As festas ao estilo
potluck são muito comuns aqui. Os convidados colaboram trazendo comida e bebidas. Os motivos são variados, desde comemoração de aniversários até reuniões de trabalho. Sempre que possível, faço algo fresquinho.
Essa receita é prática e muito elogiada. Para facilitar, preparo o picles de limão com antecedência. No dia, levo tudo já pronto e monto lá. Quando há uma cozinha no local, asso a batatinha na hora. É bem rápido. Se uso iogurte, só misturo ao resto dos ingredientes do creme na hora de servir.
Em vez de caviar, prefiro usar tobiko, as ovas de peixe-voador dos sushis. O picles de limão é um elemento imprescindível. Não pode faltar.
E para variar, ovos de codorna ficam muito bonitinhos.
Canapé de Salmão com Creme de Endro e Picles de Limão
2 limões sicilianos
1/2 xícara (chá) de água
4 colheres chá de sal granulado (usei o comum)
1/4 xícara (chá) de suco de limão
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
1/2 xícara (chá) de crème fraiche, sour cream ou iogurte escorrido (usei o grego)
1 colher (chá) cheia de endro fresco picado
1 colher (chá) cheia de coentro fresco picado
1 1/2 colher (chá) de sementes de cominho
Batatinhas pequenas cortadas ao meio
Lâminas de salmão defumado
Remova a casca dos limões, tomando cuidado para não retirar a pele branca, somente a amarela. Leve ao fogo com 1/2 xícara (chá) de água e 4 colheres (chá) de sal e deixe ferver em fogo médio alto até que o sal dissolva. Reduza o fogo e deixe cozinhar até que reste somente 2 colheres de sopa de líquido (aproximadamente 10 min.). Coloque tudo num frasco ou vasilhame de vidro, acrescente o suco de limão e azeite de oliva. Deixe refrigerar no mínimo 1 dia e no máximo 1 semana.
Antes de usar, pique as casquinhas e misture 1 colher de sopa delas (mais ou menos conforme o gosto) ao creme, endro e coentro. Refrigere por no mínimo duas horas e no máximo oito.
Forre uma assadeira com papel alumínio. Pincele com azeite de oliva. Depois, pincele as metades de batatas com uma mistura de azeite de oliva, sementes de cominho, sal e pimenta-do-reino. Não precisa muito, só um pouquinho. Arrume as batatinhas na assadeira (eu prefiro colocá-las para cima, mas a receita diz para emborcar). Asse em forno preaquecido (220º), por aproximadamente 12 min. ou até que dourem. Cuidado para não assar demais. Retire do forno e deixe que esfriem um pouco.
Na hora de servir, coloque um pouco de creme, uma tirinha de salmão e o tobiko em cada batatinha. Decore com raminhos de endro e sirva imediatamente.
Fonte: Bon Apéttit