar as festas juninas em casa com meus pais. Pela primeira vez escolhi viajar nessa época. Em fevereiro, já não havia passagens convenientes nem para agosto. Segundo a agência, as férias escolares aumentam a demanda e os vôos ficam lotados. Meu São João na roça foi literalmente "para o brejo".

puli4

O agridoce da fruta e o sabor exótico da assafétida formam a dupla dinâmica no pulihora. Dada parece gostar mais quando uso as mangas de vez, mas para mim, quanto mais verde e azeda estiverem, melhor. Eu substitui os amendoins pelas castanhas-de-caju pois uma alergia repentina está me obrigando a ficar longe deles.


Pulihora de Manga

4 xícaras (chá) de arroz cozido soltinho (
usei basmati)
1 manga verde grande
Suco de limão a gosto
1 cebola média picada
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda preta
1/2 colher (chá) de sementes de cominho
Amendoim torrado a gosto
Pimenta malagueta picada a gosto
1/4 colher (chá) de assafétida
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra
Folhas de curry
Castanhas-de-caju torradas
Sal

Descasque a manga e faça um purê com a polpa no processador. Misture um pouco de suco de limão e sal. Reserve. Aqueça um pouco de óleo, coloque os grãos de mostarda e cominho. Quando pipocarem, acrescente as folhas de curry e em seguida, a cebola. Deixe dourar bem. Adicione a pimenta, a assafétida e o açafrão-da-terra. Mexa bem por alguns segundos. Reduza o fogo ao mínimo. Ponha a polpa de manga reservada. Mexa. Adicione o arroz quente e as castanhas. Misture bem. Cuidado para não machucar os grãos de arroz. Deixe descansar um pouco antes de servir para que o arroz absorva o sabor dos condimentos.
Fonte: Delicacies

18 comentários:

Marizé disse...

Agdá este molho de manga deixou-me tão curiosa.
Este prato pode bem servir para aproveitar sobras de arroz, estou rendida...

Beijo

Filipa disse...

Também fiquei bastante curiosa em relação a este molho de manga, acho que vou gostar bastante. Receita anotada.

beijinhos

laila radice disse...

que interessante esse prato...e q peninha q nao conseguiram ver as fstanças de S JOAO!!


BJS

Laranjinha disse...

Gosto sempre dos seus pratos. Esse, como sempre, está super apetitoso.

Marcos disse...

Agdah mas que maravilha! Gostei muito. Um beijo. Marcos:*))

Eli disse...

Que pena não conseguir vim, mas logo tudo dá certo e você encontra os seus por aqui. hehe

Amei esse arroz, ficou tão bonito!

Elvira disse...

Sempre deliciosos e lindos, esses seus arrozes indianos. :-)

Beijos.

Nereime disse...

Hum...que comidinha mais apetitosa!!!Muito interessante esse molho de manga.
bjs

Isabel (pipoka) disse...

Mais uma maravilha com que vc nos brinda..adorei. Tenho pena que os seus planos de viagem não tenham dado certo.

bjs

Odete disse...

Uma pena que seu "Sao Joao" tenha ido pro brejo. Mas nao te desanimou neh! Que delicia esse prato.
bjs

Luciana Macêdo disse...

Mais um prato que me deixa curiosa. A combinação de sabores é bastante interessante.
Bjs!

Axly disse...

Tantos sabores me despertaram curiosidade!
Isso deve ficar muito bom^^
Kisss!

Fabrícia disse...

Pena que seu São João na terrinha não tenha vingado...o meu tb não vingou....
Mas esse prato...que luxo.
Bjs.

ameixa seca disse...

Tenho certeza que gosto desta comida. Adoro manga ;)

Giovana Martini disse...

Fico sempre imaginando o quanto sua cozinha deve ser perfumada... exalando os deliciosos perfumes das especiarias...


Beijos!

Flavinha disse...

Nossa!
Fiquei com água na boca! Isto deve ser bom demais!
Ano que vem tem mais São João, não fica triste não, tá?
Beijinhos

Ana Canuto disse...

Delícia de receita.
Mesmo não podendo vir, "mantenha acesa a fogueira do coração".
Um beijo.

Beatriz Belliard disse...

Aui tb temos que comprar com quase 1 ano de antecedencia as passagens ! Adorei este arroz ! bj