Baigan Bharta

bb1

Baigan bartha é uma espécie de purê de beringelas bem condimentado. Pode ser cremoso ou tipo picadinho e vai muito bem com arroz branco, chapatis ou naan. Essa versão, que aprendi com minha amiga Ayesha, é simples e fácil. Outras receitas levam maior quantidade de especiarias, tomates e até batatas.

Há uma tendência cada vez maior de preparar a beringela no microondas. Em minha opinião, o sabor fica melhor no forno convencional. O uso da churrasqueira é muito recomendado e há aqueles que arriscam na própria chama do fogão, mas esse método eu ainda não experimentei.


Baigan Bharta

2 beringelas grandes
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
1 cebola picada
3 pimentas malaguetas picadas
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de cominho em pó
3/4 colher (chá) de sementes de coentro em pó
1/4 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
1/4 colher (chá) de pimenta vermelha em pó (chilli)
Suco de limão a gosto
Ervilhas cozidas
Sal a gosto
Amendoim torrado, picado

Coloque as beringelas no forno e deixe assarem por uns 35-40 min. Deixe esfriar, remova a pele e sementes e amasse a polpa ou corte em pedacinhos. Reserve.

Aqueça um pouco de óleo coloque as folhas de curry e em seguida, a cebola picada e a pimenta verde. Deixe dourar e coloque o alho. Mexa constantemente e adicione o gengibre. Acrescente os condimentos em pó e mexa bem. Por último, coloque a polpa da beringela. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos. Desligue o fogo e misture o suco de limão. Sirva com as ervilhas, folhas de coentro e amendoim torrado picadinho por cima.

15 comentários:

Diogo disse...

Nossa, amei!!!

Já experimentou fazer purê de mandioquinha? A-mo!

Bjos

Isabel Salvador disse...

mas k bom aspecto amiga.....bjokas

Marizé disse...

Que pratinho fantástico este, gostei muito desta forma diferente de cozinhar a beringela.
Beijocas

Elvira disse...

Como sempre, muito, muito bom! :-)

E que lindas fótos!

Eli disse...

Também gostei muito!! Berinjela é um luxo só né?!

Isabel (pipoka) disse...

já comi "pasta" de beringela à moda egipcía e à moda israelita... mas esta indiana, parece-me simplesmente espectacular! O seu blogue é mesmo o máximo!

anna disse...

Acho que já te disse, mas não faz mal...
O teu blog é maravilhoso...
Jokas.

Sheila disse...

Purê de beringela!!!
Amei!
Vou fazer e depois te conto como ficou.... será que dá muita diferença usar gengibre em pó ao invés do ralado?

Juliana disse...

Suas receitas são fantásticas! Sempre me impressionam e despertam a vontade de fazer e comer, claro!
Beijinhos!

Natércia Ramalho disse...

Agdah essa receita está 5 estrelas bem podia gastar as minhas beringelas que não sei o que fazer com as ditas cujas.um bjs NATÉRCIA...

Aline Neme disse...

Vivendo e aprendendo!!!!

Aprendo muito aqui Agdah!!!!

Bjundas

laila radice disse...

acho q já declarei abertamente minha adoração por beringelas...amei! bjos

Ana Prazeres disse...

Adorei, Agdah. Deve ter ficado óptimo! Adoro beringela.
Bjs

Silvia Arruda disse...

Pelos ingredientes que vão na receita, deve ser muito bom mesmo!! Legal! :)

Beatriz Belliard disse...

hmmmm, mais uma receitinha a testar urgente do meu arquivo Agda ! bj