Pão de Banana

bb1

Um belo dia, vi umas bananas já passadas na fruteira e cismei em fazer pão de banana. Mas só servia pão mesmo, de fermento biológico. Cansei de procurar e não encontrei uma receita. Passado um tempo, conheci uma senhora que me deu essa receita. Fiquei impressionada com a criatura, que além de saber a receita de cor e salteado, falava com uma autoridade no assunto que só vendo.

Segundo as instruções dela, as bananas devem sempre estar bem passadas, bem pretinhas. Canela e sal inibem o fermento e por isso, devem ser adicionados nos cantinhos da máquina. Nunca fiz o pão manualmente, mas incluí as instruções. Hoje, usei melado de cana para testar e a cor ficou mais intensa. Quando uso açucar ou mel, ele fica mais branquinho. Acho que lembrei de tudo.

Pão de Banana e Passas
1/2 xícara (chá) de bananas passadas, amassadas
2/3 xícara (chá) de leite morno (eu uso desnatado)
1 colher (sopa) de manteiga ou óleo (eu uso azeite doce)
1 ovo
3 colheres (sopa) de açúcar, mel ou melado de cana
3 xícaras de (chá) farinha especial para pão
3/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 xícara de (chá) de passas (acrescentar só quando a máquina der o sinal)

Coloque os ingredientes na máquina, conforme instruções do manual. A banana deve ser adicionada com o leite. Utilize o ciclo normal, adequado para qualquer pão, na máquina . Eu sempre observo a massa na fase inicial de mistura e faço os ajustes necessários de mais farinha ou líquido, conforme. Também observo depois de acrescentar as passas, que tendem a ficar depositadas no fundo. Essa receita não é indicada para a função pré-programada, pois contém ingredientes perecíveis.

Para fazer manualmente, deve-se dissolver o fermento em água morna, colocando um pouco de açúcar. Deixe crescer. É importante lembrar de subtrair a mesma quantidade de água do leite. Junte todos os ingredientes e trabalhe a massa. Deixe descansar por 30 minutos, cobrindo com um paninho. Desinfle a massa e trabalhe um pouquinho em superfície untada com óleo. Cubra e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume, em lugar aquecido. Coloque em forma de bolo inglês ou forme pãezinhos, pincele com manteiga derretida ou óleo, cubra e deixe crescer por mais 30 min. Asse em forno bem quente até que dourem, cerca de 1o ou 15 minutos, dependendo do forno. Se preferir pode ainda usar a máquina para trabalhar a massa e depois do ciclo próprio para massas, deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume e depois forme os pães. Deixe crescer mais 30 min depois de formados e asse.

6 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Delícia de receita, Agdá - amei!

Agdah disse...

Patrícia, imagine o cheiro espalhando pela casa toda quando o pão começa a assar...

Blanca disse...

Dios mío qué cosas más buena!!! Creo que lo probaré. He descubierto tu blog "saltando" desde "casa" de Elvira y me alegro de haber venido. Volveré.

Agdah disse...

Bienvenida, Blanca. Mi español(portuñol) no és muy bueno pero me alegro que tengas venido.

Agdah disse...

Bienvenida, Blanca. Mi español(portuñol) no és muy bueno pero me alegro que tengas venido.

Gorete disse...

Agda,
teu pão e o da Fer estão competitivos. Tá difícil resistir a qualquer um dos dois. Na dúvida, vou experimentar ambos, qualquer dia.
Bjs
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa