A primeira vez que provei o macarrão Dan Dan foi num restaurante sichuanês em Chinatown, o bairro chinês de San Francisco. O lugar é pequeno e os pratos variam muito. Nunca são reproduzidos da mesma forma. A quantidade monstruosa de óleo que usam me assusta e um dia, resolvi preparar em casa.
Segundo dizem, o nome vem de um aparato bastante usado na China. Dan é uma vara de bambu que alguns vendedores ambulantes colocam nos ombros para carregar dois baldes nas extremidades. Assim transportam os ingredientes, temperos e apetrechos para preparo da comida de rua.
Quem diria que comida chinesa podia ser bem picante... A pimenta de Sichuan me cativou logo de início. Dizem que ela provoca dormência na língua. Eu nunca senti, mas deve ser porque a minha já foi curtida com a pimenta baiana.
Existem versões infinitas e todas ligeiramente diferentes. Em alguns lugares é servido mais seco e já em outros, vem nadando em caldo, ou melhor dizendo, óleo. Tradicionalmente, o Dan Dan leva carne de porco. Eu uso soja ou frango. Embora os mais puristas reclamem, também é comum adicionar pasta de sementes de gergelim chinesa. Uma espécie de tahine escuro. Eu acho que dá um sabor especial.
200 g de macarrão chinês ou o comum fininho, cozido e escorrido
Cobertura
1 colher (sopa) de óleo de gergelim ou amendoim
3 pimentas vermelhas secas em pedaços (se for de Sichuan, melhor)
1/2 colher (chá) de grãos de pimenta de Sichuan triturados
Acelga em conserva (opcional)
100 g de carne de sua preferência moída
2 colheres (sopa) de molho de soja claro
Cebolinha verde picada
Molho:
1/2 colher (chá) de grãos de pimenta de Sichuan, torrados e moídos
2 colheres (sopa) de pasta de semente de gergelim (há quem use tahine)
3 colheres (sopa) de molho de soja claro
2 colheres (chá) de molho de soja escuro
4 colheres (sopa) de óleo apimentado (opcional)
Aqueça bem o óleo em fogo médio. Adicione a pimenta seca, a de Sichuan e mexa até que fiquem bem aromáticas. Cuidado para não deixar queimar.
Adicione a acelga em conserva (se estiver usando) e continue a mexer. Acrescente a carne escolhida e o molho de soja. Vá mexendo até secar e dourar bem. Retire do fogo e reserve.
Prepare o molho misturando todos os ingredientes. Se percebo que ficará seco para meu gosto, uso um pouco da água de cozimento do macarrão para diluir mais. Reserve.
Coloque um pouco do molho no fundo de tigelinhas individuais. Em seguida, ponha uma porção de macarrão em cada uma, torne a colocar mais molho por cima. Finalize com a carne preparada e a cebolinha picada. Sirva com o óleo apimentado à parte.
Fonte:Fuchsia Dunlop
Fonte:Fuchsia Dunlop
21 comentários:
Nao conhecia este dan dan, gostei muitod este molho 8 Ah , fiz o curry de manga, adoramos !! bjs
Assim como a Bia, eu também não conhecia essa receita, mas fiquei encantada, afinal, leva macarrão, carne e pode ser comido em pequenas tigelas :) Achei que tem tudo a ver comigo *rsrsrsrs*.
Abração!!!
Aí que delícia!! Eu li o post e fui babando no teclado, primeiro pq eu curto comida chinesa e depois que as fotos estão lindas!! Menina eu também amo pimenta. hehehe
gosto muito de comida chinesa mas nunca me atrevi a experimentar em casa. O certo é que, na maioria dos restaurantes a comida aparece muito gordurenta e acaba por ter sempre o mesmo gosto,pois a maioria dos ingredientes parece-me serem até enlatados.
Mas esta receita tem umas fotografias fabulosas e até me dá mesmo vontade de tentar.
bom fim de semana
tão bom...
gosto muito..muito mesmo de comida chinesa..e..não conhecia êsse parto..como disse a Lika:fui lendo o post e babando na vontade de fazer..imagino o sabor maravilhoso e picante(amo pimenta)dessa receita..bjus
Adorei tu dizer que tua língua é cortida na pimenta baiana... então acho que também não iria sentir a dormência^^
Amei esse prato, fiquei com vontade de fazer!
Kisss^^
Muito bom. Acho que tambem ja tenho ligua curtida. Adoro pimentas.
bjs
Agdá!Que prato lindo e tentador!Adorei!Bjos
Não conehcia a pimenta de Sichuan. Vou a Liberdade checar pois fiquei curiosa com o tempero.Muito bom para comer no friozinho daqui.
bj
claudia rumi
Agdah
estou sempre aprendendo com as tuas receitas...tantas coisas que eu nunca ouvi falar, e que me despertam um desejo de experimentar!!!
amo pimentas, mas esta nunca ouvi falar. Vou procurar aqui em Porto Alegre...quem sabe tenho sorte
obrigada
beijos
A sichuan eu tenho em casa e também nunca senti a dormência. E olhe que não sou baiano !
Agora, despois da foto do Dan Dan só "mian" mesmo !
Agdá, eu adoro estaa comidinhas orientais, e gosto muito de prepará-las em casa, pois a comida chinesa em geral, nos restaurantes daqui também acho gordurosa. Este prato eu tb não conhecia. receita anotada!
bjs
Agdá Já ouvi falar dessa pimenta ...parece que até anestesia a língua!!Uau...O Dan Dan tá com uma carinha boa!!
Bjs
nunca ouvi falar do tal Dan Dan, mas massas sempre me encantam!
adorei a receita... quem sabe acho a ilustre pimenta por aqui [apesar de saber tratar-se de missão quase impossúvel!]...
=)
Agdá querida, vim te agradecer a visita. Obrigada pelos elogios. Eu sempre venho te visitar, agora, então, todo dia. E claro, já te linkei, que não ia perder a chance de tê-la na minha lista. Que receita maravilhosa, adoro comida oriental e ainda mais com macarrão. Parabéns.Bj grande.
Essa da gordura lembra-me um restaurante chinês que fui em Madrid e as tigelas vinham todas gordurosas. Eram de plástico e até grudavam nas mãos. Um horror!
Mas adoro comida chinese e comer com pauzinhos :)
oi
adoro seu blogger...
depois da uma passadinha no meu...
www.didireceitas.blogspot.com
Eu adoro essa massa, mas por cá é bastante picante e leva bastante piri piri
Bjs
Embora ainda seja cedo eu babei nesse macarrão, tá com um acarinha linda!
Beijos
Este prato me abriu o apetite. Eu gosto muito de pratos orientais!
Bjs :)
Postar um comentário