Gnudi

gnudi1

Pouco se ouvia falar de gnudi, uma especialidade italiana de Florença, até que foi aclamado "Prato do Ano" pela revista Bon Apétitt. Desde então, o "ravioli nu" virou a sensação e assunto do momento.

gnudi2

Dizem que tudo começou quando o restaurante novariorquino, The Spotted Pig, ganhou fama. O gnudi, feito com ricota de leite de ovelha ao molho de manteiga dourada e sálvia, conquistou os freqüentadores do restaurante, que chegam a esperar até duas horas por uma mesa. Ele ainda não deu as caras nos menus da costa oeste, mas como fiquei curiosa, testei essa adaptação daqui. O verdadeiro gnudi quase não leva farinha.

Foi o maior sucesso. As bolinhas ficaram fofíssimas. Dada adorou e comeu suspirando, fato raro. Fiz duas versões do molho, uma com manteiga (reduzi drasticamente a quantidade ) e outra com azeite de oliva. Ele provou os dois e disse que apesar do primeiro ter mais sabor e cremosidade, o de azeite não ficou muito atrás. Eu também gostei, mas da próxima vez, aumentarei o caldo. Gnudi veio para ficar.

Gnudi

500 g de ricota fresca, bem escorrida
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 ovos, ligeiramente batidos
1 xícara (chá) de farinha de trigo (colocarei apenas meia da próxima vez)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Semolina para enrolar as bolinhas

Molho
Manteiga
Sálvia
Dentes de alho amassados

Misture os ingredientes do gnudi. Com um boleador de manteiga ou duas colheres, forme bolinhas de massa no tamanho desejado e vá colocando em um prato raso com semolina. Role as bolinhas entre as mãos como se fossem brigadeiros e coloque em uma bandeija ou assadeira. Refrigere descobertas por algumas horas antes de usar.

Frite folhas de sálvia em manteiga até que fiquem crocantes. Transfira-as para uma toalha de papel e acrescente os dentes de alho. Diminua bem o fogo e deixe aquecendo aos poucos. Quando o alho e a manteiga dourarem, retire do fogo e reserve.

Cozinhe as bolinhas em água e sal. Quando flutuarem, transfira-as cuidadosamente para um escorredor. Leve 1 xícara da água do cozimento e uma porção de manteiga ao fogo. Quando abrir fervura, acrescente 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Coloque as bolinhas cozidas e deixe até aquecerem bem e o caldo reduzir e engrossar. Sirva com a manteiga dourada, folhas de sálvia crocantes e queijo ralado.

22 comentários:

Elvira disse...

De facto, não conhecia essa especialidade, que parece excelente.

Estou sempre aprendendo com você, querida Ana. :-)

Marizé disse...

Realmente deve ser um verdadeiro manjar.

O Cravo da Índia disse...

Também não conhecia. E parece ser uma delícia...

Sylvia disse...

Agda,que delicia,eu conhecia como gnoqui de ricota,até tem prontos para vender ,mas nao sabia se iria gostar ,agora lendo sua nota acho que vou gostar ,vou provar ...

Sheila disse...

Nunca ouvi falar, mas parece ser muito bom =)

Neide Rigo disse...

Uns verdadeiros inhocões. Como a chance de eu comer no Spotted Pig é remota, vou ficando com suas dicas. Bjs, n

Laurinha disse...

Super legal! E vc fez com ricota de vaca, digo leite de vaca mesmo?
Beijinhos,

Beatriz Belliard disse...

nao conhecia ainda, e ja estou querendo provar imediatamente !! deve ser uma delicia ! bj

Cris disse...

Olá... que delícia! Vai pintar logo aqui na nossa, vou anotar. Não tenho previsão de ir a NY, hehe, portanto... agradeço imensamente esta ótima dica! :-)

Márcia disse...

Eu nunca ouvi falar em Gndi, mas essa sua foto e o relato me abriram o apetite!!!
Bjos!

Eli disse...

Eu não conhecia Ana mas fiquei de boca aberta!! :) Que delícia!!

Agdah disse...

Elvira, você andou sumida...

Marizé, o verdadeiro gnudi nào leva farinha e dizem que é ainda mais divino.

Cravo, ficou muito legal mas algum dia, eu quero mesmo é provar o do Tal restaurante.

Sylvia, o gnudi é primo do gnoqui.

Sheila, é muito bom.

Neide, quem sabe, hein?

Laurinha, é foi de vaca mesmo. Não consegui achar a de ovelha por aqui.

Bia, fica muito leve e saborosa.

Cris, eu também não tenho previsão, mas será a primeira coisa que quero fazer quando chegar lá.

Márcia, a fama do gnudi veio repentinamente.

Eliana, eu quero ainda provar outros estilos.

Romy Almeida disse...

Essas bolinhas tb não conhecia... parecem-me bastante apetitosas.. um manjar eu diria.

Heidi disse...

Agdá, você sempre com novidades para nos trazer a cada dia! Que maravilha, não conhecia este prato,muito apetitoso.

semente de sésamo disse...

Fiquei curiosíssima... Vou fazer assim que tiver um tempinho...

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, você é uma verdadeira chef de cuisine. Adorei a receita e a foto está linda.
Parabéns e ótima semana.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Marcia disse...

Tem todo o jeitão de coisa que vamos gostar muito. Só aqui não tem ricota de leite de ovelha, há que ser com ricota de leite de vaca mesmo, tudo bem? Obrigada pelo presente.
bj

anna disse...

Só agora percebi que também és Ana...
Uma verdadeira caixinha de surpresas, adoro vir aqui!
Beijos fofos!

Gourmandisebrasil disse...

Agdah, me lembro que outro dia estava lendo (não sei se era na internet ou em alguma revista) sobre a crítica de um restaurante italiano novo em Sampa. Eles tinham um gnocchi bem parecido com o seu...Confesso que depois de ler no seu blog fiquei mais interessada.
bjo,
Nina.

Agdah disse...

Romy, o marido está a pedir mais.

Dinha, e nào é assim a vida de todo apaixonado por comida? Sempre procurando novidades.

Sementes, nào esqueça de aumentar o caldinho um pouco.

Verena, que nada, é só reinventando a roda, como dizem aqui.

Márcia, Eu usei a de vaca mesmo. Não achei de ovelha por aqui.

Anna, e não é a vida, também, cheia de surpresas???

Nina, vá lá conferir e nos conte.

Fer Guimaraes Rosa disse...

adorei isso!! ;-)

Alessander Guerra disse...

Agdá que bom que passei por aqui e pude aprender mais essa. Com certeza o Gnudi também vai entrar nas minhas receitas. Curto demais essas novidades e é sempre bom aprender.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com