O coentro está reinando no evento Rei da Quinzena do Colher de Tacho. Há muito que eu não participo mas coincidentemente, preparei esse curry hoje.
Antes de conhecer indianos de várias regiões da Índia, eu fazia uma imagem bem esterotipada e generalizada deles. Me surpreendi muito ao descobrir que, ao contrário do que eu acreditava, alguns deles comem carne de boi, porco, frango e peixes. Aos poucos, fui desmistificando e entendendo que, como diz minha mãe, os dedos das mãos são irmãos mas não são iguais. Nem todos os indianos são vegetarianos ou consideram a vaca um animal sagrado. No sul do país, há cristãos e muçulmanos, ávidos consumidores de carne vermelha. Lá, em alguns estados, até os seguidores do hinduísmo, geralmente vegetarianos, comem peixe com frequência.
Se as amêndoas forem descascadas, o curry fica bem branquinho, mas eu gosto do contraste dos pontinhos marrons. Algumas receitas usam castanhas-de-caju.
Edição: Eu esqueci de mencionar que também adicionei um anis estrelado.
Edição: Eu esqueci de mencionar que também adicionei um anis estrelado.
Curry Branco de Panir e Amêndoas
200 g de panir em cubos
Folhas de curry ( opcional)
1 cebola picada bem miudinho
3 colheres (sopa) de amêndoas levemente torradas (mais, se preferir)
2 bagas de cardamomos
2 cravos-da-índia
1 pauzinho de canela
1 folha de louro
Pimenta malagueta inteira a gosto (usei 2)
1 colher (chá) de coentro em pó (as sementes moídas)
1/2 xícara (chá) de creme de leite (usei Half & Half desnatado)
1/2 colher (chá) de sugar
1 colher (sopa) de ghee (eu uso azeite de oliva)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho, picados e amassados
1 colher (chá) de gengibre ralado (mais, se desejar)
1/2 xícara de água quente
Passe as amêndoas no liquidificador com água suficiente para formar a consistência de vitamina grossa. Aqueça o óleo (ou ghee) e acrescente as bagas de cardamomo partidas, os cravos, a canela, folha de louro e as folhas de curry. Mexa por meio minuto. Acrescente a cebola picada e deixe dourar. Adicione o alho e o gengibre. Mexa sem parar e quando ficarem bem aromáticos, junte o coentro em pó e a pimenta malagueta partida no meio. Logo em seguida, ponha a mistura de amêndoas, a 1/2 xícara de água, sal, açúcar e a pimenta-do-reino. Reduza o fogo, cubra e deixe cozinhar por uns 20 min. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo. Junte o panir e cubra novamente. se estiver muito grosso junte um pinguinho mais de água. Deixe cozinhar tampado por mais uns 15 minutos. A mistura deve estar grossa. Adicione o creme de leite, ajuste o sal e quando começar a ferver, desligue o fogo. Sirva imediatamente com arroz branco ou algum pulao.
Adaptado de: Tarla Dalal
Adaptado de: Tarla Dalal
21 comentários:
Agdá, sua receita ficou maravilhosa, e como sempre, super original, diferente... eu não sabia o que era panir, fui no seu post e adorei!!! Vou ver se encontro a fraldinha por aqui, me deu uma vontade enorme de fazê-lo... lembra queijo coalho ou ricota... adoro!!!
Beijos querida!
Isso só pode ser uma maravilha para uma amante de caril como eu.
Gostei da comparação com os dedos da mão :-)
Bj e bom fim de semana
Menina mais uma das tuas deliciosas maravilhas!Um bjs...
Que receita exótica! Imagine que eu tbm achava que os indianos em geral não comiam carne vermelha! Santa ignorância! Por isso é bom nos dar o direito de conhecer outras culturas, aprendemos muito!
Achei linda a receita e com vontade de experimentar!
Super beijo
Gostei imenso desse seu texto chamando a atenção para que há várias gastronomias dentro da culinária indiana. O desconhecimento provoca muitos mitos que têm de ser desconstruídos. Outro do mito é que a comida indiana tem de ser sempre picante..
Mais uma receita sua que vou experimentar... acredita que ainda anteontem recebi uns amigos para jantar e fiz o seu frango com molho de amêndoa...um sucesso!
bjs
Não sou muito fã de coentro, mas diante de seu prato acho até que me rendo a ele.
Beijos
Se tem coentro, to dentro!
Delícia de temperinho que desde sempre como, adorei essa receita!
Kisss^^
Eu também achava que os indianos não comiam carne de vaca :) E as vacas também são como os dedos da mão... as indianas são bem diferentes das nossas cá ;)
Esse panir deve ficar super bom!
Bom fim de semana!
Eu adoro esse mix de culturas e aprender cada dia mais com pessoas tão diferentes que são nossos vizinhos e amigos.
Adorei o seu prato e gosto deve ser maravilhoso.
Parabéns e boa sorte!
Mais uma que aprendi aqui! Bjs
Eu também estou sempre aprendendo por aqui!!!
bjs
As suas fotos são sempre tão bonitas e os seus pratos tão apelativos, que tenho sempre que passar por aqui!... Adoro as comidas exóticas que prepara!...
Maravilhoso!
Agdá querida, você e suas maravilhosas receitas indianas, super diferentes e misteriosas (existe comida misteriosa?). Nunca fiz comida hindu, my mistake,não sei se por aqui em Brasília não ser muito difundida ou por não saber por onde começar. Um dia vou escolher uma receita sua para começar, esta seria uma ótima idéia. Ah, tem um selinho para você no Banquetes. Bj grande.
que curry bem diferente. também acho que as amêndoas com casca ficam melhor ;-)
Ai que vontade das suas comidas !!!!
Agdah:
Adoro as suas fotos e as comidas mais ainda quando faço.Parabéns!
Agdá, vc e suas comidas diferentes !!! custo acreditar que é baiana rs
bjks
Esta lindo este prato, que vontade de experimentar! Fui dar uma olhadinha no panir e fiquei fã! Assim como os docinhos na calda de cardamomo lá embaixo! Parece uma ricota feita em casa, e depois prensada, né? por quanto tempo vc prensa este panir?
bjs
Belas fotos mas não está aparecendo um anis estrelado ? É só enfeite ? Ou não é o anis ?
Fico sempre maravilhada com as tuas receitas, fotos. obrigada por esta linda contribuição.
EStas receitas são sempre fantásticas ! Não me canso de vir ver todos os dias... ;)
Obrigada
e
continue assim...
Naturalmente
www.SouNatural.com
Postar um comentário