Salada de Camarão e Legumes

sal2

Quando Carol, minha cunhada, serviu essa salada pela primeira vez, achei que não iria gostar por causa do hortelã. No entanto, ele me cativou, dando um toque diferente e fresquinho em cada bocadinho que comi.

Salada de Carol

Camarões limpos e temperados com sal, pimenta-do-reino e suco de limão
Alho, cebola e coentro suficientes para refogar o camarão
Diversos legumes cozidos e picados (batata, cenoura, chuchu, vagem,etc)
Repolho em tirinhas ou picado (cozido separadamente)
Cebola picada
Tomates picados ou tomatinhos cereja
Suco de limão
Salsão picado
Ervilhas
Azeitonas verdes picadas
Coentro picado a gosto
Hortelã miúdo picado a gosto
Maionese de sua preferência ou iogurte grego escorrido a gosto

Refogue bastante alho, cebola, coentro e o camarão em azeite doce. Deixe cozinhar o suficiente e separe o camarão do caldo, se houver e guarde para ser reaproveitado. Deixe o camarão esfriar. Misture um pouco de sal e cebola picada ao suco de limão e deixe macerar. Misture todos os legumes com a mistura de cebolas reservada e o camarão. Ajuste o sal. Decore e sirva. Carol mistura a maionese, mas como uso iogurte, prefiro servir à parte.

22 comentários:

semente de sésamo disse...

Agora que o calor chegou finalmente a Portugal, todas as receitas são bem-vindas!

Elvira disse...

Eu uso muita hortelã. Há por cá montes dessa erva a crescer de maneira selvagem.

Essa salada parece deliciosamente fresca e boa.

laila radice disse...

muitos ingrdientes deliciosos...adorei, mas acho q prefiro o iogurte! beijos

Brites disse...

Eu também uso imenso hortelã, principalmente nos pratos de peixe. Acho também que é uma salada muito boa para o calor que aí está e muito saudável pelos vegetais. Só receitinhas deliciosas querida Amiga!
Beijocas.

Sylvia disse...

Você sabe que antes eu também nao gostava de hortelã ? Mas hoje em dia acho que dá um sabor fresco e bem interessante a certas comidas. Pena que meu marido ainda tem uma certa resistência ,senao usaria mais.Adorei a salada

Carla disse...

Adoro hortelã, desde pequena que estou habituada ao seu sabor. Esta erva cresce no meio da minha relva sem ter sido plantada.

A sua salada tem um aspecto apetitoso! =D

bjs

Patricia Scarpin disse...

Que salada bonita, Agdá - e adorei a idéia do molho de iogurte, bem mais saudável, né?

Gostei mesmo.

Akemi disse...

Agdá que salada mais sortida e colorida! É de abrir o apetite mesmo nos dias mais escaldantes! Adorei o toque do hortelã e do iogurte!

Silvia Arruda disse...

Essa salada deve ser maravilhosa!! Só tem coisa gostosa!! ótima sugestão de entrada e bem chique tb. Eu adoro maionese e creme de leite, para mim as duas opções cairiam muito bem!

Cláudia A. disse...

Amo camarão. Esta salada fresquinha está demais.

Eli disse...

Linda a salada!!

cocktail de letras disse...

Tem um ar...Hmm...não há palavras para descrever...beijos

Natércia Ramalho disse...

Agdah menina mas que maravilha.um bjs Natércia...

Irina disse...

Que salada lindaaaa!!!
Bjinhos ;)

Cris disse...

Linda receita! E suas fotos são um show a parte né...

Joaninha disse...

Que salada mais apetitosa! :)
Eu também utilizo pouco hortelã, para ser sincera e que me lembre acho que só nos morangos por isso penso que também ficaria desconfiada, mas depois de ver a sua foto fiquei convencidíssima! :)))

Romy Almeida disse...

Que tentação :-D

Essa salada devia estar divinal... ;-P

beijinhos

Agdah disse...

Sementes, pois é, aqui o calor já vem arrasando há algum tempo.

Elvira e Brites, eu antigamente só usava hortelã em carnes mas agora vou esbaldar mais.

Laila & Patrícia, ultimamente eu uso iogurte grego em tudo.

Sylvia, eu entendo pois ainda não me livrei da resistência.

Carla, que bom que aí dá muito hortelã...

Akemi, fico feliz que tudo está bem aí nas suas bandas.

Silvia, eu acho que creme de leite também combinaria.

Cláudia, é fresquinha mesmo.

Eliana,Natércia,Irina & Cris, obrigada, meninas.

Cocktail & Romy, obrigada pela visita.

Joaninha, eu nunca tinha ouvido falar de morangos com hortelã. Tenho que experimentar um dia desses...

Brincando de Chef disse...

Está linda essa salada!
Você é sempre muito cuidadosa com os pratos que faz para consumo próprio e eu acho isso incrível, porque primeiro, comemos com os olhos.
Beijos,
Débora

turbolenta disse...

Fiquei encantada com esta salada.
bom fim de semana

Agdah disse...

Débora, obrigada. Eu realmente como com os olhos primeiro.

Turbolenta, bobrigada pela visita.

Beatriz Belliard disse...

maravilhosa esta salada ! bjs