Upma

up3

Todos os dias, acordo com o aroma que emana da cozinha de Sushma, minha vizinha. O café-da-manhã indiano, sendo rico e condimentado, é um verdadeiro festival de perfumes e fragrâncias logo cedinho. Upma é um dos meus pratos preferidos e é geralmente servido com iogurte natural ou bananas.

Essa versão é de Sushma, mas Sailu, Shilpa, Sajeda e Rajni Hatti apresentam outras igualmente deliciosas.

Upma com Verduras

1 xícara (chá) de semolina
1/4 xícara (chá) de cenouras picadas ou cortadas em tirinhas finas
1/2 tomate sem sementes, picado
1/4 xícara (chá) de ervilhas frescas ou congeladas
1/4 xícara (chá) de vagens picadas
1/4 xícara (chá) de uvas-passas
1 colher (sopa) de óleo (uso sempre azeite de oliva)
1/2 colher (sopa) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
1 cebola em fatias fininhas ou picada
2 pimentas malaguetas picadas
1/2 colher (chá) gengibre fresco ralado
1 1/2 xícara (chá) de água fervente
Castanhas de cajú torradas
Sal a gosto

Aqueça uma frigideira e coloque a semolina. Diminua o fogo e mexa para que toste por igual de 5 a 8 min. A semolina deve ficar torradinha e aromática, mas não deve dourar. Tire do fogo e reserve.

Aqueça o óleo e coloque as sementes de mostarda. Assim que começarem a pipocar, acrescente as folhas de curry, se usar. Logo em seguida, coloque a cebola e deixe dourar. Adicione, então, a pimenta malagueta picadinha e o gengibre ralado. Depois, acrescente o tomate picado. Mexa bem. Coloque a cenoura, a vagem e o sal. Mexa. Ponha a água fervente, cubra e deixe cozinhar até amolecer as verduras, demais não. Coloque as ervilhas e as passas e deixe mais um pouquinho para amolecê-las. Por fim, em fogo baixo, coloque a semolina e mexa devagar para não embolar. Misture as castanhas e sirva quente. Algumas pessoas gostam desse prato bem úmido, quase que cremoso e já outras preferem a semolina soltinha, se necessário, acrescente um pouco mais de água para dar o ponto de sua preferência. Sirva com iogurte natural ou bananas nanicas.

22 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Que diferente ! Gostei muito desta mistura, ainda mais com a banana no final ! bjs

Célia disse...

Fiquei com esta duvida os seus vizinhos comem logo esta iguaria pela manhã?? ao almoço tudo bem o meu estomago de manhã estrá mais habituado ao pão com manteiga rss.

O Cravo da Índia disse...

Gostei muito. Esta sua cozinha é muito eclética, parabéns! É um prazer vir aqui:)

Sheila disse...

É um café da manhã bem consistente neh? Não sei se conseguiria comer isso logo cedo, mas no almoço, hmmmmm

Flor de Sal disse...

Muito interessante e diferente!!!

Natércia Ramalho disse...

Agdah querida você me mata logo pela manham mas que prato.um bjs Natércia))

Cláudia A. disse...

Adorei. Estes sabores e aromas indianos me deixam maluca de vontade. Beijo.

Agdah disse...

Bia, eu também gosto de misturar doces com salgados.

Célia é isso mesmo. Muitos itens do café da manhã indiano são assim condimentados e ricos. E esse é apenas o lado vegetariano, imagine os pratos que contêm carnes.

Ôôô, Cravo, muito obrigada.

Sheila, entendo perfeitamente. No interior da Bahia é comum comer carnes e coisas mais consistentes no café por isso, creio que não estranho tanto. Mas existem versões menos condimentadas e mais simples só com uvas-passas e castanhas.

Flor, é mesmo.

Natércia, Cláudia o aroma é tentador.

Neuma disse...

Agdah fiz o sanduiche Monte Cristo..q delícia, menina! Até postei hj no meu blog, com sua licen§a tá? Mas coloquei seus créditos...evidente :-)
Acreditas q nunca comi uma comida da gastronomia indiana? Puxa! Preciso provar...esta receita parece gostosa.
Bjos

Fer Guimaraes Rosa disse...

adorei a receita, mas nao pro cafe da manha. sou da turma do cafe-com-leite-pao-com-manteiga e pouco apetite. mas pro almoco, ninguem tasca! :-)

bjs,

Agdah disse...

Neuma, que legal que experimentou. Aqui em casa o Monte Cristo é comidinha do dia-a-dia.

Fer, sempre faço para o "brunch" de sábado ou domingo. Aí só vamos comer bem mais tarde.

Silvia Arruda disse...

Que diferente! Adoro sabores exóticos e indianos e esse prato me deu água na boca!

Sylvia disse...

Ficou maravilhoso e acho que cheio de sabor,tivemos a mesma idéia praticamente,fiz algo parecido ao couscous.

Gourmandisebrasil disse...

A tatu (Mixirica) escreveu uns dias atrás sobre a comida da vizinha dela. A grama do vizinho é mais verde. Me empresta a sua vizinha?! bjo, Nina.

Joaninha disse...

Ana, além da delícia que deve ser ficou lindíssima. Também achoque não comseguiria comer ao pequeno almoço, mas em qualquer outra refeição iria saber-me muitissimo bem! :)

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que delícia acordar com esses perfumes...adorei a diversidade dos sabores e a riqueza do prato! Hummmmmm!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Silvia, o aroma é irresistível.

Sylvia, adorei sua receita também.

Nina, há certas coisas que não dá para emprestar.

Joaninha, eu entendo perfeitamente.

Verena, é meu despertador. Nunca falha.

Brites disse...

Adorei o festival de sabores deste prato. Agora fiquei com uma dúvida: eles comem isso ao pequeno almoço???
Se assim for louvo o estômago dos vizinhos!! Jamais conseguiria comer uma prato destes ao pequeno almoço, não porque fosse mau, até me parece delicioso, mas... logo de manhã...para mim era complicado.

Adorei a receita!

Eli disse...

Agdah adorei a receita! Comida indiana é mesmo bastante perfumada! Mas estou com a Fer, no café da manhã só café com leite e pão com manteiga.Mas no almoço iria me esbaldar de comer. :)

Agdah disse...

Brites, é isso mesmo, café-da-manhã, ou pequeno almoço como chamam em Portugal.

Eliana, eu morro de rir com vocês.

Cris disse...

Muito interessante! Eu nunca uso semolina... quem sabe está na hora de inovar, ficou lindo e os links são bem legais!

Camila L disse...

Muito bacana! Qto ingrediente bom! Meu gerente US é indiano tb! Deve conhecer essa receita... vai pra lista!