Yassa - Frango Senegalês

DSC08311

Esse frango, típico do Senegal, é muito simples e fica muito saboroso. Ndeye, a menina que me ensinou, coloca o frango na churrasqueira ou grelha primeiro e assim, dá um toque todo especial. Ela me disse que algumas pessoas usam o grill elétrico e como outra alternativa, pode-se dourar ligeiramente o frango no azeite doce antes das cebolas, mas o resultado final será um pouco diferente.

A versão com cenouras e azeitonas recheadas é novidade. Reduzi o limão pois "Dada" não aprecia muito o gosto azedinho.

Yassa de Frango

1/4 xícara (chá) de suco de limão
2 cebolas grandes em rodelas finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Pimenta malagueta verde picada a gosto
Óleo de sua preferência (amendoim é ideal mas usei azeite de oliva)
I frango inteiro em pedaços ou partes preferidas (cerca de 1kg)
1 pimenta-de-cheiro inteira (opcional)
1/2 xícara de azeitonas recheadas com pimentão vermelho
2 cenouras em rodelas finas
1/2 colher (sopa) de mostarda estilo Dijon
1 xícara (chá) de caldo de verduras ou água fervente

Num saco de congelamento com lacre ou qualquer vasilhame de vidro, coloque o suco de limão, uma cebola em rodelas, pimenta cortada em fatias finas sal, pimenta-do-reino, sal e o frango. Deixe marinar na geladeira de 3 a 12 horas. Retire e escorra o frango. Separe as cebolas e reserve o líquido. Leve o frango ao grill por 10 min. de cada lado. Nesse meio tempo, aqueça o óleo e refogue as cebolas até ficarem transparentes e depois acrescente os outros ingredientes e a marinada reservada. Deixe apurar e junte o frango. Cozinhe em fogo baixo, tampado por 30 min. ou até que fique bem macio. Remova a pimenta-de-cheiro. Sirva com arroz branco.

24 comentários:

semente de sésamo disse...

Que delícia de frango...

Elvira disse...

É engraçado... A minha mãe está casada com um senhor de origem senegalesa há 20 anos. A versão dele leva pimentão. Mas essa também parece excelente. :-)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, adorei a receita - fico imaginando o sabor do frango depois de tanto tempo marinando - delícia!
E servido com arroz deve ficar demais!

Heidi disse...

Agdá,
Este frango me encheu os olhos agora! Delicioso.

colher-de-pau disse...

Deve ser muito bom este frango!
A receita já ficou copiada para testar um destes dias!

Natércia Ramalho disse...

Agdah menina mas esse franguinho é uma delicia adorei.um bjs Natércia...

Ludmila Carvalho disse...

Olá, outro dia eu fiz sua receita dos chips de abobrinha ao forno, mas elas não ficaram crocantes como eu imaginava (embora tivessem ficado muito gostosas). Será que fiz algo errado? Deixei no forno tempo demais (ou de menos)?? Usei bread crumbs tradicionais, mas imagino que com o Panko deve ficar melhor...

Cláudia A. disse...

Adorei Agdá. Ficou tão suculento.

Agdah disse...

Sementes, fica muito legal.

Elvira, menina, já vi versões que levam até azeite de dendê, embora alguns contestem essa prática. Já fiz também com pimentões e "jalapeños" e ficou bom também.

Patrícia, eu sempre faço pouco para não cair em tentação.

Dinha, Natércia que bom que gostaram.

Colher, minha lista está a aumentar cada dia que passa...

Ludmila, uma série de coisas podem ter influenciado o resultado: as fatias não devem ser muito espessas ou finas demais, o forno deve ser préaquecido e estar bem quente, a temperatura deve ser mais para alta, embora se assarem demais, os chips tendam a tostar nas bordas. É melhor colocá-los bem separadinhos na assadeira para que a umidade natural da abobrinha evapore. Experimente usar uma grelhinha em assadeira rasa ou sem bordas como aquelas usadas para cookies, o que permite mais ventilação do ar quente na parte inferior e mais evaporação. O queijo também pode influenciar por isso é bom escolher um tipo bem sequinho.

Cláudia, fica mesmo.

Diego disse...

Ai que vontade. Mesmo já tendo almoçado, deu fome.
A mostarda Dijon deve dar um toque especial.
Bjos
Diego

Eli disse...

Agdah que delícia!! A comida que vai a sua mesa é sempre um luxo querida!

Flor de Sal disse...

Acho ke essa receitinha deve ser muito boaaaaa!!!
Vou experimentar!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, essa receita me encheu os olhos, que delícia! Adorei a idéia do frango ficar marinando tanto tempo, deve ficar maravilhoso! Hummmm!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, essa receita me encheu os olhos, que delícia! Adorei a idéia do frango ficar marinando tanto tempo, deve ficar maravilhoso! Hummmm!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

laila radice disse...

agdá, não conhecia nada da comida do seganal, mas achei interessante essa mistura...deve ser muito bom! beijos

Carla disse...

Pelo aspecto deve ser delicioso!!! Foto linda! =)

Fer Guimaraes Rosa disse...

pra mim esse eh um franguinho totalmente brejeiro... hmmmm, nhack! :-) beijo!

Unknown disse...

Já imprimi e irei fazer um dia destes. Beijinhos

Agdah disse...

Diego, realmente a mostarda dá um gostinho diferente.

Eliana, obrigada. Eu gosto de experimentar coisas diferentes.

Flor, nós gostamos muito.

Lá em casa também gostamos de deixar carnes assim de molho.

Laila, depois que conheci essa menina do Senegal é que fiquei sabendo algumas coisas.

Carla, obrigada, o frango ficou legal mesmo.

Fer, é orgânico também.

Goretti, depois diga como ficou.

Ludmila Carvalho disse...

Agdá, obrigada pelas dicas. Vou tentar novamente até conseguir, pois trata-se de uma ótima receita!
Lud

http://receitasdalud.blogspot.com

Brites disse...

Adorei Agdá! Este frango deve ficar tão bom, mas tão bom! Que maravilha! Estou a pensar seriamente em fazer esta receita no sábado!Beijocas!

Beatriz Belliard disse...

adorei este frango com todas as pimentas e mostarda , deve ter um sabor delicioso ! bjs

Cris disse...

Esta combinação de temperos me deixou com água na boca!

Martin disse...

Olá, eu adoro frango, mas acho que é difícil para cozinhar. Eu queria saber se você sabia que a melhor churrasqueiros para cozinhar frango para contratá-los para o meu aniversário. obrigado