Chapatis

chap1

No filme "Driblando o Destino" (Bend it Like Beckham em inglês), a mãe indiana diz à filha, simpatizante de futebol: "De que adianta saber jogar bola e não saber fazer chapatis redondinhos?...". Logo me veio à mente a imagem de meus chapatis, parecendo o mapa do Brasil...

chap2

Fazer chapatis macios e perfeitos é uma arte que leva tempo para aprender, mas um dia chego lá. A receita foi adaptada daqui. Uma solução alternativa para a farinha apropriada é usar partes iguais de farinha de trigo branca e integral. Karen postou outra versão de chapatis e também tortillas de trigo. Márcia já criou o chapatai. Hoje, servi com thoran de espinafre e vagens, mas ficam ótimos com carne moída condimentada ou algum curry.

Chapatis

2 xícaras (chá) de farinha para chapatis
½ colher (chá) de sal
1 colher de (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite de oliva
¾ xícara (chá) de água quente

Misture todos os ingredientes. Adicione a água aos poucos até dar liga na massa. Talvez não necessite toda. Sove a massa por 10 minutos. Faça uma bola, coloque em vasilha seca, cubra com pano úmido e deixe descansar por no mínimo 30 minutos.

Depois desse tempo, divida a massa em 12 bolinhas. Mantenha-as cobertas para que não ressequem. Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro. Em superfície enfarinhada, abra as bolinhas com um rolo, forme os chapatis e coloque-os na frigideira. Vá apertando com uma espátula e girando o chapati ao mesmo tempo. Após uns 30 ou 40 segundos, vire e repita o processo do outro lado. Num determinado momento, os chapatis começam a inflar ao serem apertados. Quando ficar pronto, pincele com um pouco de azeite de oliva ou manteiga e cubra para mantê-los aquecidos enquanto prepara o restante.

35 comentários:

winnie disse...

Já tirei um para mim, espero que não te importes! lol

semente de sésamo disse...

Que delícia...

Carla disse...

Não conhecia, estes chapatis têm um aspecto delicioso!!!

Natércia Ramalho disse...

Agdah tal como a Carla tambem não conhecia mas adora fazer só que nem conheço a farinha.um bjs Natércia...

Patricia Scarpin disse...

Agdá, duvido que esta farinha exista por aqui - você acha que com a farinha comum conseguiríamos preparar?

Ficaram tão bacanas e estão bem redondinhos na minha opinião.

Sheila disse...

Super exótico, e parece ser delicioso e bem leve. Pra mim tbm parece redondinho =)

Sylvia disse...

Puxa ,sempre tive vontade de fazer . Mas ando tao preguiçosa ultimamente.que compro pronto. Mas vou guardar a receita ,just in case...

Mariana disse...

Por aqui também não sei se encontro essa farinha... Mas fiquei cheia de vontade! Será que com farinha normal dá? :)

witchie
(http://caosnacozinha.wordpress.com)

Ludmila Carvalho disse...

Hum, também não conhecia esses chapatis, será que são parecidos com o pão Naam?

Heidi disse...

Agdá,
também faço a mesma pergunta, se a nossa farinha de trigo converncional dá para fazer este "Chapatis"? Fiquei morrendo de vontade de experimentar com carne moida bem temperadinha!!!

Agdah disse...

Gente, já incluí no post o link para os chapatis do Kafka na Praia e também solicitei à Karen que desse um pulinho aqui para comentar das farinhas alternativas que usou, já que eu só tenho experiência com a farinha apropriada. Fiquem no agüardo.

Winnie, fique à vontade.

Carla, Sementes e Sheila, obrigada.

Natércia, Patrícia, Witchie,Dinha, a farinha normal não se presta para fazer chapatis, mas fazem ótimas tortillas, que podemos dizer são "parecidas" de uma certa forma. Teremos que agüardar Karen.

Sylvia, muitas pessoas preferem comprá-los.

Ludmila, não chapatis são assim como discos chatinhos e moles e o naan é como uma base de pizza, alongadinha, lembra até pão sírio.

Marcia disse...

Agda
seus chapatis estão perfeitos. pode casar.
comi no Kashmir uma vez chapatis recheados com uma espécie de ricota e hortelã.
acho que vou tentar com sua receita, usando far. trigo e integral.
Beijo

Karen disse...

Cheguei! rs

Eu faço tortillas e chapatis com a farinha normal que temos por aqui, acho que usando só a farinha normal a massa fica mais macia e fácil de abrir, caso queiram colocar farinha integral, acho que é recomendável substituir no máximo 1/3 da farinha normal pela integral.

Os seus chapatis ficaram tão fininhos e bonitos! Eu não sou muito boa para abrir massas! :(

Espero ter ajudado!

