Perfeito Toda Vez

bn5
Aprendi essa receita com a família dos meus tempos de intercâmbio e sempre faço. Adoro o cheiro de fermento, trabalhar a massa e a sensação de realização em ver o pão quentinho saindo do forno. Chamo de versátil pois as poucas vezes que preparei cachorro quente ou hambúrguer, usei essa massa que é bem flexível e receptiva. Sei que pode ser usada também para fazer pães doces e enroladinhos de canela mas nunca tentei. Nem lembro a última vez que comprei pão no supermercado.

Pão Versátil

2 1/4 colher (chá) de fermento para pão
1 1/4 xícara (chá) de leite (sempre uso desnatado)
1/3 xícara (chá) de óleo de sua preferência ou manteiga derretida (uso azeite de oliva)
1/3 xícara (chá ) de açúcar ou mel
3 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo especial (já usei a comum com bons resultados)
1 colher (chá) de sal

Prepare a massa na máquina de pão, conforme as instruções do manual e ao final do ciclo, prossiga para formar os pães. Ou se preferir, dissolva o fermento com um pouco de água morna e açúcar. Lembre-se de medir e subtrair essas quantidades do leite e açúcar utilizados para a massa. Deixe descansar até fermentar (cerca de 10 min). Agregue todos os ingredientes e trabalhe a massa. Forme uma bola. A massa fica um pouco pegajosa mas é normal. Deixe descansar, por 1 hora ou até dobrar de volume, coberta com paninho dentro do forno morno desligado. Com as mãos untadas, em superfície untada, desinfle a massa e torne a formar uma bola. Deixe crescer outra vez por mais 40 min.

Forme os pães e coloque em assadeira untada. Pincele-os levemente com azeite de oliva (ou manteiga se preferir) e cubra com paninho. Coloque no forno morno desligado para o último crescimento (50 min). Asse em forno quente por 10 ou 15 minutos. Às vezes tenho que tirá-los o quanto antes pois ficam corados logo. Como os fornos tendem a variar, é recomendável checar com freqüência.

5 comentários:

Cinara disse...

Adoro receitas para máquina de pão, Agdá, e esta parece ótima! Só uma dúvida: depois que o ciclo dough da máquina terminar, eu removo a massa e começo de qual parte? Da parte de desinflar a massa, ou já dá para modelar os pãezinhos? Aguardo sua orientação... ;o) Bjs!

Agdah disse...

Cinara,

O ciclo dough da minha máquina deixa a massa crescer duas vezes e ela mesma desinfla a massa nesse meio tempo. Se for o caso, é só começar a modelar os pãezinhos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

que paeziinhos lindos!!!voce tem razao em nao comprar mis pao!

Valentina disse...

Agdah, vou fazer estas receita no muque.obrigada.estes pÃes estao lindos.

Cinara disse...

Que beleza, Agdá! Vou fazer e depois de conto... Beijos e obrigada! ;o)