Bolo Farofa de Mirtilos

DSC07868

Esse bolo me lembra o pão farofa das padarias de Salvador, meu favorito na minha infância. É meio crocante, amanteigado e docinho, sem ser enjoativo. Perfeito para acompanhar uma boa xícara de café, acho que por isso o chamam de "coffeecake".

cof1

Dividi a massa e fiz dois bolos mais finos. Eliminei o sal da cobertura na receita original, reduzi o açúcar e usei sour cream light. Esse ingrediente já foi assunto no Chucrute e lá, há sugestões de como prepará-lo. Eu já substituí por iogurte grego escorrido com bons resultados.

Bolo Farofa de Mirtilos

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
1/4 colher (chá) de sal
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar granulado
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/4 xícara (chá) de sour cream ou iogurte grego espesso, escorrido
3 xícaras (chá) de mirtilos

Farofa
1 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo claro
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
12 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Preaqueça o forno a 180º. Peneire a farinha, o bicarbonato e fermento. Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até formar um creme, cerca de 4 minutos. Acrescente os ovos individualmente, até incorporarem bem. Mexendo com uma espátula, alterne a mistura de farinha reservada e o sour cream. Agregue 2 xícaras de mirtilos, incorpore cuidadosamente. Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada.

Misture todos os ingredientes da farofinha de cobertura e vá cortando com duas facas (outra alternativa é pulsar algumas vezes no processador, tomando cuidado para não deixar formar um creme). Adicione os mirtilos restantes no final e espalhe a farofa por cima da massa na forma. Asse por 50 ou 60 minutos, até dourar. Faça o teste do palito.

28 comentários:

semente de sésamo disse...

Deve ser uma delícia!

Natércia Ramalho disse...

Agdah nossa que lindo bolo bem que já comia um bocadinho.um bjs Natércia...

Elvira disse...

Adoro esses bolos com a massa que desmancha! Ummmmhhh...!

Flor de Sal disse...

Meu DEus! Parece o "Krümmelküchen" que a minha querida Oma fazia na Alemanha! Que saudades!!!!

Sheila disse...

Esses mirtilos realmente fazem sucesso hein? Bem versateis =)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, o pessoal do Sul (onde minha mãe nasceu) chama esse bolo de "cuca" - adoro essa farofinha!
Está lindo o teu bolo, adorei!

Heidi disse...

linda apresentação Agdá,este bolo deve estar delicioso.
Abraços.

Célia disse...

Adoraria experimentar a sua receita , vou ver se encontro o ingrediente (mirtilos)

Marcia H disse...

aí minha sogra faz uns bolos assim... com bastante farofa (Streusel em alemao)... pra morrer de comer.
pitomba...é fruta nativa da Bahia... tem nos supermercados asiáticos tb...
bj

Akemi disse...

Que bolo maravilhoso, Agdá! Estamos na época de mirtilos aqui também e nada melhor do que usar os frescos, não? Eu me serviria de 2 fatias com muito prazer! Hummmm!

Silvia Arruda disse...

A Patricia lembrou bem... esse bolo é chamado e cuca no Sul e tb no Sudesnte do Brasil!! O seu ficou lindo!

Unknown disse...

Que bonito. E deve ser uma delícia...

Cris disse...

Hum, a Martha arrasa mesmo, sorte nossa, a Fezoca me deu um livro bárbaro dela, que se chama Everyday food, Great Food Fast, demais, se você achar por aí pode comprar. Eu simplesmente amo coffe cakes, vou anotar sua receita. Bjs! Mais uma sua para a lista!

Lílian disse...

Assim como a Flor de Sal, também achei parecido com um bolo feito pela minha Oma. Salivei ao ver as fotos!

Agdah disse...

Semente, Natércia, Dinha e Goretti, meu marido levou para o trabalho e os colegas pediram a receita. Sinal que agradou.

Elvira, você disse tudo, desmancha na boca mesmo... só não é bom para quem tem restrição à manteiga.

Flor, e você já divulgou a receita dessa relíquia?

Sheila, é época deles e na falta da diversidade tropical, "quem não tem cão caça com gato", como diz meu pai.

Patrícia e Silvia, eu já ouvi falar desse cuca...

Célia, eu diria que é fácil substituir por outras frutas, desde que não sejam muito úmidas.

Márcia, nunca ouvi falar dessa "pitomba". Tem lá em Alagoinhas?

Akemi, você tem sorte de poder comer duas fatias...

Agdah disse...

Cris, eu já vi esse livro na biblioteca. vou pegar da próxima vez.

Lílian, digo a mesma coisa, você já divulgou a relíqui para a blogosfera experimentar?

Fer Guimaraes Rosa disse...

isso eh uma delicia e o seu esta lindo! :-)

Cláudia A. disse...

Costumo fazer bolo farofa mas nunca vi uma receita que levasse frutas. Deve ficar maravilhoso. Beijo.

Agdah disse...

Fer, obrigada.

Cláudia, aqui é muito comum incluir essas frutinhas.

Unknown disse...

Agdah
Não tem nada a ver com o seu bolo. MAs, agora mesmo. vc me fez rir. Quer saber porquê?
Porque estava a ver um outro blog (http://cozinhadanna.blogspot.com/), em que ela postava uma receita de caracóis, um petico muito típicode Lisboa nesta altura do ano, Verão. Ia deixar um comentário, quando li o seu que me deu imensa vontade de rir... Vc perguntava se tem algum talher especial para os comer. Antecipando-me à Ana, digo-te que se comem à mão, usando-se um palito para tirar a "carne" que tem no seu interior... riso. Eu, que não sou de Lisboa, tive muita dificuldade em exprimentar a primeira vez. MAs agora gosto muito!
Beijinhos
Goretti

Unknown disse...

P.S. Mas era incapaz de os cozinhar (os caracóis) em casa...
beijinhos

Agdah disse...

Goretti, menina, eu estava aqui imaginando como faziam para comer os tais "caracóis" pois me pareceram tão miúdinhos. Imaginei que pudese haver algo parecido com o que se usa na França para o Escargot.

Carla Ventura disse...

Adoro bolos com essa farofinha. Já fiz umas mil versoes! Essa tá tão lindo!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Fiquei com água na boca... mirtilos, adoro!!!
Obrigado pela visita =)

***

Brites disse...

Agdah, este bolo deve ser mais do que bom. Nunca fiz com farofa e parece ser delicioso!
Beijinhos.

Eli disse...

Realmente me parece cuca, e está linda!! Hum e o sabor deve ser demais!

Sylvia disse...

Agdah ,fico uns dias sem computador e me deparo com esta delicia,faz tempo que estou procurando uma massa de torta com a textura da sua.Amei a receita,no verao quando aqui houver arandanos ( e como se chamam os mirtilos aqui) com certeza vou fazer .Já copiei a receita

Romy Almeida disse...

que maravilha Agdah... vç só nos brinda com delicias...rsrsr