Pão ou Bolo?

bolo1
Eu nunca conseguia entender por que o pessoal aqui chamava certos bolos de pão. Um belo dia, me explicaram que o "pão-bolo" está para o "bolo-bolo", do mesmo jeito que muffins estão para cupcakes. Ou seja, o "pão-bolo" é mais denso e consistente, geralmente feito na forma de bolo inglês, também leva menos fermento. E não é que faz sentido?

bolo2

"Pão-Bolo" de Laranja, Nozes e Passas

1/4 xícara (chá) nozes torradas e picadas
1/2 xícara (chá) de passas sem caroço
1 xícara (chá) de acúcar
1 colher (sopa) de óleo de sua preferência (ou manteiga). Eu usei azeite doce extra-light.
1 ovo grande
1/4 xícara de leite desnatado (ou integral)
1 xícara (chá) iogurte sabor de laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de laranja
1 colher (chá) fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Pitada de sal
Aqueça ao forno em temperatura média. Usando um batedor de arame, misture o açúcar, óleo e ovo até ficar uniforme. Acrescente o leite e iogurte e depois de misture bem. Agregue os ingredientes secos peneirados e as raspas de laranja, misture rápido até incorporar. Por fim junte as passas e nozes. Coloque em forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por aproximadamente 50 minutos ou faça o teste do palitinho.
Adaptação da revista Cooking Light

7 comentários:

Unknown disse...

Que aspecto maravilhoso! Adorei e vou colocar na minha lista de bolinhos a assar :D
Pretendo dar um toque de água de flor de laranjeira, o que você acha?

Beijos

Agdah disse...

Flor de laranjeira que bárbara idéia. Sabe que eu até tinha pensado em experiemntar suco de laranja nolugar de leite mas agora acho que ficará mais divino com água de flor de laranjeira. que elegante, também.

Patricia Scarpin disse...

Agdá,
Eu ia falar do suco para poder usar iogurte natural. Nunca fiz nada com água de flor de laranjeira, fiquei mais curiosa agora!

Tudo com laranja e limão é a minha cara, amei a receita!

Eli disse...

Eu nunca fiz esse tipo de pão, mas já vi algo parecido acho que no blog da Valentina, vou ter que fazer essa receita. Está lindo!

Agdah disse...

Patrícia,
Aqui gostamos muito.

Eliana,
Menina, eu ainda resisto a chamar o sujeito de pão. Pra mim, é um bolo mas denso.

Valentina disse...

Agda, adoro loaves. Vivo atras de novas receitas e adorei ver mais esta aqui. Com laranja o sabor sempre é tão bom.

Pri disse...

Olá Agda,
Esta é minha primeira visitinha no seu bloguinho e já estou amando....
A começar por este pão, ou bolo, ou o que quer que seja... hihihi... o que importa é que tem uma cara ótima e o sabor deve ser melhor ainda!
Bjinhos e boa semana...