Beijos!

Agdah disse...

Karen, muito obrigada. Agora sempre que fizer chapatis me lembrarei de você.

Karen disse...

Continuando...

Agora eu li que vc escreveu que o chapati feito só com a farinha normal não fica boa, parece a tortilla, será?

A receita da Indira leva abacate e a sua leva iogurte, achava que era mais uma questão de textura, a farinha integral daqui é meio grossa e não deixaria o chapati clarinho como o seu.

Agora eu é que fiquei com dúvidas... Acho que precisaria comer um chapati de verdade...

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, esse filme eh muito fofo!
Eu via as indianas fazerem o chapati com tanta habilidade, mas nunca nem pensei em me aventurar. Os seus estao perfeitos! u-la-la! beijao,

Agdah disse...

Karen, Menina, não é que não fique bom. Fica parecendo uma tortilla de farinha de trigo mas aí chamam de Kulcha. O chapati é geralmente feito com a farinha "atta". Mas pelo que percebo, mesmo entre eles (indianos) existe uma controvérsia quanto aos nomes desses inúmeros "rotis" de lá.

Fer, é mesmo. Elas fazem numa rapidez e habilidade incrível.

Elvira disse...

Ai que vergonha... Adoro comida indiana e nunca fiz chapati. Costumo comprar numa loja asiática dos arredores de Lisboa... Mas com essa receita, talvez as coisas mudem...? ;-)

Beijão.

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, adoro essas receitas indianas que você posta, eu tenho um livro de se chama Arqueologias culinárias da India, da Fernanda de Camargo Moro, mas nunca fiz nenhuma receita. Já estou pensando em tirar da prateleira para começar a me aventurar. Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Elvira, aqui também muitas pessoas compram prontos hoje em dia. Mas é divertido fazer.

Verena, vá logo e depois conte como ficaram as delícias.

Cláudia A. disse...

Eu adoro esses pãezinhos. Nunca pensei em fazê-los mas com a sua descrição me pareceu tão divertido. Beijo.

Cris disse...

Eu acho que vou me aventurar, pois meu marido já me falou tanto destes chapatis que comeu com uns indianos aí nos Est. Unidos, depois eu conto, vou misturar só um pouco da integral. Ficaram lindinhos, tenho um grill duplo (george foreman) que de um lado tem uma chapa reta, tenho feito pizza nele, vou tentar. Bjs!

Agdah disse...

Cláudia, eu gosto desse processo artesanal.

Cris, exatamente, outro dia vi uma "chapateira" elétrica e é assim mesmo. Boa idéia.

Célia disse...

ficaram muito bonitos mas, aqui em portugal nunca ouvi falar dessa farinha o que é pena eu adoraria experimentar.

Eli disse...

Estão tão bonitos!! E devem ter ficado uma maravilha!

Beatriz Belliard disse...

estao lindos teus chapatis e bem redondinhos tb ! bjs

Gourmandisebrasil disse...

Comida indiana é tão convidativa! No Brasil não temos restaurantes indianos a preços convidativos. Estudei com uma garota que tinha um buffet indiano, era a maior festa, ela sempre levava coisinhas diferentes para a gente experimentar. bjo, Nina.

Pimponices disse...

Mais uma receita que vou ter de experimentar =)

***

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Olá Agdah,

Também já experimentei a tarte com ameixas secas, fica muito bom, mas como dá mais trabalho ter de tirar os caroços e por isso passei a optar pelos alperces secos que são mais práticos e igualmente deliciosos.

(Pimpona)

***

Romy Almeida disse...

Agdah, já ia perguntar se podia fazer-se com farinha normal...eheh

ainda bem que li todos os comentários...ahah

obrigada meninas pelas dicas maravilhosas ;-)

tb vou tentar fazer, logo mais darei noticias..eheh

beijinhos

Träsel disse...

Genial o Agdá. Uma amiga minha recomendou e já vai para os meus favoritos. :-)

O Blogger não deixa eu usar o link do meu blog na assintura. aí vai, se quiser dar uma olhada: www.insanus.org/garfada.

Isabel Salvador disse...

hummmmmmmmmmmm k delicia amiga
tb kero um ou dois

bjokas grandes

Isabel Salvador disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Agdah disse...

Célia, geralmente a farinha encontra-se disponível em lojas de produtos indianos.

Eliana, ainda preciso mais treino.

Bia, você tem que ver os da minha vizinha indiana...

Nina, quer dizer que os indianos aí de São Paulo são caros?

Pimpona, obrigada pela visita e pela informação.

Romy, agüardarei as notícias.

Träsel, obrigada e volte sempre.

Belinha, sirva-se à vontade.

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 婚禮顧問