Comidinha do dia-a-dia - Moqueca

moq1

Esse ano, minha moqueca ficou comprometida. Primeiro, a tal maré vermelha na Baía de Todos os Santos me impediu de comer frutos-do-mar em Salvador. O consumo limitou-se a bacalhau e salmão, únicos pescados que não eram locais. Depois, as novas restrições de segurança em vôos me impediram de trazer o azeite de dendê na bolsa, como sempre fiz. E considerando-se que dendê não é algo para se carregar na mala, principalmente aqueles dos bons em garrafinhas de vidro com rolha de cortiça, deixei de preparar moqueca aqui em casa.

Mas assim que soube da idéia de Akemi, comecei a procurar alternativas e fui parar no blog de Elise, encontrando algo interessantíssimo que veio daqui. Pois bem, testei, adoramos e aprovamos. Só acrescentei alguns camarões e pimenta malagueta, é claro.

16 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Agdah mas você só tem coisas boas menina que maravilha.um bjs Natércia))

Eli disse...

Que linda foto!! Eu adorei sua escolha!!

Elvira disse...

Excelente! :-)

Já comi muitas vezes moqueca e adoro!

A sua fóto ficou linda.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, eu coloquei dendê na moqueca que fiz pro Dia do Brasil na I-House. Era um dendê brasileiro comprado aqui, numa loja que vende produtos brasileiros em Sac.

Akemi disse...

Tantas sugestões deliciosas e lindas que tenho recebido através deste evento! Novamente muito obrigada pela parcipação, querida! Esta moqueca vai aparecer aqui em casa, com certeza! Que vontade que me deu vendo esta foto! Hummmm! ;)

laila radice disse...

hummm que delícia! nada como uma boa moqueca!!! bjos

Diogo disse...

Querida, pegaste no meu ponto fraco!

Moqueca é a coisa mais maravilhosa da face da terra!!!

Tá anotadiho aqui :-)

Bjão

Agdah disse...

Natércia, Eliana, Elvira, obrigada.

Fer, eu vi a observação sobre o azeite no final da receita, mas queria experimentar assim sem.

Akemi, graças à sua idéia.

Laila, não é que é mesmo.

Diogo, vc disse tudo.

Joaninha disse...

Ana, essa receita da amiga da Fer está uma delícia, e gostei muito da sua versão de acrescentar camarão e malageta. :)
Quanto à massa da empanada, sim é verdade, é mesmo assim,não leva nenhuma levedura e é muito boa!
Quanto ao vinho :) espero não ter dito nenhuma asneira, mas como aqui temos o vinho verde que pode ser branco ou tinto eu faço sempre essa distinção. :)Não sei se com maduro fica bem, nunca experimentei...
Estas empanadas ficam mesmo uma delícia, e por incrível que pareça no(s) dia(s)seguinte(s) ainda melhor!
Beijinhos!

semente de sésamo disse...

Adoro moqueca! Esta está com uma cara óptima.

Beatriz Belliard disse...

Esta de dar agua na boca esta moqueca !bjs

Patricia Scarpin disse...

Agdá, que delícia de prato, menina - gosto tanto de peixe!

Flor de Sal disse...

Para a próxima, guarde uma daquelas latinhas que por vezes trazem as garrafas de whisky e leve na mala!`´E só colocolar o Dendé lá dentro, acondicionar com folhas de jornal, fechar a tampa e meter na mala!!!!

Heidi disse...

Agdá, este prato está dívino!
Abraços.

Brites disse...

É um dos pratos a fazer brevemente.
Beijinhos.

Cris disse...

A foto ficou linda, para mim fotografar sopas, caldos e moquecas é uma façanha, nunca consigo! E o sabor então...... deve ter ficado divina esta moqueca!