Bolo de Ameixas e Vinho

bolamx6

Há muito venho tentando terminar um pacote de ameixas secas na geladeira. Estava buscando algo interessante para fazer com elas, quando encontrei essa receita. Apesar de ser chamado de pão, é um bolo. Creio que deve ser por causa da textura mais densa.

Como não tinha vinho do Porto, usei uma variedade doce feita de framboesas, mas achei que ficou um pouco adocicado demais. Deveria ter reduzido o açúcar na massa. Dada gostou e comeu um bocado. Já está quase na metade.


Bolo de Ameixas Secas e Vinho

2 xícaras (chá) de ameixas secas picadas
1 xícara (chá) de vinho do Porto ou qualquer vinho doce
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 1/2 colheres (chá) de fermento para bolo
1/2 colher (chá) de sal (coloquei só uma pitadinha)
1/2 colher (chá) de canela em pó (acho que aumentarei na próxima)
1/4 xícara (chá) de óleo (usei azeite de oliva)
1/4 xícara (chá) de iogurte natural espesso, escorrido
2 colheres (chá) de raspas de limão (coloquei só 1)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos, levemente batidos
1 colher (sopa) de açúcar granulado

Leve as ameixas e o vinho ao fogo até ferver. Desligue, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve o líquido.

Aqueça o forno a 180°. Peneire a farinha e com um batedor de arame, misture-a aos próximos 4 ingredientes. Reserve. Misture o líquido reservado das ameixas, o óleo e outros 4 ingredientes seguintes. Mexa cuidadosamente. Adicione as ameixas escorridas. Junte à mistura de farinha. Não mexa muito, só até incorporar.

Coloque a massa em forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Polvilhe o açúcar granulado por cima. Asse por 1h 15min, aproximadamente ou até que o palito saia limpo. Deixe esfriar na forma por 10 minutes antes de desenformar.

23 comentários:

Isabel Salvador disse...

k bonito o teu bolinho ....bjokas

Marizé disse...

Este bolo está fantástico. Gosto muito deste tipo de pães doces, e ainda por cima, vinho do Porto é o que não falta por aqui.

Natércia Ramalho disse...

Nossa Agdah isso é muito para a minha vista fantástico.um bjs Natércia))

Karen disse...

Parece bom!

Aline Neme disse...

Voltou com a corda toda... bolinho de ameixa show!!!!!!!!!

Bjundas

Eli disse...

Nossa um arraso!! Já salvei a receita!! :)

Karla Maria disse...

Agdah,
imagino o perfume na sua cozinha. Já copieie e farei brevemente, pois amo ameixa.
Beijo

Laurinha disse...

sempre tenho ameixa seca no congelador, para domar, bem não vou falar, pois afinal de contas, estamos numa cozinha..., mas acho que vc sabe pq...
Já anotei!
Beijinhos,

semente de sésamo disse...

Ficou com uma cara óptima, mesmo!

Mangia che te fa bene disse...

Hummmmmm, deve ter ficado muito saboroso!!! Vou anotar a receita!
Beijos e bom dia!



www.mangiachetefabene.wordpress.com

Heidi disse...

Hummmm que delícia, ete é dos meu Agdá, ameixa preta e seca, não falta nunca na minha cozinha, adorei. abraços.

Gourmandisebrasil disse...

Vou copiar para fazer para minha sogra. É o tipo de bolo que ela adora!

Neide Rigo disse...

Vou testa-la com licor de jabuticaba que depois de anos está incrivelmente bom, lembrando um Porto. Depois te conto.

Zete disse...

Não gosto mt de ameixas secas... mas tenho de admitir q tem bom aspecto... parabéns!

risonha disse...

gostei muito deste bolo... acho que a mistura de sabores deve ter ficado espectacular. parabéns

Fer Guimaraes Rosa disse...

como assim nao tinha Porto? isso eh item basico, como azeite! ;-)

eu adoro ameixa seca e vou tentar essa receita qualquer dia.

Diego disse...

Ótima idéia. Mas eu tiraria as ameixas e faria só com vinho. Hehehehe. Passei o findi bebendo vinho no Vale dos Vinhedos aqui no sul e não consigo parar de "degustar" os vinhos.
Bjos
Diego

Laurinha disse...

Agdá, deixei um meme procê no Pitadinhas, se vc quiser participar, OK!
Beijinhos,

Carla Ventura disse...

Esse eu vou fazer, deixa só eu ter um tempinho! Tenho umas ameixas lá paradas na geladeira! :)

Sylvia disse...

Agdah ,que delicia essa receita ,agora em Dezembro aparecem a meixas muito boas ,vou tentar faze-lo

Agdah disse...

Belinha, obrigada.

Marizé, tenho certeza que com vinho do Porto ficará ainda melhor.

Natércia, você sempre me faz rir.

Karen, ficou legal.

Aline, depois das férias, o retorno...

Eliana, minha lista também não para de crescer.

Karla, tem dias que eu tenho que abrir todas as janelas da casa...

laurinha, eu sei exatamente do que vc está falando. E funciona mesmo.

Sementes, ficou legal.

Verena, bom para o chá e pode ser feito com farinha integral.

Dinha, experimente.

Nina, é isso aí. Agrade a moça.

Neide, nunca comi jabuticaba, mas só de ouvir falar, fiquei com água na boca...

Zete, eu prefiro as ameixas secas em calda mas assim ficou bom também.

Risonha, ficou bem diferente.

Fer, já viu que vergonha...?

Diego, Isso é que é vida...

Laurinha, vou lá ver.

Carla, as daqui ficam sempre paradas. Fiquei felix de encontrar essa receita.

Sylvia, depois me diga como ficou e que vinho usou.

Migas disse...

Que bolo bonito, Agdah! Ameixas secas é daquelas coisas que gosto mas acabo por as comer sempre ao natural. Maravilhosa sugestão!

Lídia Lopes disse...

Ficou muito bonito e pelos ingredientes deve ser muito bom.
Beijos