Fusili com Molho de Abóbora e Manjericão

DSC02377
No fim-de-semana, tinha planejado fazer a sopa de Fer, mas como um recorte de receita, há muito tempo guardado, vinha me perseguindo ultimamente, resolvi adiar a sopa e dar atenção ao tal recorte, que eu só não jogava fora porque minha avó costumava dizer que "quem guarda sempre tem". E ficou legal!

Macarrão Parafuso com Molho de Abóbora e Manjericão

2 colheres (sopa) azeite doce `
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados e amassados
1 tomate bem maduro, sem pele ou sementes, picado
2 colheres (sopa) de manjericão
3 xícaras (chá) de abóbora picada
1 colheres (chá) de acúcar
Sal
Pimenta do reino
Tomilho a gosto
1 cubinho de caldo de verduras (ou 2 xícaras do feito em casa)
Massa de macarrão parafuso
Queijo Parmesão ralado

Refogue o alho e a cebola no azeite doce. Diminua o fogo e acrescente o tomate. Depois de algum tempo, coloque 1 xícara de água quente, ou caldo de verduras, a abóbora, o cubinho de caldo, sal (se necessário pois o cubinho já contém sal), o açúcar, a pimenta do reino e um pouquinho de tomilho. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até reduzir. Acrescente mais 1 xícara de água ou caldo de verduras. Deixe cozinhar até a abóbora amolecer. Vá amassando com colher ou garfo, ainda no fogo baixo. Acrescente o manjericão. Deixe o excesso de caldo evaporar e o molho engrossar. Por fim acrescente a massa cozida e escorrida. Sirva com o queijo ralado
.
Fonte: Caixinha de cubinho de caldo

6 comentários:

Lua Limaverde disse...

Olha só, nunca tinha visto abóbora em massa. Legal! :)

Patricia Scarpin disse...

Gostei muito da sua receitinha, Agdá - agora sei que vc vai guardar para sempre o recorte! ;)

Agdah disse...

Luna, depois que eu fiz, me disseram que é uma combinação muito popular na Itália.

Patrícia,
Eu tenho essa mania de guardar tudo como formiga.

Lídia Lopes disse...

Também adorei as suas receitas e não as vou perder de vista!:)
Quando às bolachinhas, elas não ficam muito crocantes, ficam com a textura de bolacha, desde que não deixe ficar tempo demais no forno.
Beijos

Elvira disse...

Acho que vai ser o meu jantar de hoje à noite... :-)

Agdah disse...

Lídia,
Obrigada pela visita. vou experimentar as bolachinhas breve.

Elvira,nós aqui adoramos.